background

Mikrotik está morrendo?

Mikrotik está morrendo?

Até pouco tempo atrás só se ouvia falar em Mikrotik nos provedores de internet.
Eram tudo de bom, viabilizaram provedores a crescerem muito e inegavelmente ajudaram a impulsionar o crescimento da internet no Brasil.

Nas rodas de conversa de hoje, os roteadores de outras marcas vem ganhando espaço e o Mikrotik vem sendo deixado um pouco de lado levando até uma má fama criada por esse boca a boca: “Mikrotik não presta”.

Mikrotik não presta quando o gestor da rede faz com ele o mesmo que algumas pessoas da Índia fazem com motocicletas. O que eu quero dizer está exemplificado nessa foto. 

Em 2006 eu, Anderson, fui o primeiro consultor Mikrotik residente no Brasil e apesar de hoje estar distante das áreas técnicas,  sigo afirmando que é uma  é uma ótima solução quando corretamente aplicada por quem sabe usar.

Existem soluções ao qual ele não se aplica, o técnico deve ter conhecimento para saber usar corretamente. A borda de provedores muito grandes é o principal exemplo, mas para muitos outros provedores ele ainda é perfeito.

O Mikrotik é um dos principais atores no desenvolvimento dos provedores de internet no Brasil e agora vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial.

Um roteador repleto de funcionalidades, que corretamente ajustadas, proporcionam altíssima estabilidade da internet.

Possui recursos bem tradicionais, que corretamente ajustados viabilizam que uma empresa possa usar internet através de mais de um link, tendo um tempo comutação entre eles praticamente nula.

Ou seja, se um link cair, tudo segue funcionando imediatamente pelo outro link.

Que tal um exemplo na prática? 

Na Live do Jorge e Matheus do dia 04 de abril de 2020, que teve 3 milhões de acessos ao vivo, vimos uma cena dos bastidores em que aparece uma tela de Mikrotik sendo usada.

Este é um ótimo exemplo de aplicação de alta disponibilidade, pois a internet não precisa de uma banda muito alta, o que ela precisa é funcionar sem parar.

Não conseguimos contato com o provedor responsável pela transmissão para saber como ele foi realmente utilizado neste dia. Então vamos supor que a transmissão original tenha com imagem em 4K.

Vídeos com essa qualidade consomem em média apenas 20 Mbps de banda, uma velocidade que quase todos os equipamentos com Mikrotik dão conta com muita tranquilidade

Digamos ainda que a equipe dos bastidores estaria utilizando a internet para outros fins e jogar nossa suposição para um consumo de 100 Mbps.

Mikrotik ainda suporta isso com tranquilidade.

Ta achando que o exemplo esta muito longe de nós? 

A equipe da Belluno já esteve acompanhando um cliente durante um jogo de futebol para a Libertadores da América, ajudando nosso cliente a fornecer internet para toda a imprensa internacional com Mikrotik.

A responsabilidade do provedor de internet em uma transmissão é que a internet tenha fluidez, que ela não pare.

O cliente quer apenas fazer sua transmissão sem que o vídeo trave ou congele. Cabe aos técnicos providenciarem mais do que 1 link de internet para garantir a redundância. Caso o link principal pare, o outro deve assumir instantaneamente. Sem haver desconexão ou congelamento do vídeo.

Isso é possível com Mikrotik?Lógico que sim.

Desde que tive o primeiro contato com Mikrotik em 2006, a tecnologia já tinha suporte a fazer comutação instantânea de link, fazendo que em caso de queda de link a troca fosse feita sem que o cliente percebesse um único pacotinho de perda.

E apesar de pouco falar sobre isso nas rodas de conversas entre provedores, os recursos estão lá.

Mikrotik há anos é uma ferramenta poderosa para a internet. Proporcionou aos provedores regionais ser o que são hoje e agora começa ser conhecido no mundo empresarial e em serviços que precisem de altíssima disponibilidade.

Mikrotik cumpriu com excelência o seu papel no desenvolvimento de provedores de internet.
Agora, é a vez do mundo empresarial começar a conhecer e usufruir dessa poderosa ferramenta.

Anderson Albarnaz, 06 de Abril de 2020.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.