background

Integrando os processos empresariais com ERP

Integrando os processos empresariais com ERP

No Brasil de acordo com o Sebrae existem mais de 6 milhões pequenos negócios, formados pelas pequenas empresas, e por MEIs, os micro empreendedores individuais. Enquanto o negócio ainda está no começo, é normal que os processos administrativos sejam feitos manualmente, por meio de tabelas, com uma pessoa como responsável pela função. Conforme a empresa for crescendo esse gerenciamento se torna cada vez mais complicado, nesse ponto se faz necessário um sistema de gestão que facilite os processos e torne a vida do empresário mais tranquila, pois terá os números de sua empresa ao alcance de um clique.

ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, é um software ou um conjunto deles, que integram os diversos departamentos da empresa em um só lugar. Permite que sejam gerenciados e automatizados processos empresariais dos mais básicos até níveis estratégicos de gestão. Servindo como uma árvore que reúne todas as funções da empresa, em que as ramificações seriam os departamentos. Deste modo, contabilidade, vendas, financeiro, RH e demais setores, estão integrados e compartilhando informações.

Ao integrar os setores em um único local ganha-se agilidade nos processos, elimina-se a probabilidade de erros e falhas de comunicação. Toda essa organização resulta aos gestores uma visão mais detalhada, facilitando a análise e controle de cada uma das etapas da produção da empresa. Com isso ele irá perceber o que está funcionando perfeitamente e o que precisa de ajuste, destinando os recursos de maneira correta.

O ERP não é destinado exclusivamente para grandes empresas, negócios menores que desejam prosperar já podem se adequar desde cedo. Vamos ver alguns pontos em que essa plataforma pode auxiliar muito no desenvolvimento de sua empresa.

Produtividade e eficiência

Com a implementação de um ERP é possível inclusive obter dados em tempo real, com os módulos conversando entre si, ou seja, se um produto está sendo mais vendido, ele já verifica o estoque e a necessidade de reposição do mesmo. Os departamentos são integrados em um único sistema de gestão, com os processos conectados e gerando dados a todo o instante.

Como tudo feito por meio de softwares programados, todo o controle fica livre de possíveis falhas humanas. Essa automatização de processo segue a tendência da Internet das Coisas, em que não apenas computadores, mas objetos estarão conectados a internet, processando informações e facilitando nosso uso. Todo esse sistema é personalizado de acordo com o seu tipo de negócio, procurando adequar-se a realidade da empresa.

Comunicação interna

Um dos objetivos de uma ERP é fundir os departamentos da empresa em um só lugar, integrando as diferentes fases de uma operação. Deste modo, funcionários de diferentes setores podem acessar informações e acompanhar o andamento de um projeto, por exemplo, que já não esteja mais em seu departamento.

Um bom sistema de relatórios é essencial na hora de avaliar o desempenho de um setor ou funcionário, tudo é agrupado de acordo com a sua necessidade, e na hora de encontrar qualquer informação nada melhor do que saber exatamente onde ela estará.

Gestão Integrada

Muitos são os dados gerados em uma empresa, se não forem bem organizados o gestor pode ficar perdido no fluxo de informações. Salvar tudo isso em diferentes softwares, um para gerenciar clientes, outro para organizar o estoque, mais um para o cadastro de produtos, a princípio pode ser prático, pois cada setor ficará responsável por sua parte, porém com o tempo a chance de gerar uma dor de cabeça é grande. Além do risco de ocorrer algum problemas nos sistemas de armazenamento e tudo se perder, esses programas nem sempre são gratuitos e os custos com o licenciamento pode ser altos.

Tudo isso pode ser armazenado dentro do ERP, deste modo, todas as informações da empresa ficam destinadas a um único lugar seguro. Não é apenas armazenamento de dados, o sistema faz a leitura dessas informações e exibe relatórios, que podem ser analisados pelos gestores indicando caminhos a serem seguidos.

Liberdade de tempo

Atividades como controle de estoque, folhas de pagamento, acompanhamento de produção costumam ocupar um tempo precioso dos colaboradores da empresa, pois deve serem feitas quase diariamente. Ao automatizar essas tarefas pelo ERP, os funcionários ganham tempo para se dedicarem a processos que dependem de seu toque humano, como negociação com clientes, prospecção de futuras vendas e análise de mercado.

Se você pretende adotar um ERP em sua empresa fique atento na hora de escolher o fornecedor do software, por se algo vital para a empresa, qualquer falha pode causar grandes transtornos, por isso busque uma empresa de confiança e com experiência no ramo.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.