background

Backup corporativo: A tranquilidade de preservar seus arquivos em segurança

Backup corporativo: A tranquilidade de preservar seus arquivos em segurança

Manter arquivos corporativos organizados, como documentos, planilhas, relatórios e cadastros, é um fator primordial no funcionamento de qualquer empresa. Inclusive, muitas delas dependem de um sistema de gestão para realizar os processos organizacionais, deste modo, é ideal deixá-los seguros e ao alcance do colaborador. Se houver algum problema com esses arquivos, como ataques via web, desastres naturais ou falhas de sistema, e a empresa não possuir um sistema de backup, eles podem ser perdidos e gerar uma grande dor de cabeça para recuperá-los ou até mesmo, não conseguir tê-los de volta. Esses problemas nem sempre são previstos, podem ser tanto virtuais, como ciberataques em servidores, ou físicos, como incêndios e panes elétricas. Em qualquer caso, informações confidenciais sobre clientes podem sumir de uma hora para outra.

Para evitar isso é preciso fazer um backup desses arquivos, que é uma cópia dos dados armazenados em um outro dispositivo, de modo que, se o primeiro for perdido, haverá uma cópia de segurança. Ele pode ser realizado em hospedagem virtual, mandando seus arquivos para a nuvem, ou física, salvando em outras mídias como servidores e data centers. No segundo caso, é interessante que as unidades de backup estejam em local diferente da original, caso contrário um incêndio pode acabar com ambas.

Backup corporativo em nuvem

Como vimos, no sistema de backup em versão física é utilizado um dispositivo externo para a armazenagem dos dados, ele pode ser um HD, servidor, data center, independente da escolha irá requerer um local seguro para a instalação das mídias. Assim como os dados originais, o backup também estará exposto a falhas de componentes, desastres naturais e desgaste com o tempo das mídias, além de exigir manutenção periódica.

Com o backup em nuvem, não há necessidade de um componente físico, um sistema emite uma cópia dos arquivos gerados pela empresa, e os dados são mandados via internet, ficando salvos na nuvem. Mas o que é essa nuvem? São servidores de alta performance destinados exclusivamente para armazenagem de dados. Eles estão localizados em ambientes controlados de temperatura e pressão, proteções contra alagamentos, para-raios e diversos dispositivos de segurança para manter a integridade dos arquivos.

Para utilizar o backup em nuvem é preciso contratar uma empresa especializada, que possua toda essa estrutura de armazenagem. Com essa terceirização o gestor se livra da preocupação de armazenar seus arquivos, ganhando segurança para prosperar com seu empreendimento. Sabendo que seus dados estão protegidos e monitorados por especialistas de segurança.

Se a empresa for atacada por algum vírus, ou os computadores sofrerem danos, o gestor não terá a preocupação de ter os arquivos perdidos, pois eles estarão em segurança nessa “nuvem” de servidores. Podendo se concentrar em resolver a situação ocorrida e logo após, ter acesso aos seus arquivos normalmente via internet. Não prejudicando o funcionamento da empresa, pois ela não irá parar por falta de dados, não deixando os funcionários parados.

Economia de gastos e segurança

Pelo fato de não ser necessário investir em estrutura de armazenamento, nem em uma equipe qualificada para operar o servidor físico, o backup em nuvem representa uma economia de custos. Pois toda a viabilidade e responsabilidade de infraestrutura fica a cargo da empresa terceirizada, assim como a tecnologia, manutenção e treinamento de equipe. Quando precisar utilizar o backup basta a equipe acessar remotamente os conteúdos.

Um dos maiores problemas quando falamos em internet e transferência de arquivos é a segurança virtual. Um backup pode conter dados sigilosos de clientes e informações que se forem acessadas por pessoas mal intencionadas podem causar grandes transtornos. Em um armazenamento de backup online os arquivos ficam criptografados, e somente consegue acessá-los usuarios com prévia autorização.

O conceito de nuvem a cada dia mais vem fazendo parte de nossa realidade, plataformas streaming, por exemplo, já aposentaram as mídias físicas. Os videogames em breve também serão transmitidos por nuvem, e com a popularização da Internet das Coisas viveremos ainda mais em um ambiente que mistura objetos físicos com conexão digital.

Você pode acompanhar em nosso blog mais conteúdos sobre tecnologia, nos siga também nas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.