background

17 de Maio - Dia Mundial da Internet

17 de Maio - Dia Mundial da Internet

Ela está lenta? Veja alguns motivos

Contratar um plano de internet em teoria parece simples, procura-se o provedor, escolhe um serviço dentre as opções de planos oferecidos e após a instalação você já está apto ao acesso. Este provedor pode ser uma grande empresa de telecomunicações ou um provedor de internet local, são diversas empresas oferecendo este tipo de serviço no mercado. O que tecnicamente facilitaria a escolha, pois o consumidor teria mais opções, mas dentre tantas possibilidades, com saber qual o plano certo para você?

Usamos a internet para várias atividades de nosso dia a dia, mandar e-mails, acessar redes sociais, olhar filmes, jogos on-line. Porém, algumas tarefas exigem mais conexão que outras, então tudo depende da finalidade que você pretende usar a internet. A conexão exigida para jogar on-line por exemplo, é muito maior do que a necessária para acessar as redes sociais. Deste modo, para saber a velocidade ideal a ser contratada, além de avaliar para o que ela será utilizada, deve ser levado em conta também a quantidade de pessoas utilizando a mesma conexão e o número de dispositivos conectados.

Se o plano escolhido não for o adequado, pode gerar lentidão e até mesmo quedas de acesso, a primeira reação será ligar para o provedor e informar do problema, mas de nada adiantará, pois se você já estiver utilizando toda a sua banda, deverá diminuir o consumo ou contratar um plano de maior velocidade que atenda toda a sua demanda.

Vamos ver agora algumas das principais demandas de consumo, e como a internet funciona em cada uma delas.

Serviços streaming:

A Netflix alterou o modo de como assistimos filmes e séries, a locadora deixou de ser física e passou a ser digital, com milhares de títulos ao alcance de um clique, disponíveis para serem vistos onde e na hora que o usuário quiser. Tudo isso exige uma boa conexão de banda, a Netflix possui um sistema que ajusta a qualidade da imagem de acordo com a sua conexão, se a internet oscilar a imagem ficará pior. Para assistir um filme em HD, a própria Netflix sugere uma internet de no mínimo 5mb. Porém, essa conta é feita para somente um dispositivo, de modo que, se mais de uma pessoa se conectar ao mesmo tempo, a banda deverá ser o dobro.

Jogos on-line:

Para jogos on-line não basta uma boa taxa de download, o plano de internet também deve abranger um upload de qualidade. Isso se dá, porque durante os jogos. o usuário não apenas recebe muitas informações (download), ele envia bastante dados também (upload). A maioria os planos de internet vendem a taxa de download maior que a de upload, porque para as demais atividades utilizamos mais o download, porém quando se trata de jogos online as duas taxas devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor plano.

Redes sociais:

Seja nos celulares por aplicativos ou no computador, umas das atividades para que mais utilizamos a internet é o acesso às redes sociais. Neste caso a banda é direcionada para o carregamento de fotos e alguns vídeos que aparecem no feed, essas tarefas não costumam necessitar de muita velocidade de conexão, até mesmo redes de internet móvel já são suficientes para suprir a demanda. Mas se você quiser fazer alguma transmissão ao vivo, no IGTV ou no Facebook, por exemplo, precisará de uma conexão mais robusta, caso contrário a haverá travamentos durante a live.

Outros fatores externos também podem gerar lentidão de acesso, então antes de tomar a decisão de trocar o plano, vale tomar alguns cuidados. No caso de utilizar internet somente por Wi-fi, a localização do roteador influencia muito, o ideal é colocá-lo o mais perto possível dos dispositivos conectados a ele, o mau posicionamento dos equipamentos gera perda de sinal. Ao fazer a instalação em estabelecimentos comerciais, ou casas com dois andares, algum cômodo pode ficar de fora da área de cobertura do roteador, neste caso, não adianta contratar um plano com mais velocidade, a instalação de um repetidor de sinal irá resolver o problema.

Se mesmo assim você acha que não está recebendo a banda contratada, um teste de velocidade pode ser feito para medir a conexão. O recomendado é fazê-lo por um computador de preferência ligado por cabo ao roteador, deste modo, evitando qualquer perda de sinal. Na internet com uma rápida pesquisa é possível encontrar vários sites para realizar esse tipo de teste, mas o ideal é verificar com o provedor qual o mais indicado para o seu tipo de conexão. Lembrando de parar completamente o consumo de banda em qualquer aparelho ligado à rede, durante a realização do teste.

Com os números obtidos é possível saber exatamente quanto de banda está chegando a sua casa. São apresentados três resultados download, upload e ping. A velocidade de download indica quantos dados sua conexão é capaz de receber, transferindo do servidor da rede para seu dispositivo, é o que você utiliza para acessar sites, ver filmes on-line, carregar páginas da internet em geral. A velocidade de upload é o contrário, indicando quantos dados a sua conexão é capaz de mandar para a rede, por exemplo, colocar um vídeo no Youtube ou enviar uma foto para um amigo. Já o ping ou latência, mostra o tempo de espera da conexão entre os equipamentos em uma mesma rede, sendo assim, quanto menor o ping, mais rápido está sua conexão.

Se notar qualquer irregularidade contate o seu provedor de acesso, a Anatel regulamenta que a velocidade de conexão não deve ser inferior a 40% da banda contratada, e a média não pode ficar abaixo de 80%.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.