background

Fibra Óptica: Transmitindo informações na velocidade da luz

Fibra Óptica: Transmitindo informações na velocidade da luz

A internet apesar de estar presente diariamente em nossa rotina, somente na última década que as conexões banda larga se popularizaram por todo o país. Há alguns anos baixar um filme poderia levar horas, até mesmo atividades mais simples como carregar uma foto exigia certa paciência do usuário. As conexões discadas apresentavam lentidão, instabilidade e ficavam restritas a linha telefônica, quando alguém usava a internet nada de fazer ligações e vice e versa. Além da velocidade ser muito lenta, ao utilizar a internet era como se estivesse fazendo uma ligação, o que poderia gerar um susto na conta de telefone ao final do mês.

A conexão discada há algum tempo já não faz mais parte de nossas vidas, segundo dados da Anatel a banda larga fixa soma mais de 30 milhões de contratos ativos na Brasil. Com esse aumento de demanda se torna essencial estar em constante atualização com as novas tecnologias do mercado.

Certamente você já ouviu falar em fibra óptica, a nova tecnologia vem ganhando força nos provedores de internet, e conforme a Abranet já conta mais de 3 milhões de usuários.

O que é fibra óptica?

A tecnologia da internet fibra óptica processa informações na velocidade da luz, convertendo a energia luminosa em elétrica ou sonora. Os tradicionais cabos metálicos transmitem informações por meio de sinais elétricos, a fibra óptica faz isso através da luz. O cabo da fibra óptica é composto de um filamento de vidro, envolvido por um material de ondas eletromagnéticas, a luz viaja pelos fios de vidro de forma contínua carregando informações. O cabo é revestido por um material que protege a estrutura interna, que não sofre interferência de outras redes eletromagnéticas, de modo que a informação permanece intacta.

Tecnologias como ADSL, via rádio e internet móvel ainda possuem milhões de usuários no Brasil, mas a fibra óptica aos poucos vem ganhando espaço nos lares de todo o país. Provedores estão voltando os olhos para as vantagens de possuir uma rede em fibra óptica, com a constante evolução da tecnologia se manter atualizado é fundamental. Acompanhe agora alguns benefícios que a fibra óptica pode trazer para seu provedor e entenda um pouco mais sobre como funciona esse sistema.

Maior velocidade de conexão:

Os cabos ópticos não funcionam da mesma maneira que os cabos comuns, os dados são transformados em pulsos de luz que enviam um sinal luminoso para os transmissores, isso possibilita altas taxas de transmissão de informações. Ou seja, maior robustez e velocidade de conexão, o que permite entregar ao cliente final planos de acesso com mais velocidade. Tendo em vista que, cada vez mais usuários precisam de mais velocidade, plataformas de streaming, ensino à distância são exemplos de serviços que exigem uma boa conexão, ao oferecer maior velocidade de banda você sai na frente da concorrência quando o cliente busca pelo provedor ideal.

Rede estável e segura:

A fibra óptica possui altas taxas de transmissão, suportando um volume de dados bem maior que as redes com fios de cobre. Possibilitando transmitir a mesma quantidade de banda utilizando muito menos cabos do que uma rede de cobre exigiria. Diminuindo custos de instalação e manutenção da rede, atendendo a mesma cartela de clientes com baixo custo de material. Além disso, como não se trata de uma rede metálica, não conduz energia elétrica, sendo totalmente imunes a interferência eletromagnética ou por aproximação com dispositivos elétricos, também não sofrem com raios e tempestades. Os cabos sendo feitos de plástico e vidro e reforçados por proteção externa isolante, o sinal se mantém estável mesmo em situações adversas, com menos degradação da rede o que leva a uma vida útil bem maior.

Vantagem competitiva:

No mercado de provedores de internet, se manter atualizado é fundamental. A fibra óptica é a tendência para onde o segmento irá, a migração é questão de tempo, as empresas que saírem na frente ganham tempo para aprender e se aprimorar nessa tecnologia. Os cabos de fibra óptica permitem a transmissão simultânea de outros serviços além de internet, como telefonia e televisão. Aderindo a ela, o provedor ganhará a possibilidade de ampliar seus negócios, oferecendo outros serviços e podendo atingir um novo patamar como empresa. Os três serviços, internet, telefone e televisão, necessitam apenas de um fio óptico até a casa do cliente, permitindo entregar muito mais com menos custo de produção.

A demanda de internet com alta velocidade está em ritmo crescente, além dos computadores e celulares, câmeras de segurança, videogames, televisões, tudo está conectado. A fibra óptica permite entregar conexões com alta velocidade de dados em residências domésticas, e vai ao encontro dessa realidade cada vez mais digital.

Gostou de saber mais sobre a fibra óptica? nosso blog está recheado de conteúdos sobre tecnologia. Estamos também nas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin.

3 Comentários

  • Tânia Regina de Lima Oliveira
    2020-04-14 12:59:19 Responder

    Quero saber se a fibra óptica vai aumentar minha energia, uma vez que cápta o sinal pela corrente elétrica

    Taís Teixeira
    2020-04-17 17:00:48 Responder

    Oi Tânia, tudo bem?
    No caso de uma residência que possua conexão de internet por fibra óptica, o que irá consumir energia é o aparelho que irá receber o sinal de internet.
    De qualquer maneira, para se ter um link de internet em casa, será necessário um equipamento para receber o sinal, independentemente se for via fibra óptica, rádio ou adsl... Fibra óptica é o meio pelo qual o sinal é recebido e em nada interfere no aumento de energia elétrica.

    Respondida sua dúvida? Grande abraço!

  • Globalconnect
    2021-11-05 13:47:58 Responder

    Olá, adorei o artigo, bom não entendo muito sobre essa tecnologia, só sei que ela me ajudou muito nessa pandemia, obrigado por todas as informações desse artigo.
    https://globalconnect.cl/

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.