background

6 dicas essenciais para equilibrar trabalho e vida pessoal

6 dicas essenciais para equilibrar trabalho e vida pessoal

As pessoas têm trabalhado cada vez mais nos últimos anos. No Brasil, estima-se que os profissionais trabalham, em média, 43,5 horas por semana, ou 8,7 horas por dia. O número é maior do o registrado em países como Dinamarca, França e Estados Unidos, onde a média é 38,3, 40,5 e 43 horas, respectivamente. Com uma rotina tão atribulada e agitada, fica difícil conciliar trabalho e vida pessoal, independentemente do cargo, função e idade.

Cabe lembrar que, além das horas de trabalho diárias, os profissionais têm apostado em cursos de especialização, idiomas, entre outros, para garantir posições de destaque nas empresas.

Mas, apesar desses desafios, é possível e necessário equilibrar os dois mundos. Essa prática ajuda a melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade e, claro, evitar problemas pessoais e na carreira profissional. Além disso, o equilíbrio ajuda a aumentar a satisfação no ambiente de trabalho.

Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais para conquistar esse objetivo. Confira no post de hoje!

Como conciliar trabalho e vida pessoal?

Todos os dias, ouvimos pessoas falando sobre como conseguem, em 24 horas, dormir, trabalhar, levar os filhos à escola, brincar com eles à noite, ir ao cinema, jantar com os amigos etc.

Também ouvimos essas mesmas pessoas reclamando do cansaço extremo no dia seguinte ou da cabeça que não consegue se desligar um segundo sequer.

A verdade é que muitos profissionais ainda enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com as atividades pessoais.

O problema é que a ausência desse equilíbrio pode afetar diretamente o dia a dia, já que se você não for produtivo na empresa, suas chances de sucesso serão pequenas, ao passo que deixar os relacionamentos pessoais de lado pode afetar negativamente sua qualidade de vida, já que a tendência é que o estresse aumente.

Por isso, é preciso se esforçar um pouco para alcançar o equilíbrio. O primeiro passo é, justamente, não tentar separar os assuntos como se eles fossem totalmente distinguíveis. Na verdade, é preciso se lembrar de que eles são complementares.

Listamos algumas outras práticas:

1. Deixe os assuntos profissionais no trabalho

É muito comum levarmos os assuntos ou problemas do trabalho para casa, mas ao contrário do que imaginamos, isso é totalmente prejudicial para a produtividade.

Por isso, o ideal é deixar as preocupações profissionais no trabalho, incluindo-as em uma lista de assuntos pendentes a serem resolvidos no dia seguinte. Encerre o expediente de verdade!

Lembre-se de que os momentos fora do escritório devem ser utilizados da melhor maneira possível, para relaxar e pensar em outros assuntos. Não trabalhe aos fins de semana; pergunte como foi o dia do seu filho, esposa (marido); planeje viagens e roteiros para o fim de semana; teste receitas novas; cuide de si mesmo e da sua saúde.

É importante focar em coisas novas e entender que os seus problemas do trabalho não devem ser pauta diária em diálogos com sua família e amigos.

2. Planeje-se

Organização é tudo. Por isso, é importante planejar e ter disciplina para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Para ajudar, tenha sempre em mente quais são as suas atividades e priorize-as. Dessa forma, é possível deixar claro quais são as tarefas, aumentando a produtividade. O mesmo serve para a vida profissional.

Estabeleça uma rotina diária para conversar e se dedicar a você, a sua família e amigos. Ocupe o seu tempo com coisas que realmente lhe dão prazer.

Uma boa dica é fazer uma agenda semanal, com a distribuição das tarefas (pessoais e profissionais) e prazos. Essa visão geral diminui o nível de estresse e ajuda a organizar melhor o dia a dia. Considere, também, os imprevistos e deixe 20% de tempo livre para eles.

3. Saiba dizer não

A grande maioria das pessoas tem dificuldade em dizer “não” e isso é um grande problema para a produtividade e o gerenciamento de tempo. Ao aceitar sempre as demandas, é natural que não haja organização ou que o tempo no escritório aumente. Afinal, como você conseguirá dar conta de tudo ao mesmo tempo?

Por isso, é importante que as pessoas saibam dizer “não” quando necessário. Todo mundo tem um limite!

4. Seja flexível e delegue atividades

Um dos maiores problemas das pessoas é, justamente, não abrir mão de algumas responsabilidades ou convicções. Apesar de o planejamento ser importante, não é preciso tornar-se escravo da agenda.

O ideal é que as pessoas aprendam a pedir ajuda quando estão sobrecarregadas e, principalmente, atribuam e deleguem tarefas a outras pessoas.

Ao compartilhar ações e conhecimentos, você aumenta sua produtividade e, principalmente, ajuda os outros a crescerem.

5. Desconecte-se

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é comum que todos deixem os celulares sempre conectados ao Facebook, LinkedIn e, principalmente, agendas e e-mails corporativos. No entanto, é preciso evitar que isso interfira na sua vida pessoal.

O segredo é desligar o celular sempre que possível ou, simplesmente, desativar as notificações. Além disso, recomenda-se ter um telefone corporativo e não passar seu número pessoal para clientes ou parceiros de trabalho.

Isso pode fazer com que liguem ou mandem mensagens no meio da noite ou no fim de semana para resolver problemas e tirar dúvidas.

Lembre-se de que até mesmo diálogos rápidos podem atrapalhar o seu momento de descanso, já que não permitem que você se desconecte facilmente.

6. Divirta-se

Dê um tempo da rotina para sair com os amigos, viajar e passear com a família. Estar ao lado de pessoas queridas é importante para equilibrar a vida. Mude o seu comportamento e coloque seus relacionamentos e sua diversão, sempre, ao lado do trabalho.

Podemos dizer que tudo se resume a escolhas e consequências. Por isso, é preciso saber priorizar e se organizar para garantir o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Afinal, o sucesso está diretamente ligado à produtividade e a fazer escolhas sábias, a fim de utilizar seu tempo da melhor maneira possível.

Se aplicar essas dicas, certamente você conseguirá equilibrar trabalho e vida pessoal de uma maneira mais eficaz. Todavia, lembre-se de que o desafio é diário. É preciso se esforçar para garantir uma melhor qualidade de vida e mais sucesso profissional!

Gostou do nosso artigo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades.

2 Comentários

  • Ana
    2019-12-09 17:40:08 Responder

    Boa tarde. Acredito, que para atingir as metas - especialmente na nossa vida profisional, precisamos planejar as coisas - nao se consegue fazer nada sem planejamento :( Eu pessoalmente penso de utilizar as ferramentas digitais como http://kanbantool.com - parece boa solucao para as pessoas sempre ocupadas :) Obrigada

    Taís Teixeira
    2019-12-11 19:04:49 Responder

    Oi Ana, com certeza quem planeja consegue se prevenir e agir com cautela.
    Nos que agradecemos teu comentário e tua contribuição. ?
    Ótimo dia!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.