background

7 dicas para incentivar e motivar sua equipe sem gastar muito

7 dicas para incentivar e motivar sua equipe sem gastar muito

1. Defina metas realistas e desafiadoras

Todos sabem a importância das metas e que elas são capazes de alinhar os funcionários na busca pelos resultados. Mas a realidade é que poucos gestores sabem como criar aquelas que sejam realistas e eficientes para motivar os colaboradores.
Por isso, é quase comum encontrar metas que fujam da realidade. Elas, claro, não contribuem como deveriam para o alcance dos resultados desejados pela companhia. Para ter uma meta de sucesso, é importante seguir o padrão ESMART.

Esse padrão define cinco principais características para uma boa meta. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis pelos colaboradores, relevantes e com tempo bem definido. Esse é o primeiro passo!

2. Incentive momentos descontraídos

O ambiente de trabalho é sério e cheio de normas de conduta. Isso não é errado, mas porque não quebrar esse padrão algumas vezes e deixar o ambiente mais leve e descontraído? Essa já é uma estratégia ativa em grandes organizações.
Aqui você pode usar muitas coisas que tem um baixíssimo custo para a empresa, mas um enorme valor para os talentos. Você pode definir um dia em que o uso do uniforme não é obrigatório, criar um momento do café ou incentivar o famoso happy hour.

Tudo isso contribui para deixar os funcionários mais leves e preparados para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Além disso, conseguirá criar uma marca empregadora e reter os melhores profissionais em sua empresa.

3. Melhore o diálogo interno

A falta de diálogo é um dos maiores problemas dentro das empresas. Quando não há comunicação, o número de problemas e acidentes de trabalho crescem bastante. Além disso, sem um diálogo claro você não conseguirá alinhar sua equipe.

Para otimizar a comunicação interna, é importante contar com as ferramentas certas. Você pode investir em intranet, telefones corporativos, e-mail, mural de recados, softwares especializados e diversas outras ferramentas.

Também é importante incentivar a liderança nesse sentido. Todos os líderes devem se comprometer em melhorar o diálogo com seus liderados. Se não for assim, os comandos não serão entendidos e os resultados não serão alcançados.

4. Incentive a criatividade e inovação

Você já pensou na diferença dessas duas palavras? De forma sucinta, a criatividade está ligada ao ato de gerar ideias. A inovação, por outro lado, está ligada ao ato de estruturar essas ideias e transformá-las em algo real e lucrativo para o negócio.

Mas como a empresa deve incentivar esses dois aspectos? Para incentivar a criatividade é possível usar ferramentas que estimulem o surgimento de grandes ideias. Você pode usar a caixa de sugestões ou criar reuniões de brainstorming.

No caso da inovação, por outro lado, você deve mostrar aos funcionários que as melhores ideias serão aproveitadas e que eles serão recompensados por isso. Com isso, você motivará a criatividade dos seus colaboradores.

Lembre-se de que a inovação não deve acontecer apenas no sentido vertical — do topo para baixo. Ela pode acontecer em todos os sentidos e posições da pirâmide organizacional, então não deixe de aproveitar a criatividade da sua equipe.

5. Invista no bem-estar dos colaboradores

O bem-estar no trabalho é algo realmente importante. Tanto é que as mais bem-sucedidas empresas do mercado já investem nessa estratégia. Não é difícil ouvir falar em mesas de jogos, ambientes temáticos e até salas de massagem em algumas empresas.

Mas não é preciso investir tanto para promover o bem-estar da sua equipe. Você pode começar incentivando a prática de exercícios físicos, revisando a ergonomia dos móveis e sendo mais flexível quanto a horários e normas.

A qualidade de vida dos profissionais traz grandes resultados para a empresa. Algumas pesquisas, inclusive, afirmam que companhias que investem no bem-estar das equipes são até 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

6. Ofereça feedbacks

O feedback é uma das mais simples e poderosas ferramentas de um gestor. Dar feedback é oferecer um retorno de informação aos funcionários sobre seu desempenho na empresa, com o objetivo de motivar ou eliminar certos comportamentos.

Para dar um feedback eficiente é importante ser claro nas informações, evitar rodeios e marcar horário e local adequado. Além disso, é indicado que ele seja feito de forma individual, tratando sobre os pontos positivos e negativos de cada pessoa.

Um modelo muito conhecido é o PNP. Basicamente, ele começa abordando um ponto positivo do profissional, depois inclui-se o ponto negativo (o que precisa ser melhorado) e, para finalizar, outro ponto positivo (com o objetivo de motivar a mudança).

7. Crie um sistema de meritocracia

Essa talvez seja a prática mais importante para motivar uma equipe. A meritocracia é um sistema em que as pessoas são recompensadas — em termos financeiros e de carreira — de acordo com seu desempenho no trabalho.

Quando não há um sistema claro de meritocracia, as pessoas ficam sem saber o que fazer para crescer ou alcançar as bonificações financeiras desejadas. Além disso, muitas vezes, sentem-se injustiçadas quando veem outro funcionário crescendo.

Para criar um sistema de meritocracia, você deve oferecer remunerações variáveis (de acordo com a produtividade de cada funcionário), além de criar um plano de cargos e salários (classificando os profissionais em júnior, pleno ou sênior).

Como você pode ver, a grande maioria dos investimentos para motivar os times não são financeiros. Na realidade, demandam mais tempo, atenção e comprometimento do gestor do qualquer outro tipo de recurso.

Agora que já sabe como motivar uma equipe sem gastar muito, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post “Gestão de pessoas eficaz: diagnósticos e estratégias

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.