background

Resiliência empresarial: 6 dicas para desenvolver essa característica

Resiliência empresarial: 6 dicas para desenvolver essa característica

Ao refletirmos sobre dos hábitos dos empreendedores de sucesso, uma imagem tende a vir à nossa mente, algo como uma espécie de jornada quase heroica, em que tudo é êxito, reconhecimento e facilidades, e na qual o profissional é visto como um ser iluminado, quase como um Buda corporativo, capaz de criar e realizar. No entanto, nem tudo são flores nesse trajeto e a resiliência empresarial se faz necessária.

Por mais que se façam planos e se tome os devidos cuidados, nem sempre as coisas ficam sob controle, de modo que problemas e dificuldades podem surgir. Situações imprevistas e complexas demandam dos integrantes de uma empresa que eles sejam capazes de superar a adversidade sem grandes abalos.

Este é o espírito de resiliência: a capacidade de se recuperar de situações ruins, mantendo-se firme e jamais se permitindo ser tomado como uma mera vítima da situação, nem que para isso seja necessário sair continuamente da própria zona de conforto.

Tal qualidade é fundamental para empreendedores, líderes, gestores e também colaboradores, pois, a partir dela, se constrói a capacidade de lidar com quaisquer dificuldades que possam aparecer. A seguir, confira 6 excelentes dicas para ajudar você a desenvolver resiliência e atingir o sucesso empresarial. Boa leitura!

1. Tome decisões assertivas

O mundo dos negócios não pode ser compreendido como uma ciência exata. Entretanto, apesar de sempre se lidar com enormes conjuntos de variáveis e possibilidades diversas, o processo decisório nem sempre é fácil. Sendo assim, imprescindível atuar com coragem, proatividade e assertividade, a fim de aumentar as chances de selecionar sempre a melhor opção possível.

Nos atuais ambientes competitivos, seja no contexto (interno ou externo) da própria empresa, seja na interação com os clientes, há sempre uma pressão enorme. Por si só, as situações demandam ações rápidas. Portanto, encarar os problemas de frente e “virar o jogo” impulsiona a carreira e, consequentemente, os resultados.

2. Encare tudo com positividade e confiança

Quando se fala que alguém deve se manter positivo, confiante e otimista, algumas pessoas — principalmente no meio corporativo — dão pouco crédito a essa necessidade, pois a mentalidade dominante vaticina que é preciso sempre ser “realista, pé no chão”.

Esse mindset é equivocado, pois leva o empreendedor a acreditar que o otimismo pode diminuir sua capacidade de identificar problemas e, sobretudo, elaborar meios de superá-los de forma eficaz. Todavia, manter uma visão positiva e uma postura confiante impacta profundamente o meio em que o empreendedor se insere, proporcionando uma perspectiva mais clara das coisas, além de fornecer a energia necessária para encontrar soluções adequadas.

Assumir esse mindset é benéfico justamente por assegurar que você adote um ponto de vista mais abrangente, ou seja, por ajudar a perceber que os obstáculos são temporários e, na ampla maioria das vezes, perfeitamente superáveis. Cultive o senso de humor e encare as adversidades com serenidade: você descobrirá que, assim, atravessar momentos de crise se tornará menos difícil.

3. Mantenha seus princípios

Ser uma pessoa que possui bons e fortes princípios é de extrema relevância e utilidade, sobretudo no contexto empresarial. São esses valores e princípios que você possui que vão servir de norte para todas as ações que realizará e todas as decisões que deverá tomar. Quando você sabe que está fazendo aquilo que é realmente certo, consegue transmitir isso para as demais pessoas, incluindo clientes, fornecedores e colaboradores.

Para que alguém seja capaz de transmitir confiança e credibilidade, deve se mostrar uma pessoa dotada de uma conduta moral e ética impecável. Isso trará a admiração e valorização por parte de todos que fazem parte de seu círculo profissional.

4. Desenvolva sua inteligência emocional

Momentos desafiadores invariavelmente surgirão. Sempre haverá mudanças, imprevistos e casualidades: trata-se de algo que é inevitável. Isso faz parte da riqueza e amplitude da vida em sociedade.

Contudo, independentemente de quais sejam as circunstâncias, por mais negativas e difíceis que possam parecer, você deve ter uma determinação inabalável, a fim de evitar que tais complexidades não o abalem (tanto emocional quanto mentalmente) e garantir o controle de si mesmo, continuando a se empenhar com todo o afinco.

Uma das maneiras de fazer isso é aprendendo como administrar os seus níveis de estresse. É claro que quando nem tudo ocorre como o esperado e um problema atinge sua empresa, a reação inicial é de tensão e preocupação. Ao desenvolver sua inteligência emocional, você será capaz de:

  • dar-se conta das próprias emoções;
  • utilizá-las a seu favor, de modo a estimular um melhor raciocínio;
  • entender as causas de possíveis reações intempestivas;
  • controlar essas reações;
  • influenciar as emoções das pessoas que o cercam etc.

5. Busque apoio interpessoal

Por mais independência e autonomia que uma pessoa tenha, ninguém é uma ilha, não é mesmo? Isso significa que pessoa alguma pode se dar ao luxo de atuar de maneira isolada, e isso inclui o empreendedor.

A realidade está no exato oposto: em um mundo no qual as pessoas estão constantemente interconectadas, saber como trabalhar e lidar com diferentes coletividades (e com suas inerentes diversidades) e com o público em geral é praticamente um pré-requisito para atingir o sucesso nos negócios.

Quando você tem relações profissionais sólidas, dentro e fora de sua empresa, é praticamente impossível falhar e, ainda que eventuais fracassos ocorram, eles dificilmente serão irreversíveis.

6. Tenha uma visão positiva de si mesmo

A autoestima (pessoal e profissional) é crucial. Uma pessoa que tenha um conceito elevado de si mesma tende a se mostrar mais confiante e, consequentemente, causa impressão boa naqueles que a cercam, aumentando as chances de ganhar a sua confiança e obter ainda mais credibilidade.

Ter uma visão positiva de si mesmo contribui para compreender melhor seus pontos fortes e fracos. Se você acredita ser capaz e repleto de qualidades, então, certamente desenvolverá um maior senso crítico e criatividade: elementos auxiliares de grande relevância na execução de todas as suas atividades.

Em um mercado cada vez mais exigente e altamente competitivo, apenas aqueles que apostarem na própria resiliência empresarial poderão ser bem-sucedidos. Afinal, tal é o sentido dessa característica que, por excelência, colabora para transformar dificuldades em novas oportunidades de crescimento e evolução.

Gostou do nosso artigo? Você se considera uma pessoa resiliente? Já passou por alguma adversidade importante e conseguiu superá-la com o apoio desse atributo? Deixe um comentário aqui no post e divida conosco a sua experiência!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.