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6 dicas de sucesso para montar seu provedor de internet

6 dicas de sucesso para montar seu provedor de internet

Para quem sonha empreender no Brasil um dos grandes desafios é encontrar uma oportunidade de investimento viável e com retorno financeiro adequado, seja a curto ou médio prazo. Conforme indicam dados do IBGE existem 25,4 milhões de pessoas que fizeram este sonho sair do papel, e montaram uma microempresa.

Para descobrir uma oportunidade de negócio, primeiramente deve-se analisar se existe demanda para o produto ou serviço que você deseja vender. Por exemplo, em todos os lugares existem pessoas e empresas que dependem do serviço de internet, seja para trabalho, estudo ou lazer, deste modo, provedores de internet podem ser tornar um excelente investimento. Eles estão presentes desde os grandes centros, até localidades mais interioranas, em que são os responsáveis por disseminar o acesso de internet, onde os grandes grupos de telecomunicações não fazem investimentos.

Segundo a ANATEL os provedores regionais somados já são o terceiro principal fornecedor de banda larga fixa do Brasil, ou seja, existe demanda para esse serviço. Mas antes de entrar de cabeça em um negócio é necessário planejamento, ou o empreendedor vai passar a maior parte do tempo apagando incêndios que irão surgir devido a falta de organização, e não dando atenção ao crescimento de sua empresa.

Se você está decidido a investir no ramo da tecnologia e montar um provedor de internet, antes disso confira alguns pontos que preparamos para você, são cuidados que pode ser tomados previamente a concretização do negócio, que irão evitar dores de cabeça e proporcionar tranquilidade no funcionamento da empresa.

1. Investir em fibra óptica:

Trabalhar com tecnologia é estar em constante evolução, inovações surgem a todo o momento, e ficar atento a isso é fundamental. A fibra óptica, por exemplo, já conta com mais de 3 milhões de acessos, é uma tecnologia com grande potencial de crescimento. Ela transmite informações através de energia luminosa, substituindo os cabos metálicos por filamentos de vidro, processando dados na velocidade da luz. Assim como o Brasil possui linhas ferroviárias, rodovias e aeroportos, que servem para conectar pessoas a seus destinos, uma bem estruturada rede de fibra óptica se faz necessária para as telecomunicações. Cada vez mais precisamos de internet rápida, além de computadores e celulares, televisores, videogames e câmeras de segurança, tudo está ligado a rede. Deste modo, conexões de alta velocidade são uma perspectiva para esse ramo, e com a implementação da internet das coisas essa demanda só vai aumentar. Conforme a fibra óptica for alcançando diferentes lugares, as conexões via rádio e ADSL já não poderão mais competir com os cabos de vidro.

2. Suporte técnico e infraestrutura:

A internet é um serviço, em que o cliente paga um valor mensal referente ao plano escolhido para acesso, com isso, ele não está pagando apenas pela conexão, mas também por todo o suporte necessário para que ela funcione adequadamente. Então, ao investir em infraestrutura técnica e equipes qualificadas o provedor estará pronto para encarar possíveis problemas que possam surgir, evitando maiores transtornos para os clientes. Se o provedor fornecer internet via rádio, os investimentos devem ser em torres e antenas, se optar pela fibra óptica, o aluguel de postes para a passagem dos cabos deve ser cotado.

Esse investimentos em infraestrutura a princípio costumam acarretar altos custos, tendo em vista que precisam ser feitos antes de vender os links para o usuário final, ou seja, antes da empresa começar a ganhar dinheiro, por isso, devem realizados feitos mediante um bom planejamento de gestão financeira.

Tudo depende do capital inicial que o empresário deseja dispor, se o desejo é começar com poucos clientes e ir crescendo devagar, o investimento inicial é menor, mas o faturamento também será. Ao mesmo tempo que se não colocar uma margem de crescimento, não poderá obter novos clientes mantendo a qualidade previamente estabelecida.

3. Conheça o local:

De nada adianta ter clientes desejando adquirir seu serviço se a internet não chegar até eles. Por isso, vale uma análise na região onde deseja instalar o provedor. Se a cidade já possui cabeamento fibra óptica facilita a infraestrutura, caso contrário uma conexão via rádio pode ser a melhor opção. Neste caso, as condições climáticas e topográficas da região devem ser levadas em conta, pois a incidência de fortes chuvas podem afetar a qualidade da conexão. Casas localizadas no interior podem ser prejudicadas pelo nível do terreno, depressão ou locais elevados, podem dificultar o apontamento da rede.

Outra questão a ser analisada quanto ao local é a demografia da região, se for uma cidade grande quais bairros o provedor vai atender, em uma cidade do interior surge a possibilidade de atender a cidade inteira. Contudo, vale pesquisar se existem pessoas suficientes para utilizar seu serviço, inclusive o nível social e a faixa etária podem ser levados em conta. Tudo isso ajudará muito na hora de criar a estratégia de venda, já direcionando para um público em específico.

4. Análise concorrentes para se diferenciar

Provavelmente você não foi o primeiro a ter a ideia de montar um provedor de internet em uma determinada região, sendo assim, ou será o pioneiro neste serviço ou obrigatoriamente terá que lidar com a concorrência. O que parece ser um problema a princípio, ter mais de uma empresa oferecendo o mesmo serviço, pode ajudar muito na hora de estabelecer o seu próprio negócio. Isso se dá porque concorrência gera crescimento, ninguém quer ficar para trás ou perderá espaço no mercado.

Se um cliente ao buscar um determinado serviço encontrar mais de uma opção, eventualmente terá que tomar a decisão de escolher uma ou outra marca. Qualidade no serviço, preço, tempo de instalação, os fatores determinantes de escolhas dependem de cada cliente. Então antes de começar a vender o serviço de internet, vale analisar como já está sendo feito, o preço dos concorrentes, como eles se divulgam, quais os planos. Não se trata de copiar as outras empresas, mas sim perceber como você pode fazer melhor, encontrando possíveis brechas nas suas estratégias para corrigir isso em sua empresa.

5. Atenção ao montar a equipe:

Uma empresa de sucesso é feita de pessoas de sucesso, não basta um excelente gestor com conhecimento de mercado se ele não tiver uma equipe qualificada ao seu lado. Encontrar pessoas para montar seu quadro de funcionários pode ser um desafio, pois investir em equipe técnica e de atendimento é investir diretamente na satisfação dos usuários.

Encontrar a pessoa ideal para determinada função não é tarefa fácil, além de conhecimentos técnicos, é preciso analisar o nível de entrega que o candidato está disposto a oferecer e o comportamento nas relações interpessoais. O desenvolvimento de uma empresa depende no nível de engajamento de seus funcionários, trocar a equipe com frequência além de gerar custos trabalhistas, requer novas pessoas e o que leva a perda de tempo e dinheiro.

Para montar uma equipe qualificada não basta contratar pessoas competentes, é necessário fazer com que elas funcionem como um time, colaborando juntos. Fazendo com que suas habilidades se complementam, gerando conhecimento e troca de experiências. Para isso, fazê-las se sentirem bem no ambiente de trabalho é um passo importante, já que passamos a maior parte de nosso dia trabalhando, nada melhor do que estarmos em um ambiente saudável.

6. Atendimento ao cliente:

Quando se trata de atendimento, principalmente por telefone, podemos os remeter a longo tempo de espera em linha e não resolução dos problemas. Isso se dá porque as grandes empresas de telecomunicações não mantém uma relação próxima ao cliente, deste modo, ao colocar o atendimento ao cliente como um fator estratégico dentro da empresa, você ganha um diferencial perante a concorrência.

Além disso, manter qualidade no atendimento, tanto por telefone quanto presencial, é um dos fatores mais determinantes na hora de fidelizar os clientes. Os atendentes são a linha de frente no contato com o público, e muitas vezes a primeira impressão que os clientes têm do provedor. Portanto, devem estar inteirados de tudo que acontece na empresa, estando aptos a responder quaisquer dúvidas que possam surgir na hora do atendimento.

Problemas não ocorrem somente em horário comercial, se o provedor não possuir um serviço de atendimento 24 horas, o cliente ficará bastante tempo sem suporte, o que pode acarretar vários problemas, visto que, muita gente utiliza a internet para trabalho ou estudo, e a falta de acesso prejudica muito sua rotina.

Agora que você já conferiu nossas dicas e está pronto para alavancar seus negócios, saiba mais como nossos serviços de Contact Center e Pesquisa para provedores podem ajudar o seu provedor de internet.

2 Comentários

  • Rafael Dantas
    2020-12-19 20:37:52 Responder

    Opa tudo bem? Parabéns pelo site suas dicas realmente são
    úteis. Estou começando no markting digital e com seu artigo
    já tenho uma boa ideia do que fazer. Valeu!

    Taís Teixeira
    2020-12-21 11:07:32 Responder

    Que bacana Rafael, ficamos felizes em contribuir de alguma forma. :)

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