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Encontrando seu propósito com missão, visão e valores

Encontrando seu propósito com missão, visão e valores

Quando criança todo mundo já ouviu aquela pergunta; “O que você quer ser quando crescer?” Alguns dizem médico, outros jogador de futebol, astronauta, veterinário, entre tantas outras opções que podem surgir. Independente da profissão escolhida ela é motivada por algo, que nunca é dinheiro. Na mentalidade infantil queremos apenas fazer essas coisas, não pensando em status ou em se dar bem na vida.

Uma empresa tem que funcionar dessa forma, com um ideal de existência que não busque apenas lucro, saber qual o propósito da organização e fazer com que toda a equipe trabalhe pautada em cima disso. Para ter isto bem definido é preciso começar com questões mais básicas, como estabelecer a missão, visão e valores da empresa. Eles são conceitos muito importantes no planejamento estratégico de toda a organização, servindo como um guia para alcançar os objetivos.

Funcionando como princípios fundamentais que uma vez definidos regem todas as decisões tomadas na empresa, indicando caminhos e comportamentos. A personalidade de uma empresa está totalmente atrelada a sua cultura organizacional, da maneira com que os clientes e colaboradores veem a instituição, e do modo com que ela se posiciona em seu mercado de atuação. Isso passa diretamente por uma definição bem pensada de missão, visão e valores. Vamos ver agora um pouco mais de cada um deles, e como essas diretrizes podem moldar a identidade organizacional.

Missão

Pode ser definida como a razão pela qual a empresa foi criada, qual o seu objetivo principal e o que ela pretende oferecer a sociedade da qual está inserida. Para defini-la é preciso voltar lá atrás, entender qual o motivo fez com que o empresário resolvesse arriscar e investir nesse ramo. A partir de um retorno às origens estabelecer essa declaração, que deve ser resumida em uma frase de fácil entendimento.

O propósito de ter uma missão bem determinada é orientar as pessoas ao que a empresa é destinada a fazer, deste modo, ajudando os colaboradores a focarem no que realmente importa, intensificando suas energias em direção a um destino em comum. Como está intrinsecamente ligada a verdadeira razão da empresa existir, dificilmente a missão será alterada, salvo alguma mudança de ramo ou alteração dos negócios, neste caso, uma nova missão deve ser definida para esta outra fase da empresa.

Visão

São os objetivos a longo prazo, representa o futuro daquilo que a empresa quer executar e onde ela quer chegar. É através da visão que a equipe percebe o objetivo final, de que cada meta batida é um passo no longo caminho a ser percorrido para alcançar a visão. Ao se estabelecer a visão não é preciso entrar em detalhes sobre o que será feito para alcançá-la, contudo para servir como uma motivação aos colaboradores ela precisa ser realista, de modo que a equipe perceba cada evolução, procurando assim melhorar todos os dias para que esse progresso seja constante.

Para definir a visão é preciso saber onde a empresa quer chegar, fazer um análise de mercado e perceber até que ponto é possível se desenvolver. Sendo assim, idealizando um futuro, mas dentro da realidade e das limitações atuais. Uma visão mal definida pode pode percorrer um caminho errado, ir em direção de algo que não leva a lugar nenhum.

Valores

Indicam o comportamento da empresa, como ela deve se portar para ser reconhecida da maneira adequada. Os valores são códigos de conduta e ética da qual a empresa não abre mão, são princípios de moral que regem as negociações e o comportamento dos membros. Após estabelecidas essas regras devem nortear toda e qualquer atitude tomada dentro da empresa, são conceitos máximos presentes em qualquer tipo de relação do âmbito empresarial, seja com os clientes, os colegas ou gestores.

Eles devem estar ao alcance de todos, expostos pelos corredores e salas da empresa, para que sejam vivenciados diariamente pela equipe. Cabe aos gestores estabelecerem estratégias para que os colaboradores tenham os valores internalizados na sua rotina.

Aplicando na prática

Ao definir esses três conceitos, são eles que irão orientar as estratégias para que a empresa alcance seus objetivos. Eles não podem ser apenas mensagens em um quadro de avisos, não adianta fazer um trabalho eficiente elaborando missão, visão e valores se eles não forem colocados em prática diariamente por todos que trabalham na empresa.

São conceitos que devem ser apresentados desde a contratação de novos funcionários, durante a entrevista de emprego, deixando claro que a empresa preza por eles. Utilizando como critério de escolha se o candidato de identifica com eles, de modo que ele já irá chegar em sintonia com os seus colegas, e trabalhando por um ideal em comum. Não somente em novos colaboradores, quem já está na empresa há tempos deve ser lembrado constantemente, isso pode ser feito por meio de ações que internalizam esses comportamentos em cada um dos funcionários. Suas ações no cotidiano devem refletir o conjunto composto pelos três pilares.

Com a missão, a visão e os valores, a empresa sabe qual o seu propósito, onde quer chegar, e quais os valores vai se pautar durante esse caminho. Com essa clareza definida se torna mais fácil perceber algumas questões como pontos de melhoria, direcionamento de processos, e até mesmo na hora de escolher se vale a pena ou não fazer um tipo de acordo, vale revisitar os três pilares e basear por eles.

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