background

Mikrotik altera nomenclatura de suas atualizações

Mikrotik altera nomenclatura de suas atualizações

Como todo o software, o RouterOS passa por constantes atualizações, correções de possíveis falhas, melhoramento do sistema e otimização de produção. É importante manter seu dispositivo atualizado, devido a questões de segurança e novas funcionalidades estão sendo lançadas constantemente.

Recentemente a Mikrotik realizou uma mudança na nomenclatura de suas atualizações. Ao atualizar o software você pode escolher entre três categorias; Bugfix teve o nome alterado para Long Term, Current que virou Stable e Release Candidate que passou a ser chamada de Testing.

Entenda agora como funciona cada categoria e como a mudança tem impacto em cada uma delas.

-A versão Bugfix passou a se chamar Long Term, é a versão mais estável que se pode encontrar, já foi testada pelos usuários e programadores. Essa versão não possui todas as funcionalidades da Stable, porém, foi amplamente testada e eventuais problemas foram corrigidos. Em teoria é a versão mais estável do RouterOS.

-A versão Current teve seu nome alterado para Stable, é a versão mais atual que se pode encontrar, tem as mesmas correções de bugs, porém com novos recursos. O que pode trazer novos problemas e requer novos testes. A Current tem novos recursos mas a Long Term é mais estável, pois foram corrigidas falhas até aquela versão.

-Release Candidate alterou o nome para Testing, sendo esta uma categoria de teste, não deve ser aplicada em um cenário de produção. Essa versão é disponibilizada pela MikroTik para que os usuários possam ajudar a testar, avaliando as suas novas funcionalidades antes que sejam lançadas oficialmente na versão Current. A versão Testing contém termo Beta na nomenclatura.

Qual a melhor versão para usar em seu Mikrotik?

O usuário tem três opções de categorias, sendo que a Testing não deve ser usada em produção, restam a Stable e a Long Term. A Long Term é teoricamente a versão mais estável, não traz novas funcionalidades mas possui correções de erros identificados após o lançamento da versão Long Term anterior. Antes de atualizar para uma nova versão Current, verifique o Changelog para identificar novos recursos, correções de vulnerabilidades ou se houve alguma alteração na forma de implementar algum tipo específico de configuração.

Com algumas atualizações funcionalidades podem deixar de existir ou serem feitas de maneira diferente, o ideal é nunca colocar no roteador principal a versão mais nova, realizando testes em bancadas primeiro. Outra dica é instalar apenas os pactes necessários ao uso do equipamento.

Curte nossos conteúdos e quer saber mais informações? Visite nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades. Aproveite e nos siga também no Instagram e Linkedin.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.