background

Empreendedorismo: o que fazer quando a família não apoia seu sonho?

Empreendedorismo: o que fazer quando a família não apoia seu sonho?

Ter o próprio negócio já é uma opção de carreira viável e lucrativa para muitos profissionais. No entanto, a cultura do empreendedorismo ainda esbarra em diversos obstáculos, e um deles é o ceticismo e falta de apoio dos mais próximos: os familiares.

Essa postura conservadora, muitas vezes, é baseada no padrão sob o qual essas pessoas foram criadas, que consiste em ingressar em uma graduação, ganhar um diploma, conseguir um bom emprego e, finalmente, se aposentar.

Não há nenhum problema em seguir esse modelo, no entanto, para muitos profissionais a ideia de felicidade não está associada à estabilidade, e sim, em ter autonomia para criar as próprias regras e trabalhar com o que realmente acreditam.

Se você está investindo no próprio negócio, mas ainda não ganhou o apoio dos seus familiares e amigos, continue lendo o nosso post. Reunimos 6 dicas que vão ajudar você a se aventurar em um caminho não convencional sem abrir mão do reconhecimento daqueles que você mais admira!

1. Fortaleça as suas metas

O Brasil vive um momento econômico delicado, e muitas pessoas têm dificuldade de encontrar uma vaga do mercado de trabalho. Diante desse cenário, muitos profissionais acreditam que abrir o próprio negócio é o caminho mais fácil a seguir.

O primeiro passo, antes de se arriscar no mundo do empreendedorismo, é perguntar a si mesmo: essa é mesmo a minha vontade ou, simplesmente, não tenho outra opção?

Quanto mais fraca for a sua convicção sobre a veia empreendedora, mais fácil será desistir no meio do caminho ou fazer as pessoas ao seu redor afastarem você das suas metas.

Se você ainda não sabe realmente o que quer, talvez seja melhor reavaliar suas expectativas. Nesse caso, as opiniões dos familiares podem ser relevantes e ajudar você a encontrar uma perspectiva realmente boa para a sua carreira.

2. Saiba como responder às críticas

Ao recusar um diploma universitário ou um trabalho bem remunerado para perseguir o seu sonho empresarial, será inevitável ouvir críticas. Portanto, quando for confrontado, evite entrar em uma discussão.

Além de ter um enorme gasto de energia, dificilmente, você será capaz de mudar a cabeça das pessoas na base do grito. Uma boa estratégia de persuasão quando se trata dos familiares é utilizar uma linguagem que todos entenderão.

Em vez de se colocar contra as pessoas, explique a importância da sua meta e como seguir um modelo convencional de trabalho pode afetar a sua felicidade e autoestima. Mostre que você é o único responsável por suas decisões, mas que o apoio deles será fundamental na jornada difícil que virá a seguir.

3. Envolva a família mais ativamente no seu negócio

Quantas pessoas deixam de fazer uma viagem internacional porque não sabem os seus custos reais? Não investem em uma carreira freelancer, pois não sabem como começar? Ou não entram em uma determinada loja, porque acreditam que seus produtos valem mais do que elas podem pagar?

O mesmo acontece com o empreendedorismo. A falta de conhecimento sobre os processos para abertura de um negócio, custos, capacitação necessária e oportunidades disponíveis no mercado gera medo nos familiares de quem deseja empreender.

Para evitar esse problema, envolva os seus familiares mais ativamente no que você está fazendo. Mantenha-os atualizados sobre o andamento do seu negócio, gastos, lucro mensal e número de clientes que já conseguiu.

Também não deixe de explicar como está o mercado para a área, qual a perspectiva de crescimento e quais são os principais riscos. No final de tudo, eles podem ser menores do que a sua família pensa.

4. Tente entender de onde os seus familiares vêm

Ao relatar as suas preocupações, muitos familiares não percebem o efeito que as palavras negativas podem ter na sua confiança, pois eles acreditam que estão fazendo o melhor para você.

É comum que as pessoas entendam somente aquilo com que estão familiarizadas. O empreendedorismo é um caminho de carreira ainda muito novo, repleto de possibilidades as quais as pessoas que nasceram em outra época podem desconhecer.

Por isso, tente entender de onde os seus familiares vêm e a perspectiva de vida deles. Como foi a criação? Sob qual condição econômica cresceram? Qual foi o caminho profissional trilhado? Eles falharam em seus sonhos?

Se colocar no lugar deles ajudará você a criar os argumentos certos para compreender as preocupações, responder às críticas com coesão e fazê-los entender o quanto o mercado empreendedor pode ser promissor para você.

5. Estabeleça limites

Se, mesmo seguindo as dicas anteriores, as críticas da família e dos amigos continuarem afetando a sua confiança e desempenho, talvez o melhor caminho seja estabelecer limites. Eles serão fundamentais para manter o controle da sua vida e evitar conflitos.

Caso os seus familiares cruzem a fronteira que você estabeleceu, tenha uma conversa franca sobre o que é aceitável, ou não, e a influência negativa que as críticas possuem sobre você. Com o tempo será mais fácil fazê-los entender a sua perspectiva e como o empreendedorismo representa algo sério para você.

6. Tenha cuidado com a influência de opiniões negativas

Empreender é se lançar rumo ao desconhecido, onde não há um manual para seguir ou um guia do que é certo e errado. Toda essa jornada é marcada por novidades, falhas e muitas críticas negativas.

Para atingir o sucesso é preciso contar com o apoio de outras pessoas e estar aberto às opiniões, sem deixar de ter muito cuidado com elas. Haverá pessoas torcendo pelo seu fracasso, simplesmente, por não terem a coragem de fazer o que você está fazendo.

Cerque-se dos familiares em quem você confia e que possam fornecer críticas construtivas.

Se alguém, até mesmo um membro da família, está sempre apontando aspectos que afetam sua autoestima ou não oferece o suporte necessário para que você melhore, é melhor mantê-lo longe do seu negócio.

E então, como anda a sua jornada como empreendedor? A sua família está dando o apoio necessário? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook para se preparar para o mundo dos negócios e acompanhar outras novidades e dicas sobre empreendedorismo!

1 comentário

  • Sayure D. Santos
    2019-04-16 16:43:11 Responder

    Muito bom seu post. Parabéns! passando por quei novamente pra acessar suas dicas incríveis, já aproveito e te convido também a dar uma passada no meu último post explicando um pouco mais sobre sobre o tema proposto. Creio que irá se indentificar bastante ao acompanhar o que compartilho lá. Te aguardo Ok? Xau!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.