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Descubra 5 passos para aumentar o market share da sua empresa

Descubra 5 passos para aumentar o market share da sua empresa

Todo empreendedor que ver a sua empresa crescer e se tornar cada vez mais relevante na sociedade, não é verdade? Ver o seu negócio se desenvolver é uma satisfação enorme — e o principal caminho para isso é aumentar market share.

Market share significa participação de mercado, e, como sugere o termo, é a parcela do mercado que uma organização ocupa no seu segmento.

Portanto, se há, por exemplo, 15.000 clientes de provedores de internet na sua região e você atende 7.500 pessoas, sua empresa possui 50% de market share, os demais estando distribuídos pelos concorrentes.

Elevar a participação de mercado do seu negócio é importante por diversos motivos: o aumento no faturamento poderá impulsionar novos investimentos; sua marca se tornará mais relevante na sociedade; e os seus correntes terão menos espaço de expansão.

Mas, então, como fazer para aumentar market share? É o que vamos descobrir agora, com 5 ótimas dicas! Confira:

1. Defina uma boa política de preços

Como você deve saber, definir preços não é tão simples quanto parece. Uma série de fatores devem ser observados de modo a criar uma política certeira, como:

  • concorrentes: qual é a média de valores cobrados pelos seus concorrentes? Esse dado é crucial para se posicionar frente a eles e alcançar clientes.
  • posicionamento: você quer se estabelecer como uma empresa de preços competitivos ou com valores um pouco mais elevados, mas com um nível de serviço superior?
  • objetivos: a definição de preços também deve considerar as metas do negócio, como aumentar market share, expandir a região de atuação ou maximizar lucros.
  • custos: é claro, as quantias cobradas devem cobrir todos os custos diretos e indiretos da operação — do contrário, sua empresa ficará no prejuízo!

2. Adote uma estratégia de marketing

O marketing é a fórmula ideal para tornar a sua empresa mais conhecida e, dessa maneira, alcançar novas pessoas e aumentar market share. Mas, para isso, é preciso criar uma estratégia coerente.

Primeiramente, conheça o seu público-alvo: faixa de idade, perfil de uso, faixa média de renda etc. Após isso, será possível direcionar suas ações de publicidade a esse público, e obter resultados mais eficazes.

Uma excelente ferramenta de marketing, especialmente no caso dos provedores de internet, são as promoções. Criando promoções atrativas e que, realmente, ofereçam benefícios, você conquistará uma boa parcela de clientes insatisfeitos com os concorrentes.

3. Crie um plano de fidelização de clientes

Para aumentar market share é importante não só conquistar novos clientes, mas manter os atuais por meio de um ótimo pós-venda. Caso contrário, você permanecerá sempre no mesmo patamar — e não é isso que queremos, certo?

Portanto, é fundamental estabelecer um bom plano de fidelização, que atenda às seguintes vertentes:

  • qualidade no atendimento e no suporte técnico — já que grande parte das pessoas trocam de provedor por estarem insatisfeitas com a forma como são atendidas;
  • programa de vantagens que ofereça benefícios atrelados à fidelidade — como, por exemplo, descontos em contratos ou planos maiores e bônus atrelado ao tempo pelo qual o cliente está com você;
  • promoções voltadas aos fregueses antigos — como vantagens na migração de planos, a fim de que eles não sintam que somente os novos clientes são beneficiados.

Nesse sentido, uma estratégia amplamente adotada por grandes operadoras é oferecer descontos àqueles que aceitam permanecer no provedor durante um período preestabelecido (normalmente de um ano), sob a pena de pagar multa por quebra de contrato.

Trata-se, contudo, de uma faca de dois gumes: reduzir as chances de cancelamento do contrato é vantajoso para a empresa, mas é preciso oferecer descontos reais, que o diferenciem dos preços da concorrência, e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do serviço.

4. Faça uma boa análise da concorrência

Da mesma forma que você, os concorrentes também buscam aumentar market share e conquistar novos clientes. Portanto, é importante conhecer cada uma das empresas que competem com a sua e quais são as suas estratégias.

Sua análise da concorrência deve considerar pontos como política de preços, área de atuação, qualidade do suporte e atendimento, qualidade da conexão, promoções e estratégias de publicidade. Mas por que saber isso tudo?

Simples: por meio dessa análise, seu negócio será capaz de identificar os pontos falhos dos concorrentes, atender a esses pontos e, dessa maneira, ocupar esse vácuo.

Do mesmo modo, saiba que os concorrentes estão de olho em você, portanto, é importante oferecer um atendimento e um serviço de excelência para evitar que eles conquistem os seus clientes.

5. Tenha um atendimento de excelência

Não é exagero afirmar que pouco adianta oferecer uma boa conexão por preços competitivos se o atendimento deixa a desejar.

É cada vez mais comum que as pessoas optem por pagar um pouco mais para não ter dor de cabeça quando precisam ser atendidas. E as empresas, cada vez mais cientes disso, investem em bom atendimento com o objetivo de aumentar market share.

Vários são os aspectos cruciais nesse sentido, mas alguns deles se destacam:

Resolutividade

A sua equipe de atendimento é plenamente capacitada para identificar os problemas enfrentados pelos clientes e resolvê-los? Quantas vezes as pessoas precisam ligar para o seu call center até que a situação seja sanada?

É importante que você saiba as respostas dessas perguntas e adote estratégias a fim de que a sua resolutividade seja alta.

Agilidade

Ninguém gosta de ficar vários e vários minutos pendurado no telefone, não é mesmo? Portanto, não basta que o seu call center seja capaz de resolver problemas — é preciso fazê-lo em pouco tempo.

O ideal é que as ocorrências sejam resolvidas no momento do contato, mas, como nem sempre isso é possível, o prazo deve ser enxuto, mesmo quando for necessário agendar uma visita técnica, por exemplo.

Empatia

Por fim, além de ter capacidade de resolver os problemas com agilidade, é fundamental que haja empatia por parte do seu atendimento, seja ele por telefone, e-mail, chat ou pessoalmente.

O cliente precisa sentir que o atendente, de fato, se importa com o problema e que fará o possível para resolvê-lo. Do contrário, a experiência de bom atendimento jamais será alcançada.

Enfim, como vimos, ter uma participação de mercado maior é um desafio que toda organização deve encarar. Afinal de contas, as chances de os seus concorrentes estarem trabalhando nesse objetivo são altas — e, se não pensar nisso, é possível que a sua empresa fique estagnada.

Apesar de ser desafiante, oferecer serviços de qualidade associados a preços atraentes e um atendimento de primeira qualidade é a regra de ouro para aumentar market share. Então, pense nisso e coloque em prática!

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