background

Consumo Consciente: Sustentabilidade para o meio empresarial

Consumo Consciente: Sustentabilidade para o meio empresarial

A todo o momento somos instigados a consumir cada vez mais, desde que acordamos já somos bombardeados por anúncios nas redes sociais. Outdoors espalhados pela cidade oferecem produtos de todo o tipo, são campanhas de marketing fazendo um trabalho agressivo em cima do consumidor. Produtos de higiene, alimentos, vestuário, esse consumismo exagerado não gera apenas lucro para as empresas, o impacto ambiental que uma indústria causa deve ser analisado de perto. Não ficando ligado somente a poluição, desde embalagens plásticas consumidas pelos funcionários até a cadeia interna de produção.

Criar uma cultura de consumo consciente é abrir os olhos para como a sua empresa está se relacionando com o meio ambiente. A procura por se destacar no mercado, produzindo cada vez mais e melhor, deve vir atrelada ao um cuidado com os recursos naturais utilizados nesse processo. Analisando os métodos de produção para buscar estratégias que minimizem o impacto negativo, permitindo o desenvolvimento de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.

Pequenos hábitos diários individuais constroem uma consciência coletiva, para isso a empresa deve trabalhar meios de incentivar os colaboradores a repensarem as suas atitudes, de modo a garantir a sustentabilidade do planeta. Mantendo um equilíbrio entre a necessidade real do consumidor e a preservação do meio em que estamos inseridos. Não se trata de deixar de adquirir algum produto, mas selecionar com atenção do que está sendo comprado, a sua origem e como será descartado, observando se será prejudicial ao meio ambiente, em caso positivo procurar alternativas para o mesmo.

APLICANDO NA PRÁTICA

Para criar uma cultura sustentável é preciso desenvolver o consumo consciente dentro da organização, estimular nos funcionários a vontade de fazer parte desse movimento a favor do meio ambiente. A melhor forma é através da informação, mostrar os benefícios de um programa de sustentabilidade e os perigos que um consumo desordenado pode causar. O consumo consciente precisa estar interligado a cultura da empresa, fazer parte dos seus ideais de existência, para que então possa ser vivido diariamente por todos que fazem parte da organização.

Vamos ver algumas dicas de como começar a implementar um consumo sustentável dentro de sua empresa, o mais importante é começar, nem que seja com pouco. Com o tempo ir aprendendo e otimizando esses processos, colocando a sustentabilidade com um fator a ser considerado nas estratégias organizacionais.

Coleta Seletiva e reciclagem:

Separar o tipo de material na hora do descarte além de tornar o ambiente mais limpo, pois cada classe terá um destino certo, ajuda muito as empresas que fazem o recolhimento desses materiais. Deste modo, os objetos eletrônicos por exemplo, não se misturam com os resíduos orgânicos, que podem virar adubo. Para isso cada lixeira deve possuir os compartimentos adequados, orgânicos, recicláveis, lixo eletrônico, devidamente identificados.

Muitas cidades ainda não possuem um sistema de coleta seletiva urbano, deste modo, de nada adiantará separar o lixo internamente, pois quando ele for recolhido ele será misturado com os demais. Uma alternativa neste caso, é entrar em contato com alguma cooperativa de reciclagem ou compostagem, passando diretamente para ela dar o destino correto aos materiais.

Uso de materiais sustentáveis:

Muitas empresas ainda possuem todos os seus processos em papel, o que gera uma enorme quantidade desse material sendo descartado ao final do dia. Algumas tecnologias já possibilitam levar para o digital o que era feito em papel físico, diminuindo assim o consumo de descarte de papel. Você pode ainda optar por papéis recicláveis, em casos onde ele é necessário. Em uma empresa onde trabalham várias pessoas, é comum a utilização de toalhas papel os banheiros, para a secagem de mãos. Vale pesquisar um pouco sobre os secadores de mãos que utilizam ar, não descartando nada no meio ambiente.

Não somente o uso de papel pode ser economizado, copos plásticos usados para tomar água ou aquele cafezinho, podem ser trocados por copos de vidro e canecas, basta apenas organizar um espaço para serem lavados após o uso. Alguns equipamentos antigos consomem bastante energia elétrica, uma atualização além de diminuir o consumo de energia irá representar uma economia na conta de luz.

Energias renováveis:

No Brasil ainda é predominante o uso de hidrelétricas, contudo aos poucos a população vem abrindo os olhos para outras formas de se produzir energia, principalmente no mundo corporativo. Conforme dados da Aneel, um terço dos painéis solares estão colocados em empresas, o que já mostra a preocupação dos empresários em produzir energias renováveis.

A longo prazo representa uma economia na energia gasta, além de ser totalmente renovável, cada painel solar não irá agredir o ambiente de forma alguma, captando apenas a energia liberada pela luz solar. Dependendo do modelo instalado elas podem servir também para aquecimento de água de piscinas e banheiras.

Fornecedores íntegros

Uma empresa só constrói um ambiente sustentável se todos os envolvidos estiverem engajados e trabalhando para isso. Desde o estagiário ao presidente, se uma pessoa não faz a sua parte compromete o trabalho de todas as outras. Isso não se restringe apenas ao quadro de funcionários, os fornecedores dos produtos consumidos também deve compartilhar dessa visão de mundo.

Não adianta uma empresa possuir todo um programa de sustentabilidade se faz negócios ou adquire produtos de outra que já é conhecida por agredir o ambiente, por exemplo. Ao escolher os fornecedores ou prestadores de serviço para atender a sua empresa, deve-se levar em conta não somente o custo-benefício, mas os valores empresarias e o engajamento com o meio ambiente.

Empresas que já possuem um plano de sustentabilidade implementado, além de uma análise nos custos de produção, podendo gerar economia de gastos, irá fortalecer a sua marca perante os clientes, criando uma identidade própria de respeito e cuidado com o meio ambiente. Um consumidor que seja engajado em causas ambientais, irá procurar uma empresa que compartilhe de sua visão para fazer negócios, deste modo, estabelecendo um nicho de mercado próprio.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.