background

Liberdade de tempo e como ela pode impactar no seu negócio

Liberdade de tempo e como ela pode impactar no seu negócio

Montar um negócio do zero e prosperar com ele não é uma tarefa fácil, requer conhecimento e dedicação, passar horas trabalhando, abdicar de feriados e finais de semana, incontáveis horas extras, tudo isso em prol de um bem maior. Tudo no começo é mais difícil, quando a empresa ainda está engatinhando é natural que o gestor se posicione como o centro, todas as demandas e tomadas de decisões internas passando diretamente por ele.

Mesmo que se tenha entusiasmo por aquilo que foi construído e empenho para fazer dar certo, com a evolução do negócio a tarefa de gerenciar uma companhia sozinho vai ficando cada vez mais complicada. O excesso de carga de trabalho consome energia e tempo, mesmo quando não está em horário de trabalho, as preocupações tomam conta.

Ao assumir demandas demais, você se torna escravo da agenda, não tendo liberdade de tempo para realizar outras atividades, dentro da empresa e na vida pessoal. A empresa não pode depender somente de uma pessoa para funcionar, ninguém deve estar disponível 24 horas por dia, o desafio é criar plataformas e estratégias para que a organização caminhe com os próprios pés. Como uma engrenagem cada setor alinhado e seguindo o mesmo caminho, se alguma parte não estiver funcionando corretamente afetará as demais.

Realizar muitas atividades ao mesmo tempo além de gerar estresse causa perda de foco, lembrando que o estresse não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas físicos e emocionais que podem levar o indivíduo a desenvolver problemas de saúde. Como uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais.

Muitos administradores de empresas pensam ser inviável se afastar de seu negócio para descansar ou tirar uns dias de folga. Acredita que só ele é capaz de lidar com certas questões relevantes que possam surgir. Deste modo, que mesmo nos momentos de folga ele não descansa completamente, pois está com a cabeça no trabalho, e aquele tempo que ele teria de recuperação e entre um dia e outro de trabalho é perdido.

Acompanhe agora algumas dicas de como ter mais tempo para a vida pessoal, sem deixar que o rendimento no trabalho caia.

 

Delegar funções:

Ter um mapeamento de todas as funções da empresa, com manuais dos departamentos e setores, irá auxiliar muito na hora de transmitir um cargo para alguém. Não depender apenas de uma pessoa para realizar certa atividade. Entregando ferramentas aos funcionários de modo que eles possam executar as tarefas sem que haja perda de qualidade.

Dar autonomia aos funcionários, incentivando na tomada de decisões, desde que feitas dentro das diretrizes da empresa. Estimulando a autoconfiança, passando a mensagem de que ele não precisa receber uma ordem de um superior para cumprir certas demandas. Concentrar funções em uma única pessoa também pode acarretar problemas, eventuais faltas ou férias, por isso sempre que possível distribua as tarefas, de modo que cada pessoa executa aquilo que faz de melhor, não ficando sobrecarregada. Ao incentivar o compartilhamento de conhecimento entre equipe você aumenta a produtividade e fortalece as relações entre os colegas.

 

Treinar a equipe:

Uma empresa de sucesso é formada por uma equipe de sucesso, e manter treinamentos constantes irá fortalecer a empresa como um todo. Para não atrapalhar a rotina de trabalho, estabeleça um cronograma de treinamentos com antecedência. Podendo abranger desde questões técnicas, até comportamentos no ambiente de trabalho, o ideal é perceber se há alguma dificuldade ou setor que necessite de mais atenção. Um profissional bem treinado possui segurança e conhecimento de causa na hora de realizar seu trabalho, evitando imprecisão e problemas decorrentes de eventuais erros. Com uma equipe de confiança você ficará muito mais seguro para se ausentar do trabalho, pois sabe que está deixando a empresa em boas mãos.

Terceirizar serviços:

Quando uma empresa está em seu início é natural que o gestor abrace mais de uma função, aliando gestão e operação de atividades. Conforme o negócio vai crescendo, aumenta a demanda de serviços e toda a estruturação vai se tornando mais complexa. Como já vimos, delegar funções é essencial para manter a engrenagem em pleno funcionamento, dar mais autoridade e confiança para os funcionários.

Contudo, em determinados casos o gasto excessivo com equipes, estrutura e treinamentos, pode se tornar um problema, neste caso a terceirização pode ser a solução. Encontrar uma empresa especializada e montar uma parceria, construindo uma relação de ganha-ganha. Além de adquirir qualidade no serviço e mão de obra qualificada, evitam-se gastos com funcionários e possíveis causas trabalhistas envolvidas. Ao terceirizar a demanda, o gestor vai ter a tranquilidade de um serviço bem realizado, e ainda ganhar liberdade de tempo para se dedicar a outras atividades.

Desconecte-se um pouco:

Atualmente com o avanço constante da tecnologia é possível realizar diversas atividades remotamente. Ou seja, nunca foi tão fácil levar trabalho para casa. Essa linha tênue de até onde é válido resolver questões da empresa nos horários de descanso, se não for muito bem estabelecida, irá trazer uma mistura não saudável entre vida pessoal e profissional.

24 horas do dia parece pouco para trabalhar, estudar, comer, dormir, cuidar da família, essa falta de equilíbrio entre a pessoal a profissional pode prejudicar ambas. Quando estiver em casa evite atender ligações ou responder e-mails de trabalho. Planeje na sua agenda um tempo por dia para você, deixe o celular de lado e faça coisas das quais você gosta, aproveitando o momento. Assistir filmes, ler um bom livro, além de autoconhecimento você recarregará as energias para enfrentar a rotina diária de trabalho.

Agora que você já sabe estratégias para serem aplicadas em sua empresa, que irão lhe proporcionar liberdade de tempo. Conheça as vantagens que ter mais tempo livre na agenda pode impactar em seus negócios

Poder tirar férias:

Descanso não é luxo, férias não são regalias, é um momento essencial e merecido de folga. Não adianta nada ralar o ano inteiro, cumprir as metas, se você não puder passar um tempo com as pessoas que gosta. Sair um pouco do foco da empresa, irá auxiliar até mesmo nas tomadas de decisões, pensar com a cabeça livre e sem a pressão diária. Ao sair de férias evite ficar a todo o momento pensando em trabalho, aproveite o descanso para fortalecer as relações familiares.

Não existe um período certo para tirar férias, contudo em determinadas épocas do ano a demanda de serviços na empresa pode diminuir, necessitando de menos atenção por parte do gestor, aliar as férias nestes dias pode ser uma estratégia para sair com mais tranquilidade.

Focar em treinamentos pessoais:

Um bom profissional está sempre atualizado com as novidades de mercado do seu ramo de atuação. Para o gestor de empresa não basta conhecimento específico, ele tem que saber um pouco de todas as áreas, tendo a visão da empresa como um todo. Com um mercado tão competitivo é importante estar pensando a frente, saber quais as tendências irão dominar o ramo, e direcionar a empresa para estes caminhos. Todo este conhecimento requer tempo, mesmo em cursos online, pelo menos você precisa dedicar algumas horas do dia para realizar as atividades propostas.

Ter mais tempo para gerenciamento estratégico da empresa:

Empresas líderes de mercado desbravam novos caminhos, para isso conhecimento de mercado é essencial. Tirar um tempo para pensar estrategicamente, olhando para o futuro, analisando números e tendências. Se você estiver envolvido demais com tarefas rotineiras, com questões operacionais, poderá perder alguma oportunidade única que possa surgir, alguma oferta relâmpago de um fornecedor ou pegar um produto lançado com exclusividade. Pensar na empresa a longo prazo, ou pelo menos ter uma visão de como ela vai estar daqui 5 anos, pensar tanto no produto ou serviço, quanto no negócio em si.

Gosta de nossos textos? Curta a nossa página no Facebook, conheça também nossos serviços de Call Center e Gestão de Redes, voltados a proporcionar liberdade de tempo para gestores de empresas.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *