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Por que sua empresa não deve adiar projetos em tempos de crise?

Por que sua empresa não deve adiar projetos em tempos de crise?

Os países da América Latina, incluindo o Brasil, vivem um momento de instabilidade política e econômica. Nos últimos tempos de crise, tem sido bastante comum nos depararmos com altas taxas de desemprego, companhias fechando as portas e a consequente redução no número de investimentos em diversas empresas.

Os fatores que assombram o mercado em geral, no entanto, não devem ser motivo para adiar projetos, principalmente em tempos de crise.

A tendência é que, em algum momento, o mercado se recupere (em alguns setores já há sinais positivos). E quando isso acontecer, é preciso estar preparado para atender à demanda.

No entanto, é importante entender que, em tempos de crise, os resultados podem não vir tão rápido quanto o esperado — estima-se que, em momentos assim, pode levar até 5 anos para que o empreendedor médio recupere seu investimento inicial.

Por outro lado, a crise não deve te impedir de criar projetos. No post de hoje vamos te explicar o porquê. Confira!

Por que você deve abraçar as oportunidades em tempos de crise

Pode soar estranho, mas é fato comprovado: uma crise abre oportunidades importantes para que as empresas ganhem competitividade e superem suas rivais.

Muitos empresários tendem a focar apenas no lucro imediato e, sem análise prévia, fazem mudanças estruturais — principalmente na equipe — no calor do momento, sem nenhum estudo ou avaliação para saber se aquilo é realmente necessário. Em outras palavras, colocam os pés pelas mãos.

Diante deste cenário, empresas iniciantes ou que tenham uma visão a longo prazo podem aproveitar a oportunidade para se reinventar, bem como oferecer atenção e soluções diferenciadas aos seus clientes.

Além de maior confiabilidade, graças à estabilidade mesmo diante da crise, a companhia mostra que é possível atender as demandas, apesar do cenário tão adverso.

Mas, vale lembrar que o caminho não é tão simples! Para obter êxito e atingir o tão esperado sucesso, é preciso, antes de tudo, avaliar a capacidade da sua empresa e de seus funcionários em driblar a crise.

Além disso, vale a pena reavaliar as oportunidades disponíveis (revisar planos de metas e alinhá-los às expectativas do mercado pode ser uma boa saída) e monitorar e maximizar o fluxo de caixa, administrando o risco de crédito de clientes e otimizando a estrutura financeira.

Depois, é necessário criar estratégias relacionadas à melhoria dos processos e equipes ou, ainda, à reestruturação total do negócio e, consequentemente, à equipe.

Para isso, uma boa dica é fazer benchmarking com os seus concorrentes e clientes, a fim de identificar os principais desafios enfrentados e as falhas existentes em seus processos, para que você não cometa os mesmos erros.

Como aproveitar as oportunidades em vez de adiar projetos

Em tempos de crise, pró-atividade é tudo! Mas, é preciso dar um passo de cada vez. Selecionamos algumas dicas para que você aproveite as oportunidades geradas pelo cenário adverso em vez de adiar indefinidamente projetos importantes para o seu negócio. Confira:

Coloque a casa em ordem

Agir de forma precipitada pode prejudicar, e muito, o andamento do negócio. A pressão para que a empresa faça alguma coisa muitas vezes resulta em uma série de ações que, em vez de ajudar, somente dificultarão os processos e aumentarão os problemas.

A desorganização pode gerar pânico entre os colaboradores e impedir que as pessoas identifiquem quais oportunidades devem ser priorizadas. Por exemplo: demitir 7 diretores de uma vez pode causar um desconforto entre os funcionários, levando-os a acreditar que a crise afetará diretamente seus empregos.

Sendo assim, uma boa abordagem é ser transparente e traçar estratégias cuidadosamente. Avalie as oportunidades, controle o seu financeiro, contrate empresas especializadas, aposte na criatividade de seus funcionários e revisite seu planejamento! Com isso, evita-se, ainda, o risco de desvalorização e erros.

Comunique-se com seu cliente

É normal que as demandas diminuam durante as crises. Por isso, mantenha-se em contato com o seu cliente. Ofereça novas soluções, descubra suas demandas e identifique oportunidades de atuação. Mostre-se como um parceiro digno de confiança e invista na melhoria da comunicação.

Considere todos os cenários possíveis

Em tempos de crise, as empresas devem imaginar e se colocar em todos os cenários possíveis: retração modesta, recessão mais severa e depressão profunda.

O ideal é reunir os dados disponíveis e as avaliações para definir qual é o cenário mais provável para o setor e para a empresa. Além disso, faça projeções do que pode acontecer se a crise mudar os rumos e seguir por caminhos diferentes. É preciso estar tão preparado quanto possível! Pergunte-se:

  • “Como isso afetaria a demanda por meus produtos?”
  • “Existe ameaça ao emprego?”
  • “Isso afetará a minha capacidade de financiamento a curto prazo?”
  • “Qual será o impacto da queda no valor de ativos?”

Determine vulnerabilidades dos concorrentes

Busque entender as vantagens e deficiências da sua empresa e, também, das concorrentes. Coloque no papel seus custos e investimentos em estrutura, posição no mercado, tamanho de equipe, estratégia de vendas, portfólio de produtos e serviços, posição financeira e, claro, cartela de clientes.

Além disso, procure conversar com concorrentes e clientes para identificar ações e tendências futuras, como aquisições, vendas, demissões, entre outros. Essa análise pode permitir observar em que áreas a sua empresa é vulnerável e quais são as atitudes que devem ser tomadas.

Como reduzir sua exposição?

Depois de verificar de que forma sua empresa pode ser afetada, é preciso descobrir a melhor maneira de sobreviver durante a crise e, claro, maximizar o desempenho.

Nesse contexto, é importante proteger e garantir um fluxo de caixa adequado. Uma boa dica é montar um relatório dinâmico da posição do caixa, detalhando pagamentos e recebimentos. Com isso em mãos, é possível buscar oportunidades para reduzir custos: melhorias de processos, gestão ativa de estoque, redução de consumo de água, papel, entre outros.

Nesse meio tempo, é altamente recomendado administrar agressivamente a receita. Ou seja, trabalhe para descobrir formas de gerar receita adicional. Incentive os funcionários a criar produtos, serviços, estratégias de precificação ou, ainda, desafie-os em concursos ou ações para descobrir outras novas formas de aumentar o lucro.

Você sabia que investimentos feitos hoje podem dar resultados apenas após o fim da crise? Por isso, esperar para dar continuidade a projetos pode comprometer sua capacidade, tanto mais que o custo relativo desses investimentos é menor em tempos de crise.

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