background

Como uma equipe diversificada fortalece o quadro de funcionários

Como uma equipe diversificada fortalece o quadro de funcionários

A pluralidade de perfis como fator de sucesso

Montar uma equipe de sucesso, engajada com a empresa e compartilhando dos mesmos valores, é o sonho de qualquer empreendedor. Encontrar a pessoa ideal para a vaga não é uma tarefa fácil, é necessário avaliar comprometimento, conhecimentos técnicos e comportamento humano. Cada pessoa é um universo particular de possibilidades, com suas características e particularidades únicas. O desafio é tirar proveito dessas individualidades para ganho coletivo, fazendo com que todo o mundo tenha a mesma vontade, o mesmo sonho de crescer, mas cada um agindo de sua maneira.

Acompanhe agora algumas dicas de como administrar uma equipe de trabalho diversificada e como ela pode auxiliar no desenvolvimento de sua empresa.

Comece no recrutamento:

Na hora da seleção de candidatos, pode haver em detrimento da vaga, uma busca de perfis parecidos, baseando-se nas exigências do cargo. O que pode gerar uma homogeneidade de colegas, que provavelmente não terão problemas em trabalhar juntos. Mas a troca de experiências será limitada, pois eles já convivem no mesmo meio. Já uma equipe diversificada é mais completa, está diariamente aprendendo algo novo, onde cada um tem a sua maneira de ver o mundo. Com essa pluralidade de características, o ambiente de trabalho se torna culturalmente mais rico, desenvolvendo aqueles que estão inseridos nele. Por meio da convivência, da rotina e do trabalho em conjunto, será possível absorver os conhecimentos oriundos dessa diversidade, as diferentes opiniões e ideias irão contribuir positivamente para a equipe como um todo.

Deste modo, não se limite na escolha dos candidatos a vaga, dê preferência para as suas qualificações e não pelo seu estilo de vida, sabendo que as habilidades profissionais não tem relação com gostos pessoais. Deixe isso visível para quem quer trabalhar em sua empresa, se desde o processo de recrutamento os candidatos perceberem que não serão de modo algum discriminados e que a empresa valoriza a diferença, ficarão mais à vontade para ser quem realmente são.

Ambiente de trabalho incentivador:

Além de uma equipe diversificada o ambiente de trabalho tem que ser colaborativo, proporcionar a troca de conhecimentos sem barreiras culturais ou de setores. Isso pode se dar por meio da criação de salas de convivência, por exemplo, um espaço de integração que estimule a troca de ideias entre os colegas, aproximando os setores e gerando um ambiente empresarial mais saudável. O importante é fazer o colaborador se sentir à vontade, para que ele aja de forma natural, quando ele perceber que pode ser quem realmente é vai ficar ainda mais motivado.

A realização de eventos internos, como palestras, festas de finais de ano, e atividades que incentivem o trabalho em equipe, podem auxiliar nesse processo. Fazendo com que o funcionário se sinta bem e tenha liberdade para expressar suas ideias, aplicando a gestão de felicidade como fator estratégico no planejamento.

Transforme o grupo em equipe:

Excelentes profissionais não são garantia de um grupo de trabalho produtivo. Formar uma equipe de sucesso não se trata apenas de excelentes contratações, é preciso um gerenciamento estratégico para que elas funcionem colaborando como equipe. Cada vez mais o modelo de trabalho passa do individual para o coletivo, cabe ao gestor elaborar ferramentas para fortalecer as relações entre os funcionários. O excesso de competição entre colaboradores pode gerar conflitos, fazendo-os agir de forma a se preocupar mais consigo do que com a equipe. Se isso não for muito bem trabalho pelo gestor, com o tempo situações que prejudiquem o trabalho podem surgir, como rivalidade e as famosas “panelinhas”.

É tarefa do gestor transformar essa competição em competitividade, um clima cooperativo em que os colaboradores buscam se ajudarem. Trabalhando em conjunto para um objetivo comum, utilizando suas habilidades de modo complementar e com interesse mútuo. Criar ferramentas para que os colaboradores entendam o real valor do serviço que prestam, de como ele faz a diferença na vida das pessoas. Quando eles tiverem esse propósito de atuação a motivação virá de forma natural.

Quanto mais aberto o diálogo mais proveito é possível se extrair da diversidade cultural. Abrir espaço para a equipe contribuir com ideias, dando a oportunidade para que os colaboradores possam opinar, quando o profissional é ouvido se sente valorizado, aumentando seu grau de responsabilidade pois tem a consciência de que ele faz a diferença na empresa.

Cultura de diversidade na empresa:

Agora você já sabe a importância de manter uma equipe diversificada, mas de nada irá adiantar montar um time heterogêneo se a sua empresa não estiver preparada para a pluralidade de perfis. Muitas empresas possuem uma cultura engessada, que carregam desde o seu nascimento, neste caso, um processo de adaptação será necessário para receber o novo perfil de integrantes.

Cultura organizacional são valores compartilhados pelos membros de uma equipe, diretrizes que guiam o comportamento, práticas e hábitos de seus participantes. Esse conjunto todo cria a personalidade da empresa, que será transmitida e vivida diariamente.

Por meio dessa cultura é possível fazer a inclusão da diversidade no ambiente de trabalho, garantindo que os funcionários não terão tratamento diferente por serem diferentes. Umas das maneiras mais didáticas de estabelecer isso é com a criação de um código de conduta interno, um documento que serve de guia para o modo de agir da equipe. Através dele é possível estabelecer uma cultura inclusiva e acolhedora.

Um ambiente de trabalho com formações variadas, em que os funcionários interagem com seus diferentes pontos de vista, aproxima a empresa da realidade do mundo em que vivemos. Em que cada um colabora com aquilo que sabe, transformando o espaço em um local de aprendizado que está em constante evolução.

Gostou desse? Veja mais em nosso blog, estamos também nas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.