background

Afinal, o que é algoritmo?

Afinal, o que é algoritmo?

Para ler esse texto você provavelmente está utilizando um computador ou dispositivo móvel, mas você sabe como chegou até aqui? A resposta está nos algoritmos, neste caso um algoritmo de busca entendeu o que você estava procurando e te direcionou para cá. Utilizamos o computador para diversas atividades do dia a dia, já virou item indispensável no trabalho ou nos estudos, mas para ele entender os comandos que você dá é preciso haver um linguagem de programação por trás disso, e os algoritmos são o que fazem isso acontecer.

Algoritmo é um conjunto de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema, ele indica o passo a passo de como fazer algo, podem ser mais ou menos complexos. Não se restringe apenas a computação, manuais, receitas, regras matemáticas, tudo isso pode ser considerado algoritmo.

Essa sequência de instruções deve ser finita e definida com clareza. Um algoritmo não responde o que fazer, mas sim como fazer. Na computação é um conjunto de passos para que um programa possa realizar uma tarefa, um computador só executa aquilo que mandamos ele fazer, esses comandos devem ser definidos previamente, o programador deve expressar essa sequência em uma linguagem que o computador entenda, para que então a máquina consiga lê-los e realizar o que lhes foi solicitado.

Para um algoritmo ser bem escrito ele deve possuir todas as etapas com clareza, por exemplo, se você for montar um móvel de sua casa e o manual não possuir todas as informações provavelmente você não conseguirá finalizar a tarefa, do mesmo modo, uma máquina ao ler um algoritmo que não esteja completo, seu funcionamento ficará comprometido.

Eles estão por toda a internet, Google, Netflix, Facebook, possuem algoritmos que direcionam o que vamos ver, a internet possui uma infinidade de dados e coisas para serem acessadas, de modo que, eles apontam qual a melhor música para ouvirmos ou filme para assistir, baseado naquilo que já foi visto por você.

Principalmente quanto às redes sociais, ao começarmos a seguir páginas e pessoas que produzem um determinado tipo de conteúdo, receberemos cada vez mais coisas voltadas para aquele assunto. O que a princípio pode representar uma vantagem, afinal você terá acesso a mais conteúdos que gosta sem precisar ficar procurando por ai. Contudo, a medida em que você só acessa um tipo de conteúdo, pode acabar entrando em uma bolha social, ou seja, a internet vai automaticamente limitar o que é mostrado para você, deixando de fora algo que poderia ser interessante, mas que não passou no filtro dos algoritmos.

Relação homem-máquina

Para fazer um algoritmo é preciso encontrar um problema a ser solucionado, em seguida elaborar uma sequência de passos e resolvê-los, depois representar esses dados em uma linguagem de programação. Podemos fazer algoritmo para realizar atividades do dia a dia, que seriam repetitivas para seres humanos, deste modo, otimizando o processo e economizando tempo.

De redes sociais até inteligência artificial, os algoritmos estão presentes em todo o lugar, não significa que as máquinas irão substituir os seres humanos, mas a relação entre homem e tecnologia ficará cada vez mais próxima. Computadores conseguem fazer processos em larga escala, carros automáticos, conexão 5G, internet das coisas, tudo isso vai alterar a forma com que nos relacionamos como sociedade, pois teremos algoritmos fazendo a mediação de processos.

Cabe a nós acompanharmos esse processo de perto, para saber como tirar melhor proveito dessas tecnologias. Afinal, quem programa para que as coisas aconteçam é um ser humano, a máquina apenas executa com precisão o que foi mandado. Muitas evoluções em áreas como saúde e educação só foram possíveis graças à tecnologia, porém como vimos ela sozinha não faz nada, somos nós seres humanos que devemos ter conhecimento para que junto com as máquinas construirmos um mundo melhor.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.