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Conheça 7 dicas incríveis para escalar seu negócio

Conheça 7 dicas incríveis para escalar seu negócio

Existem certos conceitos que todo bom empreendedor deve conhecer. Escalabilidade é um deles. Trata-se da possibilidade de expandir o negócio (aumentar a receita) sem ter que aumentar os gastos na mesma proporção, sejam custos com funcionários, produção ou com quaisquer outras coisas.

É possível tornar qualquer negócio escalável, bastando para isso aplicar algumas estratégias eficazes. Veja 7 dicas de como escalar seu negócio!

1. Construa redes de relacionamento

Trata-se de ampliar o networking. Mas, nesse caso, o networking refere-se especialmente, não aos clientes, mas a parceiros em geral, que podem ser outros profissionais e outras empresas (do mesmo ramo ou de outro segmento que possa favorecer suas atividades).

É possível, por exemplo, ter freelancers subcontratados para um determinado projeto. Trata-se de subcontratação, pois não haverá vínculos trabalhistas, nem os encargos advindos deles (como salário mensal, férias, 13º salário, horas extras e outras coisas). Ou seja, os custos serão menores, mas nem por isso os projetos perderão em eficiência.

É preciso escolher os melhores profissionais, avaliando suas habilidades, treinamentos, responsabilidade e todos os pontos que considerar relevantes para executar seu projeto.

2. Comunique e colabore

A expressão Comunicação e Colaboração já é muito usual na internet. Para escalar seu negócio, a comunicação com clientes, funcionários e profissionais subcontratados é fundamental. Todos devem “falar a mesma língua”, ou seja, a comunicação é essencial para que todos compreendam os objetivos da empresa, as estratégias que devem ser aplicadas, as metas a alcançar.

A colaboração é um requisito para o gestor que deseja manter boas parcerias. Colaborar é saber ensinar, saber ajudar, engajar-se com sua equipe e sempre trabalhar em parceria — e não como se fosse melhor que os outros, como se sua função fosse somente dar ordens.

3. Desenvolva seu sistema de trabalho

Outra maneira de escalar seu negócio é desenvolver seu próprio sistema de trabalho. Assim que se habituar à rotina do trabalho, dê início à elaboração de seus processos. A rotina envolve o planejamento e a execução de projetos, bem como a montagem de equipes.

A metodologia das operações deve ser simples, permitindo a identificação de padrões e o agrupamento em processos de fácil compreensão e execução. É importante gerenciar riscos, prestando atenção a tudo aquilo que pode criar problemas.

Por exemplo, caso um processo de contratação de funcionários ou de cobrança de clientes se torne muito complicado, é necessário simplificá-lo, procurando alternativas eficazes e substituindo as dificuldades por soluções.

4. Seja um cliente de seus parceiros

Seja um cliente de seus parceiros, incluindo os seus próprios funcionários. O que você espera de um bom cliente? Faça o mesmo com seus parceiros! No que se refere ao pagamento, faça de tudo para pagar em dia, pois isso é estimulante para o colaborador.

Enfim, trata-se de aplicar a antiga máxima: “faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você”.

Certamente, essa é uma máxima fundamental para o gestor que deseja escalar seu negócio efetivamente.

5. Terceirize a mão de obra

Uma forma de reduzir custos é terceirizando a mão de obra. Assim, o gestor consegue ampliar o potencial e as perspectivas da empresa sem ter gastos elevados e, muitas vezes, desnecessários.

Como já foi dito, é possível subcontratar profissionais autônomos para ajudar no desenvolvimento de diferentes projetos. E existem diferentes serviços que podem ser terceirizados, especialmente aqueles relacionados às atividades-meio, ou atividades secundárias.

As atividades secundárias são aquelas que facilitam o desenvolvimento das atividades principais, como limpeza, contabilidade, atendimento, segurança e assim por diante.

Entre esses serviços estão os de call center, muito importantes para otimizar o relacionamento com os consumidores e impulsionar o marketing e as vendas. Os serviços terceirizados de call center oferecem flexibilidade para atender as demandas do provedor e dos assinantes durante 24 por dia e 7 dias por semana.

Para a gestão de redes, algumas empresas terceirizadas disponibilizam times de profissionais experientes e consultores de redes que oferecem soluções personalizadas para cada negócio.

6. Construa uma base sólida de clientes

Agora falaremos dos clientes e de sua importância para escalar seu negócio. Claro que sem clientes para comprar os produtos ou contratar os serviços da empresa, é impossível haver crescimento.

Os primeiros clientes são os mais difíceis de conquistar, pois a empresa ainda não se tornou conhecida no mercado e ainda não tem um nome a zelar.

É necessário, portanto, mostrar ao público consumidor que sua solução funciona e vale a pena ser adquirida. Trata-se de uma atitude educacional, que visa ao esclarecimento do consumidor e pode conduzir às vendas.

O gestor tem o dever de tratar bem seus clientes de modo a cativá-los e, por meio deles, conquistar novos consumidores. A divulgação informal, feita boca a boca, é gratuita e contribui para o negócio crescer.

Nunca esqueça que é mais barato fidelizar do que captar clientes, ou seja, uma empresa que deseja crescer a menores custos (escalabilidade) deve buscar a fidelização de, ao menos, alguns de seus clientes.

Em alguns casos, poucos clientes que compram com frequência podem até ser mais lucrativos que uma quantidade exagerada de clientes rotativos. Em média, 80% do faturamento de uma empresa (independentemente do segmento) vêm de 20% dos clientes.

7. Acompanhe o mercado, meça resultados e corrija falhas

O gestor que pretende escalar seu negócio precisa pesquisar o mercado e conhecer a fundo o ramo em que atua, pois assim evitará surpresas desagradáveis e, não raro, dispendiosas. Por exemplo, caso haja problemas no servidor principal, o que deverá ser feito? Se algum cliente registrar queixa na internet contra a empresa, como agir?

Por essa razão, é importante simular situações e preparar-se para elas. Medir os resultados e o desempenho também é uma forma de avaliar com equilíbrio o rumo que as coisas estão tomando. Assim, as falhas serão identificadas e você poderá corrigi-las o mais rapidamente possível.

É importante que os conhecimentos do gestor, a tecnologia disponível e a mensuração contribuam para a tomada de decisões em tempo hábil, bem fundamentada e bem focada na melhor solução.

Vale a pena dizer que escalar seu negócio envolve algumas características. O empreendimento escalável, portanto, deve ser:

  1. Ensinável: os processos devem ser fáceis de ser repassados para os funcionários e aprendidos por eles, pois assim a produtividade aumenta;
  2. Repetível: o processo deve possibilitar a repetição e a geração de renda com frequência;
  3. Valioso: a exclusividade do conhecimento (tornando-o valioso acima das medidas simplesmente monetárias e requerendo um nível de especialização ainda pouco encontrado) agrega mais valor à empresa.

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