background

Dicas e cuidados para melhorar sua saúde vocal

Dicas e cuidados para melhorar sua saúde vocal

Durante nosso dia a dia estamos nos comunicando constantemente, seja por meio da fala ou da escrita. Textos, e-mails, whatsapp, conversas com amigos ou no trabalho. Para se expressar bem em um texto é necessário organizar as palavras de maneira clara, cuidar a ortografia, a acentuação e a concordância. Na comunicação pela fala, também devemos tomar alguns cuidados, confira agora algumas dicas de como cuidar melhor de nossa saúde vocal, e não acabarmos o dia sem voz.

No Call Center por exemplo, além da audição, é essencial que os atendentes mantenham também cuidados com a voz. Ela é a sua ferramenta de trabalho e seu meio de comunicação diária com os clientes e é imprescindível que a saúde da voz esteja em dia. Qualquer voz pode ser aperfeiçoada, ainda mais quando se necessita do uso dela para exercer sua profissão.

Para ter uma voz forte e projetada é preciso uma respiração eficiente e uma boa articulação dos sons. Técnicas e treinamentos específicos podem auxiliar no desenvolvimento destas funções e o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para desenvolver esse tipo de treinamento. Um bom aporte pulmonar gera uma voz com maior intensidade. Além disso, uma articulação mais ampla e precisa auxilia no desenvolvimento de uma voz mais projetada.

Tenha cuidado com a temperatura do ambiente, passar longos períodos falando em locais muito frios pode ser prejudicial à respiração e, consequentemente, à voz. Algumas pessoas podem ser sensíveis à exposição prolongada ao ar-condicionado, apresentando ressecamento e alteração na voz, por isso, deve-se ficar atento à refrigeração do ambiente e tentar evitar oscilações muito bruscas de temperatura.

Uma dica válida é tomar pequenos goles de água durante o dia, evitando o ressecamento das vias aéreas. Pois a água hidrata o organismo, fazendo com que as pregas vocais vibrem de forma mais solta, o que diminui o esforço. O consumo de maçã pode auxiliar, pois possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância. Além disso, o movimento de mastigar a maçã deixa mais solta a musculatura responsável pela articulação das palavras.

Inúmeros fatores são necessários para uma boa saúde vocal, neurológicos, orgânicos, funcionais e psicológicos. O ideal é fazer uma avaliação de quais destes aspectos estão interferindo no desempenho de sua voz. Otorrinolaringologista e fonoaudiólogo são os profissionais responsáveis e capacitados para realizar um diagnóstico, por isso sempre que necessário procure ajuda profissional.

Gostaram de nossas dicas? Acompanhe nossos conteúdos no Instagram e Facebook

Texto realizado com a consultoria da fonoaudióloga Liara Guterres Ragagnin

2 Comentários

  • Fabiano Carneiro Melo
    2019-05-19 21:34:48 Responder

    Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!

    Taís Teixeira
    2019-05-20 20:12:13 Responder

    ooi fabiano, ficamos felizes em ler isso! :D

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.