Sim, é isso mesmo que está no título: férias para empreendedores. Muitos donos de negócio acreditam ser impossível se ausentar da empresa para tirar alguns dias de descanso. Mas, apesar de compreensível, esse conceito precisa ser mudado.

Neste post, veremos qual é a importância de tirar férias, e os benefícios que elas trazem para os empreendedores. Depois, daremos algumas dicas para aproveitar esse momento da melhor forma possível! Interessado? Então, continue lendo:

Benefícios que as férias proporcionam para os empreendedores

Por mais que se tenha paixão pelo negócio e dedicação para fazê-lo dar certo, a tarefa de gerenciar uma companhia consome uma grande quantidade de energia do seu dono, que, mesmo em horários fora do expediente, fica com o pensamento nos problemas atuais ou em tarefas que ainda precisa realizar.

E a falta de tempo para repor essa energia pode causar problemas que vão desde estafa mental e taquicardia até quadros mais sensíveis, como estresse, depressão e síndrome de burnout.

Nesse sentido, ter um momento de pausa — que, dependendo do seu negócio, pode acontecer mesmo nas festas deste fim de ano — resulta em uma série de ganhos físicos e mentais, que podem impactar diretamente o seu negócio, como:

  • mais saúde e qualidade de vida;
  • estímulo para a criatividade;
  • melhorias na capacidade de planejamento;
  • energias renovadas para o trabalho;
  • disposição para tentar novas ideias e projetos.

Mas, afinal, como deve ser a preparação (da liderança e da equipe) para esse momento? A seguir, vejamos algumas orientações para que as férias ocorram da forma mais tranquila possível:

Férias para empreendedores: dicas para se preparar

Saia durante a “baixa temporada” do seu negócio

Assim como acontece no turismo, cada mercado tem um período do ano no qual as vendas ocorrem em menor quantidade ou as demandas dos clientes caem. E essa é a melhor época que o empreendedor pode escolher para descansar, já que a empresa precisará menos da sua atenção nesse ínterim.

Determinar as férias com base nessa data também ajudará o empreendedor a descansar melhor, pois ele saberá que está relaxando no período mais calmo do ano e que a probabilidade de algo urgente ocorrer é menor.

Encare suas férias como um projeto prioritário

Definidos o intervalo e os dias de férias, comece a pensar neles como se fossem a realização de um projeto importante — o que, de fato, é verdade —, tratando-o como prioridade.

Em muitos casos, os empreendedores saem de férias sem saírem da empresa — isso é, ficam o dia inteiro conectados, querendo saber cada detalhe do dia, o que compromete de forma significativa os efeitos benéficos de um retiro de verdade. Não cometa esse erro.

Procure organizar a sua agenda de forma a deixar todos os compromissos importantes, reuniões e entregas estratégicas, por exemplo, com uma margem de segurança para antes e depois desse descanso.

Aliás, tratar as suas férias como prioridade também significa separar um tempo do seu dia para planejá-las sem culpa, pensando no melhor local para descansar, separando as atividades que deseja fazer e todos os trâmites que envolvem hotel, passagem, transporte etc.

Distribua suas tarefas com antecedência

O dia a dia do seu negócio não pode ficar esperando o seu retorno, então, é importante delegar as atividades que podem ser compartilhadas com outros membros de confiança do seu time.

Para que esse processo dê certo, planeje-se para, um mês antes da data de início das férias, se reunir com cada colaborador, explicar-lhe o que precisa ser feito e convidá-lo para ajudar a administrar a tarefa durante esse período.

Isso garantirá que a pessoa terá tempo para entender a tarefa, solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir no meio do caminho e acomodá-la dentro do seu cronograma de entregas. Assim, tanto o gestor como o funcionário se sentirão mais seguros e confortáveis durante a ausência da liderança.

Desenvolva a autoliderança da equipe

Se a sua equipe tem autonomia para executar as atividades de rotina e foi treinada para ser proativa, o empreendedor pode sair de férias com a certeza de que os processos do dia a dia ocorrerão normalmente. E, caso a situação seja diferente, nunca é tarde para mudar.

Comece estudando quais atribuições realmente precisam da sua aprovação, e incentive os colaboradores da sua confiança a lidar com todas as fases de um projeto ou entrega.

Provavelmente, a chefia será um pouco mais demandada nesse momento — até porque esse será um período de adaptação tanto para as lideranças, que precisam adotar um comportamento menos centralizador, como para os funcionários, que se veem com novas responsabilidades.

A partir, contudo, do ponto em que ambas as partes se sentirem seguras, essa é uma tática que só trará vantagens, contribuindo para o crescimento de ambos os lados.

Descanse

Todos os preparativos foram feitos e chegou o grande primeiro dia de férias. Então, a ordem, agora, é se desconectar do mundo e relaxar ao máximo. E, quando falamos desconectar, dizemos no sentido literal mesmo: procure ficar longe de qualquer dispositivo conectado à internet e que permita a leitura de emails ou mensagens.

Bom, como ficar 100% offline é quase impossível para a maioria dos mortais, faça um esforço para verificar o seu aparelho — em busca de alguma mensagem ou ligação realmente urgente —, no máximo, duas vezes por dia.

Lembre-se: as férias não podem ser vistas como um luxo, mas sim como um momento de merecido repouso do empreendedor, que impactará positivamente em diversos aspectos da sua vida, como as relações familiares. Esse momento é seu, então, tire o máximo proveito dele.

Como planejar as férias para empreendedores

Enfim, gostou do post? Procuramos mostrar aqui como as férias para empreendedores são essenciais para o seu bem-estar e podem trazer benefícios para o próprio negócio. Agora, se conseguimos cumprir essa missão, a próxima dúvida que pode surgir é: “Como posso ter mais informações para me planejar?”

Se é o seu caso, aproveite para conferr este passo-a-passo que criamos com os principais tópicos em que empreendedores — ou mesmo pessoas workaholics, muito dedicadas ao seu emprego — precisam prestar atenção para tirar alguns dias de descanso com a segurança de que deixaram tudo muito bem organizado!