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Como utilizar a Gamificação para engajar e motivar os funcionários?

Como utilizar a Gamificação para engajar e motivar os funcionários?

Contar com trabalhadores motivados e engajados com suas funções na empresa é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Sabendo disso, os gestores têm apostado nas mais diversas formas de estimular os seus colaboradores e torná-los mais satisfeitos e comprometidos no trabalho. Afinal, funcionários mais engajados são, também, mais produtivos e alavancam os resultados!

Esses incentivos à motivação vão desde a concessão de benefícios empresariais, jornada flexível, ambiente de trabalho mais descontraído, eventos periódicos e cursos de aperfeiçoamento, até outras formas mais inovadoras de estímulo à satisfação e bem-estar no emprego. Entre as formas mais modernas utilizadas para estimular a motivação da equipe está a gamificação.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta, explicar como ela funciona, quais os seus elementos principais e como utilizar a gamificação na empresa para ter uma equipe de funcionários mais engajada e produtiva. Quer saber como fazer tudo isso? Então continue lendo este artigo!

O que é gamificação?

A gamificação, do inglês “gamification”, é um conceito surgido por volta dos anos 70, desenvolvido por uma equipe de desenvolvedores de softwares. Ao buscar uma forma mais interessante para promover o trabalho, eles utilizaram alguns elementos dos games para melhorar a experiência dos usuários.

Com isso, foram utilizados mecanismos de jogos para resolver problemas práticos ou engajar um público específico — inicialmente, os usuários dos softwares produzidos por eles.

Além de tornar a experiência mais divertida, a gamificação também estimulou os usuários a desenvolver características como a competição, a cooperação e a resolução de problemas. Por conta disso, a ideia passou a ser utilizada nos mais variados campos, como educação, saúde, esportes e até políticas públicas.

Em razão da sua eficácia em promover um espírito saudável de competição e motivação nas pessoas participantes do processo, a gamificação também foi introduzida no cenário empresarial, e suas técnicas são cada vez mais utilizadas na gestão de pessoas, com o objetivo de engajar e motivar os colaboradores.

A essência da ferramenta é a mesma: utilizar técnica e design de jogos para envolver e estimular os funcionários a se dedicarem em prol da conquista de objetivos e metas. O bom desempenho deve ser recompensado, seja com prêmios ou apenas com o reconhecimento dos líderes.

Quais os seus elementos principais?

A ideia da gamificação se baseia em dois elementos principais: desafio e recompensa. Mas ela também é pautada por alguns critérios importantes, como a transparência, a cooperação e a competição positiva.

Vamos ver cada um deles:

Desafio

Como em todo jogo, a gamificação nas empresas também envolve um desafio. Ele pode consistir em qualquer objetivo útil ao negócio, como o aumento das vendas, melhoria do clima organizacional, economia de recursos internos, redução de custos, melhor performance das equipes, etc.

Além disso, o desafio precisa ser estabelecido de forma ponderada. Deve servir para estimular os colaboradores, e ser, portanto, factível, possível, sob pena de causar o efeito inverso e acabar desestimulando a equipe.

Recompensa

Aliado ao desafio tem que vir a recompensa. É ela que vai estimular os funcionários a querer atingir o objetivo da empresa e a vencer o desafio proposto.

Importante ressaltar que a recompensa não precisa ser, necessariamente, algo com valor econômico. Ela pode consistir num dia de folga, reconhecimento público de desempenho, concessão de jornada flexível, participação da família no ambiente de trabalho e muitas outras formas bacanas de estímulo.

Transparência

Como se trata de um jogo, as regras devem ser claras e as cartas têm de ser dadas no início, não é mesmo?

Os critérios estabelecidos devem ser transparentes e acessíveis a todos os envolvidos.

Cooperação

É preciso deixar claro que o objetivo da gamificação na empresa é criar um ambiente em que todos saem ganhando. Por isso, não se pode estimular adversidades. Todos devem colaborar para o alcance do objetivo comum: o sucesso do negócio.

Competição positiva

A gamificação vai trazer mais engajamento e dedicação à sua equipe de trabalho. Diferentemente dos jogos normais, em que apenas um ou poucos sagram-se vencedores, no mundo dos negócios, na verdade, a união faz a força.

A competição entre os colaboradores, portanto, é sempre positiva, com o único objetivo de trazer mais engajamento e motivação ao time.

Como usar a gamificação na minha empresa?

Agora que já vimos o que é gamificação e quais os seus principais elementos, vamos falar em como implementar esse processo na prática, no dia a dia empresarial.

1. Crie uma competição

Como a gamificação consiste em criar um ambiente semelhante ao cenário de jogos, você também deve criar uma competição. Estabeleça as metas, as regras para alcançá-las e as respectivas recompensas para os funcionários “vencedores”.

Aqui, quanto mais descontraída e lúdica for a competição, mais saudável e divertida ela se tornará. Você pode dividir os colaboradores em grupos ou equipes (Grupo A x Grupo B), determinar prazos para a conclusão das etapas e assim por diante.

2. Incentive a adesão

Promova a adesão da sua equipe por meio de recompensas desejadas pelos colaboradores, como prêmios, promoções por desempenho diferenciado, etc.

A competição deve ser noticiada e estimulada dentro da empresa. Informe os seus colaboradores por meio dos murais, TV corporativa, redes sociais, intranet ou e-mail empresarial.

3. Estimule a cooperação

A todo tempo a cooperação e o espírito de equipe devem ser estimulados. Os prêmios ou demais recompensas devem ser fixados, preferencialmente, para o grupo.

Jantares, festas, viagem em grupo e outras formas de recompensas coletivas vão engajar ainda mais os seus funcionários.

4. Mostre os resultados

Para incentivar e celebrar os méritos, os resultados devem ser compartilhados com toda a empresa. Promova eventos para consagrar os vencedores. Saber que seu esforço será coroado publicamente aumentará a motivação do grupo.

5. Dê feedbacks periódicos

É importante ter em mente que o objetivo da gamificação não é a simples disputa, mas o engajamento e comprometimento maior dos funcionários no trabalho. Por isso, eles devem ser constantemente orientados e informados sobre o seu desempenho e as melhores formas de elevar o nível de atuação e alcançar as metas estabelecidas.

Como vimos, a gamificação é uma excelente estratégia para despertar na equipe de trabalho os elementos da motivação e do engajamento com suas funções. Contudo, os seus benefícios não se esgotam aí. Ela também pode ser uma ótima ferramenta de mensuração dos indicadores de esforço e metas alcançadas, na medida em que auxilia na identificação do perfil dos colaboradores e na sua capacidade para atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Gostou do nosso artigo sobre como funciona a gamificação e como utilizá-la para engajar ainda mais os seus colaboradores e torná-los mais dinâmicos e produtivos? Então assine a nossa newsletter e receba, periodicamente, mais conteúdos como este!

 

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