background

Internet via satélite - Conectando o mundo do espaço

Internet via satélite - Conectando o mundo do espaço

A internet já virou uma necessidade básica na vida de todos, independente da faixa etária ou classe social todo mundo quer ter uma boa conexão de internet em casa, seja para trabalho, estudos ou lazer. Nos grandes centros urbanos o que não faltam são opções de empresas oferecendo serviços de internet, pode ser por cabo, fibra óptica ou via rádio. A única coisa que o cliente tem que fazer é escolher a empresa certa para fornecer o acesso, decidir qual plano irá contratar e começar a usar a sua internet banda larga.

Na zona rural, interior de pequenos municípios ou em localidades mais afastadas a realidade é bem diferente. Para uma internet fibra óptica ou via rádio estar presente em um local, é preciso investir em cabeamentos, redes e infraestrutura. Quando a demanda é muito baixa não se torna vantajoso para um provedor local montar uma rede, pois o número de clientes não será suficiente e a conta não irá fechar. Em algumas localidades nem mesmo com redes móveis como 3G e 4G é possível se obter sinal, pois dependem da área de cobertura da operadoras de telefonia.

É neste cenário que a internet por satélite se apresenta como uma alternativa para quem mora nessas regiões e quer uma conexão de internet em casa. Com ela não há necessidade de cabos, redes ou uma linha telefônica, apenas uma antena para captar o sinal emitido, como existem satélites ao redor de todo o planeta sua área de cobertura é muito vasta, levando sinal de internet para regiões remotas.

Satélites são equipamentos lançados ao espaço que ficam em órbita com a Terra, podem ser usados para exploração, comunicação, meteorologia, e inclusive podem transmitir sinais de TV e internet. Funciona da seguinte maneira, o sinal é emitido de um servidor para o satélite que está em órbita no espaço que o retransmite para uma antena que fica na casa do cliente, muito semelhante a uma antena de televisão, um modem pega esse sinal e passa ao computador ou roteador.

Depois de chegar na casa do cliente a internet via satélite funciona da mesma maneira do que qualquer outra, é possível fazer uma rede interna, usando repetidores para levá-la a todos os cômodos seja por cabo ou wifi. A diferença é que são necessários dois modems, um para enviar e outro para receber os dados.

Desafios

Apesar de já ter um tempo de mercado a internet por satélite ainda não se popularizou, além do alto custo de instalação e mensalidade, outros empecilhos fazem com que essa tecnologia fique restrita a regiões onde se torna a única opção. A instabilidade de sinal devido a objetos que fiquem na frente da antena pode prejudicar muito o acesso, do mesmo modo interferências do tempo como chuvas e vento. Inclusive se a antena sair do lugar devido a uma forte ventania por exemplo, um técnico da empresa tem que ser chamado, e dependendo da situação pode haver a cobrança por deslocamento.

A internet por satélite é comercializada em forma de franquia, como acontece com serviço de dados móveis. Você compra um pacote com um determinado número de Gigas, se a franquia acabar ela irá reduzir a velocidade podendo até mesmo interromper o serviço. Ou seja, aquela maratona da Netflix pode acabar com sua franquia em pouco tempo.

Se você curte jogar games online ou quer fazer transmissões ao vivo, a internet por satélite não irá contemplar as suas necessidades. Isso acontece pois a sua taxa de latência é maior, ou seja o tempo de resposta que um pacote de dados leva para chegar ao seu destino. Como ao jogar online você está mandando e recebendo dados a cada segundo, quanto menor for o tempo de latência mais qualidade o jogo terá.

Por isso, antes de fechar um contrato com uma empresa para fornecimento de internet por satélite, analise quais são as suas demandas e certifique-se de que não há um provedor via rádio ou fibra óptica que possa atendê-lo, o custo-benefício de uma internet terrestre ainda é bem superior. Contudo, sabendo de suas limitações e a utilizando de modo consciente, a internet por satélite é uma opção válida pois leva conexão para qualquer parte do mundo.

6 Comentários

  • CLAUDINEI MARCELINO
    2020-05-27 20:38:08 Responder

    Boa tarde gostaria de saber como funciona a internet e o valor.

    Taís Teixeira
    2020-05-28 19:39:54 Responder

    oooi Claudinei, tudo bem contigo?
    Me chamo Taís, não sei se entendi direito tua pergunta, mas não somos provedor de internet, apenas prestamos um suporte a eles, por isso não posso te passar valores.
    Se eu não consegui esclarecer tua dúvida, tu pode falar comigo no whats e optar pela opção 6.
    https://api.whatsapp.com/send?phone=5555997329921&text=Ol%C3%A1

  • Paulo Maka
    2020-11-04 19:49:26 Responder

    SAUDAÇÕES. Quero uma explicação: O que devo fazer para ser provedor de internet

    Taís Teixeira
    2020-11-06 20:05:43 Responder

    ooi Paulo, existem várias coisas que você precisa fazer para montar um provedor.
    Começando primeiramente por legaliza-lo perante orgãos oficiais, fazendo registro na ANATEL.
    Neste material falamos um pouco sobre isto, acho interessante conferir: https://bellunotec.com.br/blog/4-coisas-que-voce-precisa-saber/

    Espero ter sanado tua dúvida!
    Grande abraço, Taís.

  • Moisés Martins
    2023-11-03 00:54:54 Responder

    Quero internet movel

    Taís Teixeira
    2023-11-03 20:07:24 Responder

    ooie Moises, tudo bem?
    Poxa, infelizmente não podemos te ajudar, somos um call center para provedores de internet. :/

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.