background

4 mitos em que um empresário de sucesso precisa parar de acreditar

4 mitos em que um empresário de sucesso precisa parar de acreditar

Ser um empresário de sucesso envolve suor, trabalho e muita dedicação. E isso é verdade mesmo: montar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, ainda que alguns acabem desistindo no meio do caminho ao perceberem a quantidade de trabalho envolvida no processo.

Porém, é preciso dosar os ingredientes para o sucesso. A imagem do homem de negócios bem-sucedido, capa de revistas importantes, geralmente remete ao workaholic, aquele que passa mais tempo no escritório do que com a família. Contudo, esse cenário não é, necessariamente, reflexo da realidade.

Por isso, no post de hoje separamos 4 mitos em que você precisa parar de acreditar. Confira!

Um novo perfil de empreendedores

A necessidade de se preservar e ampliar a qualidade de vida vem mudando o perfil dos empreendedores ao redor do mundo. Essa é uma experiência que vem sendo notada, principalmente, nas empresas de tecnologia da informação do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

O novo empreendedor trabalha muito, mas também pratica esportes, viaja a lazer, valoriza a família e os amigos. Ele também cultiva hobbies e cuida do seu dinheiro para que ele proporcione o prazer em viver.

Não é à toa que muitas empresas e startups vêm mostrando uma imagem diferente das organizações de antigamente. Para constatar isso, procure na Internet imagens dos escritórios de empresas como Google, Facebook ou Apple e veja novidades surpreendentes.

No lugar dos ambientes austeros e minimalistas dos escritórios da década de 90, os empresários vêm adotando cores fortes, opções de lazer no trabalho e espaços de convivência para os colaboradores. Quanta diferença!

Portanto, se você quer ser um empresário de sucesso, precisa parar de acreditar em crenças antigas, que já fazem parte do passado dos empreendedores.

4 mitos em que você deve parar de acreditar

1. É preciso nascer com um dom especial

A mídia e o mercado vendem a ideia de que os maiores empreendedores do mundo nasceram com um dom especial para os negócios. O tino comercial estaria no DNA dos empresários, e quem não nasce com os “poderes mágicos” não seria capaz de criar um negócio próprio.

Nada poderia estar mais errado do que isso. Existem vários exemplos de pessoas talentosas que só conseguiram sucesso por trabalhar e se dedicar muito aos seus sonhos.

O compositor Mozart, por exemplo, ensaiou durante 10 anos antes de apresentar suas primeiras canções ao mundo.

Trazendo um exemplo mais atual, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo foi reprovado em vários testes que fez por clubes de Portugal. Somente aos 11 anos conseguiu entrar para as categorias de base do Sporting e, desde então, é um dos profissionais mais focados e dedicados do esporte. Seu sucesso contrariou expectativas dos seus próprios formadores.

Portanto, se você tem um sonho para o seu negócio, encontre maneiras para viabilizá-lo. Não existe dom para os negócios, o que existe é trabalho e planejamento para o futuro.

2. Sorte é um fator preponderante

Existe uma frase muito famosa entre os empreendedores: “quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”. E isso é verdade.

Claro que o pensamento positivo ajuda muito no empreendedorismo e na gestão empresarial. Mas apenas desejar e ficar de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam não vai levá-lo a lugar algum.

O fator sorte está disponível nos cassinos ou na loteria. Nos negócios, o que conta é o trabalho.

Montar o próprio negócio exige planejamento, que deve começar quando surgem as primeiras ideias. O plano de negócio precisa contar todos os detalhes do empreendimento, dando ênfase ao produto, às estratégias de crescimento, aos investimentos necessários, ao número de colaboradores desejado etc. Esse plano é muito importante para a captação de investidores que viabilizarão o negócio.

Mesmo com todo o planejamento, há um fator que precisa ser muito bem trabalhado na construção do seu próprio negócio: a paciência. Infelizmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais imediatista, que exige resultados rápidos e positivos.

Mas o mercado não está nessa sintonia e, muitas vezes, as primeiras conquistas podem demorar mais do que o esperado. O segredo é não abaixar a cabeça e continuar em busca do sucesso. Para quem tem paciência, a “sorte” com certeza vai sorrir.

3. O empresário de sucesso é infalível

Uma pesquisa recente mostrou que a taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior em 14 anos. Atualmente, ela está em 39%, contra os 20% obtidos em 2002. São números animadores, não é mesmo?

Por outro lado, abrir uma empresa no Brasil é um enorme desafio: em média, metade das organizações não chega a completar 4 anos de mercado. E 20% delas encerram suas atividades ainda durante o primeiro ano.

De fato, a burocracia brasileira dificulta bastante a vida do empresário. A média de tempo para se abrir uma empresa no país é de 3 meses, contra cerca de duas semanas em países da Europa. Isso significa que, quando começa a operar, o empresário já está devendo.

Com isso, você ainda acredita que empresários são infalíveis? Existem vários casos de profissionais que faliram nos primeiros anos de empreendedorismo e deram a volta por cima no mercado.

Um exemplo famoso no Brasil é o de André Ferreira, da Luminae. Seu primeiro empreendimento foi um cursinho para a população carente, fundado em 2003. Sem tempo para se dedicar ao negócio, Ferreira viu o sonho ir embora em meio as dívidas que contraiu. Hoje é dono de uma das maiores empresas de engenharia elétrica do país.

4. Trabalhar 24 horas por dia

Como você já percebeu, o segredo do sucesso é o trabalho e a dedicação. Mas em doses bem mais moderadas do que era feito antigamente.

O trabalho não deve impedir que você busque o lazer e a convivência com a sua família. Esses hábitos têm sido muito valorizados pelos novos empreendedores, que têm um comportamento mais ameno em relação ao trabalho.

Existem muitos estudos que comprovam os benefícios de se valorizar algumas horas de lazer, mesmo que sejam poucas. Portanto, se você está começando o seu negócio, separe um tempo para você e sua família. Isso fará toda a diferença.

Viu só como ser um empresário de sucesso? Então participe e enriqueça a discussão, deixando seu comentário no post!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.