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Provedor de internet: 5 problemas para resolver por telefone

Provedor de internet: 5 problemas para resolver por telefone

A internet é a tecnologia que move o mundo. É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não faça uso da rede de computadores em casa, no trabalho ou mesmo na rua com os dispositivos móveis. Por isso, se você trabalha como provedor de internet, resolver os problemas com a máxima agilidade e eficiência é essencial para garantir a satisfação dos clientes.

Tão comum quanto o uso da internet, são os problemas diários que surgem no seu funcionamento. Muitas vezes, estamos no meio de uma chamada, assistindo vídeo ou apenas acessando perfis das redes sociais e a conexão simplesmente cai.

Embora muitos problemas tenham resoluções simples, o usuário está sempre com pressa e não quer esperar um técnico. Este artigo abordará os 5 problemas mais comuns com provedores de internet e mostrará por que resolvê-los por telefone é a melhor alternativa para os usuários e empresas. Continue lendo.

5 problemas comuns com o provedor de internet

Os principais problemas geralmente são extremamente simples de se resolver e estão relacionados a erros de digitação ou configuração. Abaixo, listamos as falhas mais frequentes e como podem ser resolvidas por telefone com uma preparação adequada dos atendentes. Confira:

1. Erros de rede

Se a rede do computador não estiver pronta para receber o tipo de conexão contratada, a conexão com a internet jamais funcionará. Algumas vezes, a digitação de um número errado pode ocasionar esse tipo de erro.

2. Erros de configuração

Esse erro pode estar relacionado à configuração da rede, do navegador de internet ou até mesmo do perfil do usuário cadastrado no provedor de internet. Com um passo a passo inicial, é possível descobrir qual configuração está causando o problema e corrigi-lo.

3. Internet lenta

Provavelmente, esse é o erro que demanda maior número de reclamações por parte dos usuários. Entre os fatores que podem ocasionar a lentidão estão a quantidade usuários utilizando o serviço ao mesmo tempo, configurações no navegador ou computador e até obstruções como paredes (para casos de internet sem fio).

Nesse caso, ações como limpeza do histórico do navegador e utilização de um repetidor de sinal já resolvem o problema. Na maioria das vezes, o problema também é resolvido “sozinho”, quando o número de usuários usando diminui.

4. Internet caindo

Essa situação pode acontecer por diversos fatores, inclusive por problemas dentro da casa do usuário. Basta uma tomada folgada do modem, problemas no cabo ou conector ou endereços IPs duplicados para que a internet fique sempre caindo. No caso dos IPs, basta acessar as configurações do roteador e efetuar os ajustes. Nos outros casos, basta fazer os consertos das tomadas e substituir os conectores.

5. Problemas no cabeamento

Esse problema é mais comum quando a empresa trabalha com muitos computadores conectados na sua rede — embora também aconteça em residências. Pode ocorrer quando um caminhão rompe o fio, por exemplo, mas também quando existe um emaranhado de fios desorganizados.

A primeira ação para resolver o problema é identificar se a conexão está sendo reconhecida. Caso esteja, indica que o fio não está rompido e, muitas vezes, um simples desenrolar dos cabos resolve a situação.

Vantagens obtidas ao resolver esses problemas

Como você pôde perceber, não é necessária a presença física do técnico para resolver a maior parte dos problemas, já que um operador bem treinado pode solucioná-los via telefone. Soluções assim facilitam a vida do usuário (que na maioria das vezes tem pressa por uma resolução), além de trazer diversos benefícios para as empresas.

Abaixo, apresentaremos 4 benefícios que a empresa de provedor de internet pode obter ao adotar o processo de resoluções de problemas por telefone. Acompanhe:

Redução de custos

Com certeza, a mais clara e objetiva vantagem de se trabalhar a resolução por telefone. Somente o planejamento que envolve o deslocamento de um técnico para a residência do cliente pode aumentar muito os custos da empresa.

A resolução via telefone também reduz drasticamente a burocracia. Um processo que se inicia pelo atendimento inicial e passa por diversos outros setores até a liberação do funcionário acaba tornando tudo mais complexo, caro e demorado.

Além disso, podemos colocar na conta o custo com técnicos, combustível, aluguel de carro etc. Por isso, além de evitar todo o desgaste mencionado, solucionar problemas simples por telefone economiza tempo e investimento por parte da empresa.

Aumento da qualidade do atendimento

Imagine a seguinte situação: o usuário liga para a empresa de provedor de internet para fazer uma reclamação, já imaginando que será feito um longínquo agendamento de um técnico, e de repente o seu problema é resolvido naquela mesma ligação.

O usuário não apenas ficará surpreso positivamente, como também se sentirá prestigiado pela empresa. A qualidade do atendimento pode ser utilizada pelo time de marketing para atrair novos clientes, reduzindo o custo de aquisição. Adicionalmente, o cliente satisfeito fará o marketing “boca a boca”, indicando a empresa para amigos e até comentando em redes sociais.

Melhor preparação para resolver problemas

A maior parte da melhoria do atendimento citada no tópico anterior só será possível se houver uma preparação condizente dos colaboradores. Uma das vantagens de se adotar a resolução de problemas por telefone é que a empresa será “forçada” a preparar a sua equipe de atendentes.

Ou seja, como parte do planejamento, é necessário que exista um treinamento para que os colaboradores fiquem aptos a solucionar os problemas dos usuários. Essa preparação é importante para dar maior conhecimento e confiança para os atendentes, demonstrando maior assertividade e qualidade na comunicação com os clientes.

Aumento na fidelização dos clientes

Todo cliente gosta de ser bem atendido. Na verdade, é uma necessidade de qualquer pessoa ser ouvida e ter os seus problemas resolvidos. Isso também é uma estratégia-chave para a fidelização de clientes.

Logicamente, o planejamento para fidelizar clientes envolve muitas estratégias, porém, prestar um atendimento de qualidade e resolver o problema do usuário de forma rápida e eficaz é com certeza uma das mais importantes, afinal, “um cliente satisfeito é o seu melhor parceiro”. Assim, o cliente fiel acredita no projeto da empresa e vira a melhor propaganda que nenhuma quantia financeira pode comprar.

Com a internet em crescente expansão e utilização por diversos tipos de aparelhos ao mesmo tempo, toda empresa que é provedor de internet deve estar preparada para solucionar os mais diversos problemas com agilidade e qualidade. E a melhor alternativa em termos de qualidade e custos é a resolução por telefone.

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7 Comentários

  • acacio
    2018-05-29 10:21:50 Responder

    muito bom

  • Marcos
    2018-12-31 17:23:31 Responder

    Muito bom seu artigo, Parabéns!!!

    Marcelo Da Silva
    2019-01-04 12:26:30 Responder

    Olá Marcos, muito obrigado pelo retorno.
    Fique à vontade para deixar alguma sugestão que você queira ver no blog.

  • Elainne
    2019-12-15 20:52:22 Responder

    Tenho um provedor e recentemente estou tendo problemas com acesso de alguns clientes,ja não sei mais o que fazer. O que pode estar ocasionando esse problema?os clientes estão se conectando mais não conseguem ter acesso.

    Taís Teixeira
    2019-12-16 16:53:21 Responder

    Oi Elainne, tudo bem? Passamos seu contato para nossos consultores para que possam entender o teu problema e verificar se podemos te auxiliar.
    Uma ótima semana, grande abraço!

  • Mateus
    2020-04-30 05:13:53 Responder

    oi boa noite gostaria de resolver um problema no meu console xbox one não estou conseguindo jogar online por causa que o meu é ipv4 e gostaria de saber se tem como alterar para ipv6

    Taís Teixeira
    2020-05-13 17:45:43 Responder

    Oi Mateus, tudo bem?
    Isso depende somente do provedor de acesso. Se o provedor já possui um bloco ipv6, se já está configurado na rede, enfim... o ideal seria questionar isso ao teu provedor de internet.

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