Não é raro que, depois de algum tempo, as empresas cheguem a uma zona de conforto e parem de se desenvolver. Essa estagnação acontece porque muitos empreendedores não buscam acreditar que os seus negócios vão bem do jeito que estão. Porém, um empresário acomodado pode colocar em risco tudo o que conquistou. Logo, a inovação na empresa é essencial.

Por isso, é necessário considerar que seus concorrentes estão buscando crescimento constantemente e, para ter sucesso, é preciso ir atrás de modernização o tempo todo. É claro que o descanso é preciso, mas ele tem que ser planejado, de forma que não atrapalhe sua empresa e não afete seus clientes.

Pensando nisso, preparamos este post para que você veja como inovar em sua empresa e sair da zona de conforto. Confira agora!

Reinvente seu negócio

Mude se necessário. Você precisa reconsiderar sempre se a proposta de valor que seu negócio disponibiliza ainda é interessante para os clientes. Os tempos mudam e, com ele, as necessidades das pessoas. Não fique preso a um produto ou serviço. Compreenda sua orientação de valor e se empenhe em entregar o que o público-alvo almeja.

Um exemplo clássico disso é a questão jornalística. Os jornais impressos estão perdendo leitores, no entanto jamais se consumiu tanta informação como nos dias de hoje. Isso quer dizer que, embora o produto “jornal” esteja em decadência, a proposta de valor de entregar conteúdo jornalístico e de informar está gradativamente mais valorizada. Então, não fique ligado apenas ao formato e o altere quando for preciso.

Analise estratégias para a inovação na empresa

Quando seu objetivo é sair daquela zona de conforto que tanto atrapalha o crescimento de sua empresa, isso quer dizer que é preciso buscar novas oportunidades de mercado que ainda não foram explorados. Dessa forma, revise seu planejamento estratégico, busque criar algo diferente e, principalmente, vá atrás de novos meios tecnológicos.

Com essas práticas, sua empresa nunca ficará para trás em relação à concorrência. Além do mais, isso possibilita que novidades surjam no seu negócio com a possibilidade de oferecer novos produtos ou serviços.

Promova mudanças

As transformações são ótimas formas de estimular e promover sua saída da zona de conforto. Assim, analise se o ambiente em que seu negócio está inserido não necessita de mudanças e se a infraestrutura oferecida pela sua empresa atende as necessidades de quem utiliza seus produtos ou serviços. Caso isso não esteja acontecendo, seu empreendimento precisa ser repaginado.

O empresário que se questiona diariamente sobre o que pode ser mudado na estrutura do seu negócio dificilmente ficará estagnado, visto que é constante a sua busca por melhorias.

Use a tecnologia ao seu favor

A inovação não se resume apenas às novas ferramentas e softwares, porém eles têm um papel fundamental nesse processo. Em geral, os instantes de geração de ideias demandam a existência de informações, principalmente em relação ao mercado, aos consumidores e ao próprio empreendimento. Tais dados só podem ser extraídos se o seu negócio tiver meios de registrá-los.

Além do mais, o investimento em meios tecnológicos é relevante como vantagem competitiva. Seus concorrentes estão investindo em novos softwares, pois é de conhecimento de todos que isso proporciona retornos e ganhos como rapidez, eficácia e precisão do trabalho realizado.

Foque na terceirização de serviços

Existem vários setores em sua empresa que podem ser terceirizados para garantir economia e inovação nos negócios. No entanto, muitos empresários ainda têm dúvidas e desconfianças nessas contratações.

Dessa forma, escolha bem quem vai prestar serviços para você. Opte por uma empresa séria e que seja comprometida para minimizar qualquer risco ao seu negócio.

Quando o serviço é terceirizado, os profissionais já possuem o perfil necessário para as demandas, como também a orientação e treinamento adequados. Além disso, o contratante fica mais despreocupado com determinado setor e pode focar em outras áreas que precisam de mais atenção.

Outra grande vantagem da terceirização de serviços é a desvinculação de questões jurídicas, uma vez que o colaborador atuante está ligado à prestadora. Assim, as pendências trabalhistas são de responsabilidade da empresa contratada, não suas.

A terceirização de serviços tem um custo menor. Isso pode ser analisado facilmente, pois o controle que entraria nas planilhas do empreendimento contratante seria mais complexo, pois seria preciso englobar muitos aspectos que não existem nessa modalidade.

Invista em sua equipe

Hoje em dia, existem bastante profissionais que pensam que a inovação está apenas ligada ao desenvolvimento de novos produtos. Contudo são muitas variantes que estão relacionadas simplesmente ao aperfeiçoamento ou à renovação de processos dentro do empreendimento. E um dos melhores exemplos que se pode citar para essa questão é a motivação das equipes.

Já se foi o tempo em que essa motivação não era uma preocupação para os empresários. Depois, passou-se a aceitar esse assunto estaria ligado apenas ao salário. Atualmente, o conceito está voltado para a figura humana, por meio de um bom ambiente de trabalho, de desafios e da perspectiva de crescimento profissional.

Assim, vá atrás de outras maneiras para motivar os trabalhadores e auxilie sua empresa a manter bons níveis de compromisso e produtividade dos colaboradores!

Estabeleça metas e monitore resultados

A inovação precisa ser uma constante no seu negócio. Não basta evoluir um novo processo, é necessário colocá-lo em prática. Assim que implantar, comece a medir os resultados e compare com a performance anterior. Desse modo será possível verificar o impacto daquela inovação.

Ao ter uma nova ideia, lembre-se de que ela precisa estar em conformidade com seus objetivos. Sua prioridade é ampliar as vendas em 20%? Então não desperdice energia e tempo analisando como diminuir a conta telefônica. Para bater essa meta, pensar em alternativas de redução de custos operacionais começa a fazer todo o sentido.

Não tenha medo de errar

Os brasileiros têm medo de errar, ao contrário do que ocorre em países como os Estados Unidos. Lá, o erro é valorizado e demonstra que a possibilidade de uma quebra é menor.

Ocasionalmente, os gestores brasileiros não inovam por medo de ocasionar prejuízos. Mas não pode haver medo, pois o erro faz parte da vida. Percebendo isso, o ambiente de trabalho se torna mais propício à inovação.

E aí, gostou do nosso artigo sobre como sair da zona de conforto e aplicar a inovação na empresa? Então siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas postagens!