background

Internet das coisas: projetando possibilidades nem tão futuras

Internet das coisas: projetando possibilidades nem tão futuras

Conheça o conceito que mudará nossa relação com a tecnologia

Com certeza você já ouviu falar no termo internet das coisas, a expressão vem se popularizando nos últimos anos. É um conceito em que o real e o virtual se conectam para deixar a vida mais inteligente, quebrando barreiras entre o físico e o digital, com os dois mundos tornando-se um só. A expressão surgiu em 1999 e foi dita pela primeira vez pelo pesquisador Kevin Ashton, baseia-se em cada vez mais conectar objetos usados diariamente com a internet, como geladeiras, fogões, cafeteiras e lâmpadas, não apenas itens domésticos, empresas, instituições, até mesmo cidades inteiras unidas pela tecnologia.

Funcionando como se fosse um organismo vivo, em que não apenas usaremos esses objetos, mas eles se usarão sozinhos, se adaptando às nossas necessidades e gostos, com o objetivo de tornar nossas vidas mais eficientes. Cada objeto recebe um sensor, de modo que ele percebe as interações feitas transformando em dados, ampliando as suas funções e sentindo o mundo ao seu redor, não somente reagindo.

Mas até onde esse futuro é distante? A internet banda larga se tornou amplamente disponível, cada vez mais empresas já estão desenvolvendo produtos com acesso a wifi, relógios, videogames, computadores de bordo de veículos, já são uma realidade em nossas vidas. O conceito de Internet das Coisas está evoluindo conforme altas velocidade de conexão se difundem, em breve a tecnologia 5G será implementada, o que promete uma revolução em conexão móvel. Transmitindo dados em altíssima velocidade em qualquer lugar do mundo, é o cenário perfeito para a Internet das Coisas evoluir.

Imagine acordar de manhã e ao tocar o despertador a sua cafeteira já prepara o café sozinha, a luz do quarto acender automaticamente e o ar condicionado se adequar a temperatura que você prefere naquele determinado horário. Tudo está conectado, e coletando dados a todo o instante, de modo que, os objetos se tornam inteligentes e ganham autonomia. A eficiência está na personalização, percebendo o padrão de comportamento do usuário e realizando tarefas em cima disso. As possibilidades são diversas, aplicativos que cuidam da saúde, não somente dizendo quantas calorias devemos ingerir, mas fazendo os pedidos e encomendando os alimentos por você.

Os dispositivos podem ser controlados por um celular ou tablet, mediante uma conexão wifi ou remota, podem ser comandados também por voz, sendo possível personalizar o padrão vocal, de modo que só obedeça um usuário específico.

Assim como a Internet das Coisas abre portas para oportunidades, ela também nos apresenta desafios, como segurança por exemplo, pois os dispositivos ao estarem conectados a rede, estão vulneráveis a ataques de hackers, como acontece com celulares e computadores atualmente. Só que com um mundo integrado ao ter acesso a um dispositivo os criminosos podem invadir os demais aparelhos, rompendo a privacidade e roubando senhas dos usuários.

Se hoje em dia já temos problemas de segurança, ao se colocar um pequeno computador em cada objeto isso se torna um agravante muito sério. Por utilizar comandos de voz, os aparelhos tem que ficar em constante monitoramento do ambiente, para detectar o comando correto. Deste modo, estando online o tempo todo e exposto a ataques.

Outra questão é a infraestrutura de rede necessária para o funcionamento da Internet das Coisas, ter endereços de IP para os milhões dispositivos conectados. Os provedores de internet já vêm sentindo falta de endereços de IPV4 disponíveis, estima-se que eles devem se esgotar até 2020.

Deste modo, para a Internet das Coisas será preciso que a tecnologia IPV6 já esteja implementada, que permitirá a conexão de muito mais endereços diferentes.

A Internet das Coisas é o futuro e suas aplicações são imensa, o que a princípio pode parecer coisa de ficção científica, aos poucos irá transformar nossa relação com a tecnologia, abrindo caminhos e nos permitindo acesso a informação de forma jamais vista. A internet é um oceano de dados, e quando conseguirmos levá-los para outros dispositivos, podemos aumentar nossa produtividade e tornar uma sociedade mais eficiente.

Curte acompanhar conteúdos sobre tecnologia? Deixe sua sugestão sobre o que você gostaria de ver por aqui. Nos siga também nas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.