Já não é mais novidade para ninguém que o cliente é um dos principais ativos para qualquer empresa, representando um dos principais motivos — se não o principal — da sua existência, inclusive. Tendo isso em vista, saiba que mais do que saber conquistar, também é preciso trabalhar fortemente em ações que consigam focar na retenção de clientes.

Até porque muitos estudos já apontam que atrair um cliente novo dá muito mais trabalho e gera mais custos do que manter um antigo. Ou seja, além do fortalecimento da marca, é uma questão de inteligência de negócio fidelizá-los. E a melhor maneira de trabalhar nessa fidelização é por meio de ações que sejam baseadas na proatividade, principalmente hoje, em que o atendimento é considerado um grande diferencial pelo consumidor.

Não tenha dúvida: a empresa que mostra ser ativa nesse quesito sai na frente do mercado e supera sua concorrência, além de criar relações fortes e verdadeiras com o seu cliente. Por isso, vamos apresentar aqui 5 dicas para que você possa agir com proatividade no momento de atender e reter os seus clientes! Confira:

1. Seja acolhedor

A primeira dica sobre retenção de clientes é que você crie uma cultura de atendimento que seja acolhedora, principalmente quando eles mais precisam. Afinal, quando contratamos um serviço, esperamos fortemente que a empresa responsável pela sua prestação nos ampare em qualquer momento de dificuldade, pois esse tipo de situação geralmente nos força a recorrer a ela.

Por isso, entenda que, quando o cliente fazer uma solicitação, ele espera que você consiga compreendê-lo e ampará-lo de alguma forma. Independentemente de o cliente estar certo ou errado, se a demanda dele possui solução ou não, é importante que você pratique a empatia para fornecer o melhor atendimento possível. Apesar de muitos desses momentos serem tensos, fazendo isso, é possível evitar que haja motivos para qualquer rompimento da parceria por parte do cliente.

2. Faça tudo pautado pela transparência

Não há nada pior em um relacionamento do que qualquer tipo de desconfiança de alguma das partes envolvidas. Quando se trata do relacionamento entre uma empresa e o seu cliente, isso não é diferente. Pois bem, para não dar margem para que isso aconteça, sempre aja com transparência.

Afinal, ela é um dos pilares fundamentais para que qualquer parceria tenha sucesso. Nesse sentido, busque sempre fornecer as informações corretas e procure não esconder nada que seja do interesse do cliente.

Mesmo nas situações mais delicadas, esse é o comportamento mais indicado para conseguir contorná-las com eficiência. Por exemplo, se a empresa assumir que errou e apresentar os motivos e um plano de ação para reverter a situação, a compreensão por parte do cliente será muito maior. O importante aqui não é tentar inventar uma desculpa, e sim mostrar que o empreendimento já está trabalhando para contornar essa situação.

3. Forneça informações precisas

Fornecer informações que sejam precisas também é uma ótima dica para agir com proatividade quando o assunto é retenção de clientes. Primeiramente, se coloque no lugar do consumidor e pense em como seria, se ao solicitar um atendimento, o atendente não lhe fornecesse as informações de forma objetiva. A chance de você ficar aborrecido seria grande, não é mesmo?

E se na correria do dia a dia, você precisasse resolver determinada demanda com certa urgência, mas a empresa não colaborasse, tornando o atendimento demorado e, consequentemente, inviabilizando que você desse conta de todos os compromissos? Seria decepcionante, não?

Pois bem, com esses exemplos em mente, procure agilizar o atendimento para o cliente, direcionando-o da forma mais precisa possível e, sobretudo, buscando resolver o seu problema.

Dessa forma, dificilmente ele ficará irritado com o atendimento e ainda poderá indicar a empresa para seus conhecidos, uma vez que a resolução das demandas por parte do empreendimento é um aspecto fundamental para aumentar a satisfação do cliente.

4. Ouça os seus clientes

Outra ação imprescindível para reter clientes é saber ouvi-los. E não estamos falando somente no momento em que ele solicita um atendimento, quando possui um problema sério a ser resolvido, pois na verdade essa não é mais do que a obrigação do negócio.

Ou seja, estamos falando em disponibilizar espaços para que ele forneça feedbacks e dê sua opinião. Assim, a dor do cliente deverá ser uma das maiores motivações para que a empresa possa melhorar o seu produto ou o seu serviço, além do próprio atendimento.

Então, ouça seus clientes sempre que possível. Isso pode ser feito de diversas maneiras, que vão desde enviar constantemente formulários de feedback para medir a sua satisfação, fazer entrevistas com o intuito de fazer melhorias e até chama-los para seções de teste com o produto ou serviço para que ajudem a empresa a validar sua nova solução.

Com isso, além de se sentir importante, ele se sentirá parte do negócio. Dificilmente um cliente que possui esse sentimento trocará a empresa pela concorrência!

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Estamos em pleno século 21, época em que a tecnologia e a internet já mostraram que chegaram para ficar no sentido de melhorar a vida das pessoas e das empresas. Portanto, não faz sentido não aproveitar esses recursos para trabalhar na retenção de clientes. Mesmo porque as possibilidades são enormes.

Podemos destacar as soluções que oferecem mais opções de atendimento, tal como chat online, VoIP e CRMs. Além disso, vale mencionar ainda os softwares que são especializados em identificar padrões de comportamento, facilitando para que a empresa possa agir rapidamente conforme o cliente utiliza o seu serviço.

Além de satisfazer o cliente e, em muitos casos, surpreendê-los, adotar tecnologias desse tipo é capaz de gerar maior produtividade para a sua equipe, trazendo maior eficiência no atendimento. Obviamente, isso contribui (e muito) para a satisfação e fidelização de clientes.

Por fim, ainda que existam outras práticas focadas na retenção do cliente, tenha em mente que começando a aplicar essas recomendações que listamos nas dicas acima já é um excelente começo para dar conta desse desafio.

Agora que você já sabe como fazer a retenção de clientes, que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro sobre as melhores práticas de atendimento ao cliente!