background

Internet nas nuvens: Como funciona a hospedagem de sites em ambientes virtuais

Internet nas nuvens: Como funciona a hospedagem de sites em ambientes virtuais

A internet tem o poder de alavancar negócios, ao colocá-los online o público alcançado ultrapassa limites geográficos, e o produto vendido é exposto para milhões de pessoas conectadas ao redor do mundo. Na internet o site é a sua vitrine, é por ele que as pessoas irão conhecer sua empresa e irá surgir oportunidades de negócio, deste modo, quanto mais gente passar por ele diariamente mais chances de adquirirem seu produto ou serviço.

O sonho de todo mundo que vende produtos online é ter um site bem visitado, o problema é quando muita gente resolve acessar o site ao mesmo tempo, esse excesso de tráfego pode gerar lentidão e quedas da página. Um site fora do ar representa perda de clientes, e o que poderia gerar grandes oportunidades, acaba de tornando uma dor de cabeça. Meses de planejamento para lançar um produto podem ir por água abaixo se os clientes não conseguirem acessar ao site para comprar.

Para isso ele precisa suportar esses possíveis picos de acesso, caso contrário, de nada adianta os clientes entrarem na página se ela não carregar, ficar lenta ou perder conteúdo. Todo o site fica hospedado em um servidor, que armazena os arquivos e os deixa disponíveis para serem acessados. Ao se contratar uma empresa especializada em hospedagem de sites, deve-se levar em conta o espaço disponível, que é a quantidade de arquivos que o site pode conter, e também a capacidade de transferência, ou seja, a quantidade de dados que o site consegue transmitir.

O que é hospedagem em nuvem?

No tipo padrão de hospedagem o site fica alocado em um único servidor, que são computadores ou data centers, dedicados ao armazenamento. Sendo assim, se algum desses servidores apresentar um problema, ou requerer uma manutenção o seu site pode sofrer consequências.

Com a hospedagem em nuvem, o site não fica hospedado em somente um servidor, mas sim em diversas máquinas conectadas pela rede, transmitindo os dados e o processamento. Esses arquivos são hospedados em vários servidores, dividindo a carga de memória, pois aloca espaço em diversos ambientes físicos interligados pela rede. As conexões não são feitas apenas para uma máquina específica, mas para um ambiente virtual composto por computadores reais, aumentando a capacidade e armazenamento.

O site não fica dependente de um único servidor, se algum deles falhar outro da rede assumirá o lugar automaticamente, mantendo tudo funcionando. Para empresas em que o funcionamento depende exclusivamente do site, a hospedagem em nuvem fornece a segurança de que ele não vai cair. Estará amparado por uma rede de computadores conectados, formando um servidor robusto de conexão.

Separamos algumas vantagens em hospedar um site na nuvem e como ele pode representar um diferencial e ainda economizar custos.

Estabilidade

Um dos grandes desafios de manter um site de vendas em funcionamento é o limite de tráfego do servidor, contratar um plano de hospedagem mais básico pode não dar conta da demanda, se optar por um mais avançado os custos aumentam. Uma das vantagens em ter um site hospedado em nuvem é poder realizar o aumento ou a redução dos recursos na medida que for necessário.

Em certos períodos do ano, como Natal em caso de comércio varejista por exemplo, os acessos ao site tem aumentos repentinos. Em um serviço de hospedagem tradicional seria necessário fazer um upgrade de plano para dar conta da demanda, o que significaria mais custo com a operação. Na hospedagem por nuvem basta expandir os recursos do serviço, e depois que acabar esse período e os acessos voltarem ao padrão, reduzi-los para o que estava.

Mesmo em caso de um pico de acesso aleatório, a chance de um servidor em nuvem cair é menor do que os físicos, pois a nuvem é preparada para lidar com aumento rápido de tráfego, absorvendo a demanda extra e entregando muito mais estabilidade e segurança, mantendo o site sempre disponível para quem for acessá-lo.

Flexibilidade de custos

Em um serviço de hospedagem em nuvem você paga por aquilo que usa, diferente de um servidor tradicional em que há um pacote fechado mensal, independente de o que foi usado. Isso entrega uma autonomia ao administrador do site, pois tem a certeza de que o servidor em nuvem sempre dará conta de sua demanda. O que também requer certo cuidado, para não tomar um susto com a fatura no final de mês. Antes de contratar é importante se certificar de que a opção de downgrade, ou seja, a diminuição de recursos, está disponível a qualquer momento e sem custo extra. Sendo assim, podendo voltar atrás caso exceda em determinadas épocas.

Esses processos de aumento e diminuição, que poderiam levar um tempo se feitos em servidores tradicionais, na nuvem estão a alguns cliques de distância. O ideal é começar com pouco, até ter uma noção real de quantos acessos o seu site obterá mensalmente. Se precisar de mais, pode pagar pelo acréscimo de uso do serviço.

Mobilidade

Quando se trata de internet, um site hospedado em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, com isso otimizando a obtenção de arquivos e realização de tarefas. Devido ao fato de que assim como o servidor, todo o banco de dados está na nuvem, basta uma conexão via internet para se obter o acesso remoto. Facilitando as atividades colaborativas entre funcionários que não trabalhem no mesmo local, ou estejam em viagem, pois a rede da empresa pode ser compartilhada com pessoas no mundo todo.

Antes de optar de vez por migrar a uma hospedagem em nuvem certifique-se de possuir uma boa conexão com a internet. Para acessar tanto a rede quanto os sistema, você ficará dependente da internet, se porventura ela cair, a equipe ficará impossibilitada de trabalhar. Viabilizar um plano dedicado com o provedor pode ser uma solução, ou adquirir um segundo serviço de acesso.

Gostou do texto? Temos mais conteúdos sobre tecnologia em nosso blog, fique à vontade para explorá-lo.

2 Comentários

  • Italo Andre
    2020-03-23 16:46:04 Responder

    Bom para qualquer projeto necessitamos de performance, volecidade e etc. gostaria de mais indicações sobre onde encontro um ótimo servidor dedicado com Data Center no Brasil e preço acessível.

    Taís Teixeira
    2020-03-30 20:53:42 Responder

    ooi italo, tudo bem?
    Preços acessíveis, são difíceis, mas o que tem melhor custo beneficio é a Amazon.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.