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Régua de relacionamento com o cliente: o que é e como utilizar?

Régua de relacionamento com o cliente: o que é e como utilizar?

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a importância da fidelização do cliente, principalmente diante de um mercado tão competitivo e instável. Afinal, sem uma comunicação de qualidade é quase impossível alcançar resultados efetivos, mesmo com ofertas cada vez mais atraentes. Nesse contexto, para atingir o sucesso, as empresas têm investido na régua de relacionamento com o cliente.

A ferramenta consiste em etapas predefinidas para comunicação com clientes e prospects, desde o seu cadastro até o pós-venda, e vai muito além do call center.

Em outras palavras, a régua tem como objetivo manter o contato contínuo, independentemente da fase em que o cliente se encontre no funil de vendas. Ou seja, pode ser utilizada tanto para os já cadastrados como para aqueles que ainda não fecharam negócio.

Ficou interessado no assunto? Então continue acompanhando o post e aprenda a utilizar essa ferramenta!

Por que utilizar a régua de relacionamento com o cliente?

Atualmente, existem diversas maneiras de realizar uma venda: via outbound, inbound e/ou self-service, por exemplo. No entanto, é a qualidade do relacionamento que efetiva a fidelização.

Ser proativo, levar soluções até o consumidor, ouvir feedbacks e estar em constante movimentação em ambientes de negócios cada vez mais acirrados pode garantir uma melhor posição relação a concorrência.

Sua empresa deve contar com diferenciais competitivos para se destacar das demais. Nesse contexto, a régua tem sido essencial para a evolução dos negócios e crescimento das vendas, já que busca oferecer e melhorar a experiência do cliente, tornando a comunicação sempre transparente e direta, além de alinhar expectativas.

Com isso, muito além da garantia de uma rentabilidade adequada, o seu negócio pode construir uma relação mais próxima com o cliente, cumprindo, assim, um requisito altamente valorizado por eles.

Por meio de diversas estratégias e um conjunto de ações, tais como e-mail marketing, call center ativo, envio de ofertas, posts no Facebook, entre outros, a régua de relacionamento com o cliente atua para que o consumidor sempre se lembre de sua marca e produtos e/ou serviços, aumentando, consequentemente, as vendas.

Em outras palavras, a ferramenta tem como objetivo humanizar o contato com o consumidor e continuar a venda mesmo após a compra, a fim de garantir a satisfação do cliente, de modo que ele volte a utilizar os produtos e serviços da sua empresa.

Apesar de ser extremamente relevante e cada vez mais utilizada nos dias de hoje, essa solução precisa ser bem desenhada para que seus objetivos de negócio sejam alcançados.

Para isso, suas equipes profissionais devem estabelecer interações contínuas e um processo de interdependência para que seja possível assegurar a transmissão de expectativas corretas aos clientes.

Ou seja, marketing, vendas e atendimento (call center) devem estar alinhados para garantir a melhor oferta e experiência possível aos consumidores.

Como criar uma régua de relacionamento com o cliente?

Em linhas gerais, a régua de relacionamento com o cliente pode ser utilizada em diversas mídias. No entanto, antes de iniciar as ações, é imprescindível conhecer o perfil do consumidor e do produto para, assim, criar estratégias específicas e adequadas a cada caso.

Além disso, é de extrema importância definir, primeiramente, quais serão as ações tomadas e, claro, a ordem delas. Afinal, uma régua de relacionamento bem estruturada ajuda a aumentar as vendas e engajar os contatos, a começar pela sua equipe.

As estratégias podem estar relacionadas com:

Primeiro contato

O primeiro contato com o cliente é de suma importância. Por isso, ao cadastrá-lo, vale a pena enviar uma mensagem de agradecimento.

Produtos visitados

É muito comum o consumidor se registrar no site, visualizar diversos produtos e, no fim, não finalizar a compra. Se esse for o caso, envie uma mensagem convidando-o a revisitar o site e finalizar a compra dos itens que ele deixou de levar.

Essa forma simples e rápida de fazer uma compra gera bons resultados, principalmente quando o cliente não tem muito tempo para acessar a internet.

Ofertas

Já imaginou segmentar as ofertas para cada tipo de cliente? Ao avaliar as visitas do seu site, é possível descobrir se aquele cliente prefere itens de tecnologia, roupas ou apenas os produtos mais baratos. Utilize isso a seu favor e envie promoções específicas.

Além de aumentar a taxa de abertura, você ainda fideliza o cliente pelo cuidado que tem com ele.

Pós-venda

Mantenha um canal aberto de pós-venda para, além de confirmar se o produto chegou à casa do cliente, verificar como foi a experiência dele e o que a empresa pode fazer para melhorar os serviços prestados. O contato pode ser feito por e-mail, redes sociais ou call center.

Inatividade

Muitas vezes, os clientes demoram para retornar ao site por diversos motivos. Ao perceber isso, uma boa opção é enviar um e-mail atencioso com novidades e ofertas especiais para que ele volte a comprar e se sinta, claro, importante para a empresa.

Vale a pena oferecer condições de parcelamento especiais, descontos “arrasadores”, entre outros.

Marketing relacionado

Aproveite a última compra do consumidor e oferte a ele produtos relacionados. Algumas empresas varejistas são verdadeiramente campeãs nesse tipo de estratégia. Por exemplo, se o cliente comprou uma televisão, receberá uma newsletter recheada de promoções de home theaters, DVDs, adaptadores etc.

Aniversário

Alguns negócios enviam e-mails comemorativos apenas em datas específicas, como Dia do Consumidor, Black Friday ou aniversário de criação. Mas, já imaginou que legal seria enviar um e-mail para o cliente no dia do seu aniversário com um desconto especial para que ele se presenteie?

Essas são apenas algumas das ações que podem ser realizadas para se aproximar dos seus clientes e, claro, fidelizá-los.

No entanto, antes de implementá-las, busque treinar sua equipe e conhecer o seu público, seu mercado e concorrentes, a fim de garantir que as estratégias atinjam, em cheio, o alvo pretendido. Reiteramos que todos esses pontos precisam estar bem alinhados entre as áreas para evitar atritos.

A régua de relacionamento com o cliente pode trazer bons resultados para o seu negócio. Afinal, quando ele usufrui de uma boa experiência, tende a recomendar seus serviços e produtos para todos os conhecidos, consequentemente, aumentando as vendas e os lucros.

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