background

Workaholic e Worklover: entenda esses comportamentos profissionais

Workaholic e Worklover: entenda esses comportamentos profissionais

Você já ouviu falar em workaholic? E worklover? São comportamentos profissionais que, à primeira vista, são muito parecidos, no entanto, enquanto um pode ser muito prejudicial, o outro é completamente saudável e pode te ajudar a obter sucesso.

Hoje falaremos um pouco a respeito de cada um deles para que você consiga não apenas distingui-los, como também avaliar se está encaixado em algum desses perfis. Continue a leitura e confira!

Workaholic – Viciado no que faz

Por vezes é possível encontrar pessoas que se autodenominam workaholic com orgulho, por acreditarem que esse é um comportamento profissional vantajoso.

Acontece que, mesmo que um workaholic tenha como objetivo gerar resultados e ter reconhecimento, ele abre mão de muitos aspectos, como sua vida social e momentos de lazer.

Geralmente são bem-sucedidos, entretanto, com o tempo podem entrar em “colapso”, trazendo prejuízos para a vida pessoal e profissional.

Existem alguns comportamentos que são típicos de um workaholic. Separamos alguns deles:

  1. A vida pessoal e profissional sempre estão distintas, mas ele geralmente prioriza as questões do trabalho, mesmo quando está com a família. Checando e-mails e sempre atento a celulares e outros dispositivos, que acabam tomando muito do seu tempo.
  2. Deseja sempre dar o melhor de si, mas também exige ser reconhecido, o que pode gerar frustrações por não saber como lidar ao ficar em segundo lugar ou receber críticas.
  3. Tem noção do que o trabalho envolve e investe o tempo que for necessário para alcançar seus objetivos. Por isso, é comum que trabalhe mais de doze horas e até a exaustão, sem se importar que essa atitude precise se repetir por vários dias ou mesmo sempre.
  4. Os horários que deveriam ser usados para alguma atividade prazerosa são preenchidos com tarefas e atividades que, por vezes, são relacionadas ao trabalho.
  5. Normalmente o workaholic sofre de insônia ou tem um sono bastante agitado e superficial. Embora durma mal e/ou durma pouco, ele não sente falta de descanso durante o dia.
  6. Durante o horário de almoço fica dentro do próprio escritório ou tem um local muito próximo em que se alimenta no menor tempo possível, sempre checando mentalmente as tarefas que tem para fazer. Não se desconecta do trabalho.
  7. Consegue trabalhar em qualquer local, pois não se importa de estar em um hospital ou passando as férias em uma pousada; o objetivo é sempre trabalhar mais e mais.
  8. Coloca o trabalho acima até mesmo da própria saúde, deixando de lado exames e consultas médicas para trabalhar.

Worklover – Apaixonado pelo que faz

Uma pessoa que é worklover ama o que faz e, por esse motivo, coloca grande parte de suas energias em suas tarefas profissionais.

A grande diferença entre um worklover e um workaholic é que dificilmente você verá o último reclamando de seu trabalho. Por ser apaixonado pelo que faz, não faz distinção entre sua vida pessoal e seus negócios, afinal, ele é parte de suas realizações pessoais.

O objetivo de quem tem esse comportamento profissional não é apenas gerar resultados, mas também fazer de seus interesses e preferências parte de suas atividades.

Basicamente, o workaholic visa aos resultados, enquanto o worklover gosta do processo realizado até que eles sejam atingidos. Será que você é um worklover? Veja algumas das características que podem ajudar você a responder a essa pergunta.

  1. Enquanto muitas pessoas reclamam que as horas parecem intermináveis e anseiam pelos finais de semana, o worklover acredita que o tempo passa muito rápido e não tem pressa para terminar a tarefa logo, pois deseja fazê-la cada vez melhor.
  2. É muito focado durante o expediente e quando é necessário faz hora extra, mas não exige que outros façam o mesmo, já que ele faz isso por prazer. A quantidade de trabalho não o assusta, pois ele a encara como responsabilidades que são valiosas para o negócio e para ele.
  3. Quando percebe que sua rotina está interferindo em sua saúde, tenta relaxar e nunca abre mão de compromissos como consultas médicas e check ups. Está sempre preocupado em manter mente e corpo funcionando para dar o melhor de si.
  4. Pede ajuda quando necessário, pois não tem que ser o melhor sempre. Na verdade, sua motivação é interna, o que significa que ele não precisa de reconhecimento e dividir a conquista com colegas.
  5. Transforma o horário de almoço em um período agradável e, ainda que pense em trabalho, não deixa que isso interfira negativamente nessa atividade.
  6. Tira férias e as aproveita para descansar, mas antes analisa o período mais adequado para que a empresa não seja prejudicada.
  7. Tenta dormir o necessário para acordar bem-disposto para o trabalho.
  8. Não abre mão do tempo que tem com a família e os amigos, ainda que possa falar de trabalho em algumas ocasiões, já que esse é um de seus maiores interesses.
  9. Está sempre buscando as novas tendências e aprendendo continuamente.

Mudando comportamentos profissionais

Como podemos perceber, ambos os comportamentos são parecidos em alguns aspectos, mas têm características de fato muito distintas. Acontece que é bem raro um workaholic se dar conta sozinho de que não apenas ama o que faz, mas tem um comportamento compulsivo e prejudicial.

Ainda que ele seja muito motivado, dificilmente estará satisfeito, mas só se dará conta disso quando sua vida profissional, social, familiar ou sua saúde já estiver comprometida.

Todos os seres humanos sentem-se bem por cumprirem uma função, mas é essencial saber que a vida vai além dos negócios.

Dosar a quantidade de atividades e conciliar vida profissional e pessoal — incluindo horários de lazer, leitura de livros, tempo com a família, reuniões com amigos e outras tarefas não relacionadas ao trabalho — de fato não é fácil, mas o equilíbrio pode e deve ser encontrado.

Caso seja necessária, a ajuda de um profissional como um coach e/ou um terapeuta pode ser uma boa opção. Você verá como os resultados podem surgir com muito mais facilidade, sem estresse, e até com mais excelência quando os comportamentos profissionais são saudáveis.

Você se identificou com algum desses dois perfis? E seus amigos, são worklovers ou workaholics? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude-os a descobrir!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.