background

Evitando o estresse e construindo bons relacionamentos no final de ano

Evitando o estresse e construindo bons relacionamentos no final de ano

Final de ano chegando, o clima natalino já se faz presente nas praças, escolas, shoppings, e nos lares de toda a população. Época de reflexão sobre o ano que se passou, de ficar perto de quem amamos, de ajudar o próximo. Com as festividades se aproximando o comércio se aquece com as compras de Natal, sendo umas das épocas de maior venda para os lojistas, todo mundo querendo garantir aquele presente especial.

Com isso, é natural que se espere um movimento maior e até mesmo uma aglomeração nos supermercados, lojas de departamentos e comércio em geral, nos dias que antecedem o Natal. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), este ano haverá um aumento de 2,8% nas compras de Natal, em relação ao ano passado, sendo os setores de vestuário e hipermercados os maiores responsáveis por essa demanda.

Isso representa mais pessoas comprando ao mesmo tempo, nestes casos vale ter paciência na hora de comprar, quem deixar para a última hora pode enfrentar problemas, seja por falta do produto desejado ou excesso de filas nos estabelecimentos. Para ter tranquilidade na hora de realizar as compras vale seguir algumas dicas.

Faça um roteiro de atividades:

Presentes de Natal, compras para a ceia, pagamentos de contas, muita coisa para pouco tempo. O ideal é antes de sair de casa anotar tudo o que é preciso fazer, todos os lugares para ir, e presentes que deseja comprar. Deste modo, otimizando tempo e evitando de esquecer o presente para aquele parente distante.

Evite horários de pico:

Não tem jeito, em grandes centros as lojas estão cheias e você provavelmente vai passar um bom tempo na fila. Por isso, é válido adiantar ao máximo as compras de Natal, ou ir realizá-las em horários de menor movimento, de manhã cedo, por exemplo. Comprar pela internet também é uma maneira de evitar tumulto, e ainda garantir bons descontos. Mas fique atento aos prazos de entrega, o ideal é calcular com uns dias de folga o frete, para não correr o risco de deixar aquele amigo de mãos vazias.

Deixe um espaço livre entre compromissos:

Organizar o tempo em uma agenda definindo compromissos por horários é a melhor maneira de não se perder. Planeje tarefas e horários, mas deixe um tempo reservado para imprevistos, aquele almoço pode demorar mais que o esperado, ou aquela reunião pode atrasar.

Na teoria é fácil, mas, na prática, o fim de ano pode representar um período de muita confusão, ansiedade e estresse. Discussões em família sobre a ceia de natal, escolher o presente certo, fazer o balanço financeiro do ano que passou, programar o do próximo, organização de gastos domésticos, pagamento de impostos, bem como o planejamento das férias da família. Junte isso a preocupação com os preparativos para as celebrações de Natal e Réveillon. Essa sobrecarga traz consequências, e pode gerar desorganização, diante disso é natural sentir ansiedade e estresse.

De acordo com o Ministério da Saúde o estresse não é considerado uma doença, e sim um um conjunto de sintomas físicos e emocionais que pode levar ao indivíduo sofrer outras patologias.

Como uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais.

Os brasileiros ocupam o segundo lugar em relação às pessoas com alto nível de estresse do mundo, conforme aponta uma pesquisa da Associação Internacional do Gerenciamento do Estresse- ISMA-BR. Ainda segundo a pesquisa, 70% dos brasileiros sofrem ou já sofreram com esse transtorno, e no final de ano esse índice aumenta em 75%. A maior motivação está no âmbito profissional, longas jornadas de trabalho e o excesso de tarefas são as principais causas.

Com a mente estressada o corpo sofre as consequências, entre os principais sintomas estão dores de cabeça e no corpo, pressão arterial elevada, palpitações cardíacas e emoções à flor da pele. Quando excessivo ainda pode causar doenças mais graves como alergias, transtornos de pânico, infecções e depressão. Nestes caso, deve-se procurar a ajuda de um profissional da área como psicólogo ou médico psiquiatra.

Um dos meios para se combater o estresse é manter bons hábitos, confira agora algumas dicas para driblar o estresse diário e realizar atividades com mais tranquilidade.

Pratique atividades físicas:

Além de seus benefícios para o corpo, como perda de peso e ganho de condicionamento físico, os exercícios ajudam na saúde mental, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

Cuide da alimentação:

Os tipos de alimentos que ingerimos repercutem diretamente em nossa saúde. Uma alimentação rica em nutrientes e com o consumo adequado de carboidratos, proteínas, fibras e gorduras auxiliam no bem-estar do organismo. Itens de consumo em excesso como cafeína, sal e açúcar devem ser evitados por quem está passando por uma situação de estresse.

Reserve um tempo para você:

Pode ser alguns minutos do dia, deixe o celular de lado e faça coisas das quais você gosta, aproveitando o momento. Assistir filmes, séries, jogar videogame, ler um bom livro, além de autoconhecimento você recarregará as energias para enfrentar a rotina diária, não esqueça também de tirar uma boa noite de sono.

Mesmo com todo o estresse e problemas causados por ele, sempre é importante lembrar que não devemos descontar nos outros nossos problemas. É natural que haja impaciência, mas ela não deve ser confundida com grosserias, cuidando sempre para não não extravasar com outras pessoas o nosso estresse ou nervosismo.

Nessa época de maior movimentos os ânimos tendem a ficar mais exaltados. Determinados setores podem ter uma demanda ainda maior no final de ano, como empresas de telefonia, internet e atendimentos por telefone, por exemplo. Junto a essa maior demanda tem as folgas de Natal, férias de funcionários e planejamento de ações para o próximo ano.

Devido a isso, o tempo de espera de um atendimento pode ser maior, e quanto mais um cliente fica na linha de espera, mais nervoso ele tende a ficar. Não podemos esquecer que do outro lado da linha temos uma pessoa também, que está deixando de passar as festividades com a sua família para estar em atendimento. Por isso, vale a paciência e empatia, um “Feliz Natal”, uma mensagem positiva, pode transformar a noite de alguém. Colocar um sorriso no rosto de outra pessoa, muitas vezes é o melhor presente que você pode dar.

Gosta de nossos textos? Continue acompanhando nossos conteúdos, aproveite para curtir nossa página no Facebook, vem muita novidade por aí em 2019.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.