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O mercado de pequenos provedores de internet no Brasil

O mercado de pequenos provedores de internet no Brasil

Nas últimas décadas, a internet moldou costumes, impôs modelos e promoveu mudanças estruturais em tão grandes proporções que essa conectividade de tudo a tudo, conforme prega a Internet das Coisas, está conquistando cada vez mais espaço e adquirindo novas dimensões a cada instante. Sendo assim, o mercado de provedores de internet é um dos mais promissores. A conexão em alta velocidade é uma das principais perspectivas para os negócios desse ramo, sobretudo os serviços de banda larga, mediante a evolução da tecnologia de fibra ótica, que agora já está presente do Oiapoque ao Chui.

Nesse contexto, convém analisar como os pequenos provedores de acesso à internet estão ganhando espaço e se tornando a principal força para o crescimento dos serviços de telecomunicações em diferentes localidades do país.

Para isso, continue a leitura e confira quais as vantagens em investir nesse segmento, oferecer internet em regiões fora do foco das empresas gigantes e garantir a otimização de seu empreendimento. Boa leitura!

1. O mercado de provedores de internet

O aumento nos índices de insatisfação dos clientes e o desinteresse das grandes empresas em atender a demanda em regiões mais distantes, como nas zonas rurais, influenciaram um fenômeno que tem alcançado grandes proporções no mercado atual: o crescimento dos serviços de banda larga de alta velocidade com custo reduzido.

E, considerando um cenário ainda em crise, no qual as grandes companhias optaram por não fazer mais investimentos em localidades de difícil acesso, significativas mudanças ocorreram nos serviços de telecomunicações — o que gerou o avanço dos pequenos empreendedores, que perceberam, nesse contexto, a oportunidade de expandir seus negócios e conquistar novos territórios.

Assim, a decisão das gigantes em ignorar certos locais abriu um importante caminho para os pequenos provedores de internet, que já lideram o mercado em mais de 1200 municípios e são responsáveis por 12% do total de conexões no país, segundo a análise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Dessa forma, os habitantes de cidades menores de diferentes regiões do país começaram a experimentar novos padrões de conectividade. Isso porque os pequenos provedores locais começaram a investir em redes de fibra óptica e passaram a oferecer conexões de altíssima velocidade.

Nesse sentido, propiciar melhoria à infraestrutura de provedores de internet em locais distantes significa gerar oportunidades de negócios mais promissores. Além disso, a ação amplia as possibilidades de obter um rápido retorno dos investimentos nesse setor, tendo em vista as necessidades do usuário e a importância da utilização desses serviços para transpor diferentes barreiras.

2. A importância dos pequenos provedores de internet

Por meio de um ajuste nos sistemas que tornaram possível melhorar a velocidade de internet, as pequenas empresas descobriram novas oportunidades de expansão. E entenderam, assim, como o consumidor está reagindo à modernização das estruturas de rede, principalmente em referência às novas tecnologias de fibra ótica.

Mas as vantagens não param por aí: os sistemas de fibra óptica também ficaram mais baratos e o custo para expandir o cabeamento foi reduzido à metade — os provedores pagam uma pequena taxa para instalar esses cabos nos postes que dão suporte à rede elétrica local e, com isso, reduzem os gastos e maximizam a chance de maiores lucros.

Assim, as parcerias com outros serviços e os novos recursos tecnológicos estão levando a internet cada vez mais longe. Também estimulam o uso da internet em outros ramos de negócios locais que, antes, não eram possíveis devido à lentidão e às falhas na conexão de rede nessas cidades mais distantes.

Isso comprova a importância do papel dos pequenos provedores e deixa claro como o investimento nesse setor promove mudanças significativas, tendo em vista que impacta no desenvolvimento econômico de regiões menos favorecidas, sinalizando mais oportunidades em vários sentidos.

Quanto à regulamentação, há o incentivo ao cumprimento das normas que regem a implantação dos serviços. Além disso, a Anatel tem viabilizado políticas de custos que tornam o processo mais dinâmico e mais barato para os provedores regionais. Como um estímulo à regularização na prestação do serviço de internet de banda larga fixa, esse Órgão tem sistematizado medidas que facilitam a atuação das pequenas empresas desse ramo.

Há, em todos os lugares, pessoas físicas e jurídicas que dependem de internet rápida para otimizar o seu cotidiano e viabilizar soluções em seus empreendimentos. E, diante da eficiência experimentada pelos serviços disponibilizados pelos provedores menores, mais gente está disposta a comprar o que está à venda.

Ou seja, uma nova aura de possibilidades se instaurou entre os usuários de internet que residem em lugares longínquos e, consequentemente, acentuou a expectativa de transformar a realidade socioeconômica de uma população, que até então estava praticamente excluída e sem chances de usufruir das oportunidades mediadas pela tecnologia.

Assim, diante da necessidade de ocupar o espaço deixado pelas grandes empresas, os pequenos provedores começaram a figurar entre os negócios mais interessantes do mercado atual. E à medida que esses pequenos empresários se propuseram a melhorar a qualidade dos serviços — para garantir o fornecimento de uma banda larga nas mesmas proporções que a das gigantes — mudanças estruturais se tornaram mais concretas.

Sumariamente, essa nova realidade conjuntural acentua a competitividade e evidencia a clara imposição de controle por um dos fatores determinantes para sistematizar o diferencial de concorrência no mercado: serviço de qualidade, por um preço justo.

3. As alternativas para melhorar a infraestrutura de pequenos provedores de internet

Diante das possibilidades de lucros efetivos no mercado de pequenos fornecedores de internet, aprimorar a estrutura do seu negócio e a forma como ele está organizado é um dos passos mais importantes para alcançar benefícios exponenciais.

Assim sendo, o gestor precisa considerar as melhores opções para inovar seus serviços e gerar impactos mais positivos nas formas de atendimento ao consumidor final, como também na integração da equipe de trabalho. Melhorar a experiência do cliente envolve a gestão dos serviços como um todo e deve objetivar a excelência do produto e a garantia de um atendimento acima da média.

Por isso, se a sua empresa se esforçar para atingir a excelência no padrão de atendimento ao usuário, por meio de um suporte técnico de telefonia eficiente e disponível 24 horas, certamente isso será visto como um diferencial — tanto pelo consumidor quanto pelo seu concorrente.

Nesse sentido, algumas maneiras de garantir um bom retorno, potencializar as chances de conquistar seu espaço e garantir maior solidez no mercado são:

3.1 Terceirizar serviços básicos

Sinteticamente, o processo de terceirização é o repasse de um ou mais serviços para a responsabilidade de outra empresa que tenha experiência no ramo em que a contratante tenha dificuldade. Isto é, a busca por uma instituição especializada em gerenciamento e prestação de determinados serviços. Essa opção abre possibilidades para a liderança direcionar a atenção para outras áreas internas, além de aperfeiçoar os serviços contratados e diminuir custos.

No Brasil, as empresas de destaque já descobriram que terceirizar os serviços para viabilizar resultados mais positivos não é um modismo, mas uma veemente necessidade. E uma gestão inteligente centraliza seus esforços nos setores de maior produtividade e adota estratégias diferenciadas — e focadas num custo mínimo — a fim de alcançar seus maiores objetivos.

Mesmo para os pequenos negócios, investir em alternativas mais econômicas é uma forma inteligente de sustentar o equilíbrio da empresa, além de aumentar a eficiência operacional em todos os setores. E é dessa forma que os pequenos empreendedores, que disponibilizam serviços de internet em lugares distintos, têm conquistado a confiança de seus usuários.

E, na atual conjuntura, cujo viés econômico indica a necessidade de adotar estratégias que minimizem custos e potencializem resultados, o próprio Governo Federal tem criado políticas de incentivo à terceirização de serviços — isso porque a possibilidade de redução de gastos torna esse processo uma alternativa viável em todos os segmentos corporativos, independentemente da área de atuação.

Sob essa ótica, é preciso dinamizar o fluxo de atendimento e oferecer chances reais de garantir a adequação dos sistemas de comunicação dos provedores de internet. Como propiciam uma maior interação por meio de um canal direto com os clientes, isso facilita ao operador perceber as necessidades deles e propor soluções rápidas e eficientes.

Ademais, construir relacionamentos sólidos e trabalhar com um atendimento de excelência gera um impacto positivo na visão do cliente sobre seus serviços. E, mesmo os que são terceirizados, quando contratados por uma empresa que se destaca pela competência, são vistos como um fator de influência preponderante na decisão do usuário em continuar ou não com esses serviços.

E a possibilidade de a liderança focar em outros setores é um dos pilares positivos que precisam ser somados aos benefícios da terceirização. Contudo, dentre as inúmeras vantagens relativas a esse processo, algumas são mais evidentes, como a administração do controle de despesas da corporação e as métricas que auxiliam na análise organizacional.

Também no aspecto jurídico, terceirizar serviços reduz certas preocupações ao evitar que as empresas contratantes necessitem realizar procedimentos judiciais — os eventuais problemas relacionados aos fatores externos ficarão a cargo da prestadora de serviços, que garantirá todo o suporte e assumirá as responsabilidades dos trâmites dessas questões.

3.2  Conhecer as métricas para equipe de suporte

Mais do que fomentar o impulso nos negócios, os provedores de pequeno porte exercem um papel essencial aos setores de telecomunicações: o de gerar oportunidades por meio da democratização do acesso aos serviços digitais. Isso porque as grandes empresas deixaram de atender a demanda por internet em regiões de difícil acesso e, por isso, a necessidade de investimentos nesse setor se acentuou.

No entanto, para garantir a qualidade nos processos envolvidos na rede de comunicação e promover uma melhor experiência ao usuário, que a cada dia se torna mais exigente, é preciso conhecer as alternativas que impulsionam soluções mais eficazes para o atendimento ao consumidor moderno.

Dessa forma, compreender como as métricas de call center podem exercer substancial influência na avaliação dos serviços prestados é fundamental para a implantação e gerenciamento desse recurso tão essencial. O monitoramento deve ser considerado uma oportunidade de melhorar a eficiência dos serviços.

Além de propiciar a conferência das informações e a melhoria do sistema de telefonia, o uso das métricas sistematiza o processo e sinaliza uma gestão de atendimento cada vez mais eficiente e com vistas à redução de custos

Obviamente, qualquer gerente, diretor ou empresário trabalha dedicado em melhorar sua eficiência operacional. Contudo, quando identifica previamente onde estão os maiores problemas, consegue priorizar as ações que trarão mais impacto de melhora.

Nesse sentido, para melhorar os processos de relacionamento com o usuário se torna fundamental a criação de canais que possibilitem a interação com o cliente. Esses recursos propiciam a expressão e a análise do grau de satisfação com os serviços. Permitem também disponibilidade para analisar aspectos voltados às reclamações ou sugestões.

Dentre os pontos analisados pelas métricas de call center que flexibilizam a análise do sistema estão o tempo médio de atendimento, o tempo médio de espera, o número de chamadas e a taxa de conversão, que indica a porcentagem das ligações que resultaram em vendas efetivas.

Assim, por intermédio da avaliação dessas métricas, os resultados obtidos no médio e longo prazo fornecerão um acompanhamento muito mais completo do que se fossem analisados num curto período de tempo.

E essa é uma das vantagens de terceirizar serviços como o call center para pequenos fornecedores de internet:  incorporar toda a experiência oriunda de uma avaliação sistemática com base em indicadores, que mostrará os pontos positivos e negativos por meio de uma visão mais abrangente e real.

3.3  Utilizar o call center para provedores de internet

Com o advento das facilidades tecnológicas, os hábitos dos consumidores mudaram. E a empresa que pretende continuar viva no mercado necessita se adequar a essa realidade e prover meios de conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Nesse contexto, os gestores das pequenas empresas, responsáveis pelo gerenciamento dos provedores locais, já perceberam a necessidade de melhorar o atendimento e investir em recursos que otimizem a qualidade de seu negócio.

Mediante a realidade conjuntural dessas localidades atendidas, muitos são os desafios que precisam ser considerados: distância, dificuldade de acesso e falta de estrutura nos serviços básicos geram obstáculos à qualidade da comunicação.

Por isso, a utilização de um call center para provedores de internet pode trazer soluções viáveis, minimizar custos e ainda melhorar a experiência do cliente, tendo em vista as possibilidades de melhoria no tráfego de informações e na gestão de atendimento de suporte técnico.

Para usufruir dos benefícios da implantação de um call center é preciso manter o foco nos investimentos em recursos humanos e nas inovações tecnológicas disponíveis. Qualificar a equipe por meio de cursos e treinamentos e deixar seus colaboradores mais motivados para se integrar ao sistema resultará em vantagens mais competitivas.

3.4 Garantir um atendimento diferenciado

Garantir a qualidade no atendimento ao cliente é um dos fatores determinantes para assegurar o sucesso na experiência do usuário. Assim, diante da competitividade cada vez mais acirrada, o universo corporativo exige mudanças estruturais para atrair novos consumidores, fidelizá-los e garantir o retorno deles.

Mas esse atendimento de qualidade, em um tom diferenciado, precisa acontecer de modo bem natural entre os segmentos que prestam serviços de internet. E isso é possível de ser trabalhado e treinado, com vistas à redução das reclamações que alargam as estatísticas na área de telecomunicações em nosso país.

Para potencializar resultados reais, o investimento no preparo dos colaboradores é imprescindível. De nada adianta investir em recursos exponencialmente importantes e não treinar a sua equipe para prestar um atendimento padronizado. O diferencial no atendimento é necessário, já que as inovações estão disponíveis e a cada dia são mais facilmente implantadas.

Exemplo claro é a contratação de um call center para mediar o atendimento dos pequenos provedores de internet. Diante do custo-benefício da instalação, do suporte oferecido pela empresa e da redução nas despesas geradas por esse sistema, o valor do investimento é praticamente irrisório, ante as vantagens oferecidas.

Assim, como parte da adoção de estratégias voltadas ao atendimento, a economia resultante da implantação do call center pode ser direcionada à capacitação dos operadores. E esse preparo é fundamental para garantir maior conhecimento e elevar o grau de confiança dos atendentes, o que reflete em uma maior assertividade e excelência na comunicação com os clientes.

Outro ponto-chave é lembrar que os clientes devem ser tratados como pessoas e não meramente como números  Nessa visão, a atenção individualizada durante o atendimento de call center é essencial para tornar o contato eficiente e eficaz.

Além disso, seus colaboradores precisam ter em mente que a base de todo negócio passa, primeiramente, pelo atendimento ao consumidor. Ou seja, em todo ramo de atuação, essa primeira impressão do cliente diante do contato inicial pode ser definidora das futuras relações com a empresa.

Perceber o problema do cliente, propor soluções viáveis e superar suas expectativas também influenciam positivamente no processo de fidelização. Os colaboradores precisam apresentar aptidão para perceber a insatisfação dos clientes e suprir as necessidades deles em relação aos serviços contratados.

Portanto, investir na qualidade do atendimento ao cliente pode ser a chave para enfrentar a competitividade e obter resultados cada vez mais significativos. Como o mercado para pequenos provedores de internet está aberto a novos investidores, a atenção a esses detalhes pode simplificar o processo de atendimento e potencializar o dinamismo de sua empresa.

4. As medidas escalares para o crescimento do seu provedor de internet

O primeiro ponto que deve ser salientado é que a empresa precisa ter, acima de tudo, a definição do seu foco de atuação e a direção de seu plano de crescimento. Ou seja, é fundamental ter um alinhamento para estabelecer um adequado planejamento de ações relativas às formas, aos critérios e ao tempo de execução dos serviços.

Como o foco da nossa empresa é oferecer a reestruturação do atendimento por intermédio de um call center para provedores de internet, os trâmites necessários à solução dos seus problemas, nesse sentido, serão detalhados no contrato de prestação de serviços. Ou seja, a liderança estará livre de muitas preocupações ao adotar uma parceira terceirizada.

Outro aspecto diferenciador é ter uma única metodologia de trabalho. O seu provedor de internet precisa definir uma estratégia única de prestação de serviços, de modo que todos os clientes desfrutem igualmente dos benefícios. Sua equipe de atendimento precisa estar padronizada e alinhada com as informações mais importantes para flexibilizar o cumprimento dessa meta.

Mediante a definição do foco, da estratégia de crescimento e da metodologia escolhida, o próximo passo no processo escalar de seu negócio é a formação de pessoas — que exige treinamento adequado, desenvolvimento gradual e a avaliação de desempenho das tarefas executadas.

Desse modo, com um apoio oferecido por uma empresa experiente, é possível escalar o crescimento de seu provedor de internet e viabilizar soluções necessárias às formas de controle personalizado sobre o desenvolvimento de sua empresa.

5. A garantia da redução de custos

Como fator essencial à redução de custos, a garantia da qualidade dos serviços terceirizados e a excelência na gestão de soluções de atendimento ao cliente precisam ser consideradas. E a terceirização pode assegurar esses fatores por meio de uma maior flexibilidade no emprego dos recursos que sinalizam melhoria na infraestrutura do setor de comunicação, mediante acordos formais entre as partes envolvidas.

Dessa forma, a terceirização de um call center para provedores de internet, que operam em grande escala e em diferentes lugares, surge como uma verdadeira necessidade de ampliar os processos de infraestrutura e adequá-los à exigência do mercado.

Com um suporte técnico mais adequado, uma empresa de telecomunicações pode atuar com mais segurança em locais distantes e ainda reduzir o risco de perdas financeiras, garantindo, assim, resultados mais lucrativos.

Nesse sentido, a terceirização do call center para fornecedores de internet se torna uma alternativa que merece consideração. Tendo em vista o custo-benefício da implantação desse serviço, investir na ferramenta é dar um passo importante para se destacar num mercado cujas vertentes sinalizam boas expectativas.

E como reza o conhecido ditado: “não adianta fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Ou seja, no universo dos negócios — assim como na vida — novos resultados só serão possíveis mediante a adoção de novas estratégias.

Portanto, não fique para trás! Conheça nossos serviços e garanta já a solidez necessária para tornar o seu empreendimento reconhecido pelo concorrente e respeitado pelo usuário.

Agora é com você: como a rapidez no compartilhamento de conteúdos depende da qualidade dos provedores de internet, que tal compartilhar este artigo para que todos vejam seu interesse em tornar o seu serviço ainda melhor?

10 Comentários

  • André
    2018-12-19 12:20:31 Responder

    Acreditei que receberia o E-Book .
    Fui enganado pela propaganda.

    Marcelo Da Silva
    2019-01-04 12:30:06 Responder

    Olá André, qual e-book você tentou baixar?
    Pode confirmar seu e-mail por favor.

  • Farzam
    2019-03-21 12:35:22 Responder

    mas eu gostaria saber com conseguir o sinal de internet para poder vender, através de fibra ou através de de radio ou sem fio.
    o mair problema de ser provedor é onde comprar o sinal de internet para revender ou existe algum gerador especifico que gera o sinal MHZ para ser distribuído?
    gostaria receber a resposta completa. existe muitos provedores no comercio, mas eles todos, onde compram o sinal para vender? ou cada um tem um gerador que gera a sua próprio sinal MHZ?

    Taís Teixeira
    2019-03-27 14:24:29 Responder

    Olá, tudo bem?

    É necessário verificar quais provedores de internet já operam em sua região e cotar preços
    de link dedicado (link que possui, entre outras vantagens, a garantia de banda).

    Caso não tenha provedores em sua região ou não tenha alguma de seu agrado, terá que buscar
    esse link em outra região, aí pode buscar através de links de rádio ou fibra, porém, neste
    caso, o investimento aumenta bastante.

    Como você mesmo disse, existem vários provedores e todos eles compram links de outros
    provedores.

    Ficamos a disposição!!

  • Henrique Tristão
    2019-05-20 23:54:51 Responder

    Boa noite.
    Estou realizando um trabalho de pós-graduação e gostaria de usar trechos do texto "O mercado de pequenos provedores de internet no Brasil", para isso, gostaria do nome completo do autor para dar os devidos créditos.

    Taís Teixeira
    2019-05-22 11:47:52 Responder

    Bom dia Henrique, tudo bem?
    te enviamos um e mail :)

  • Alcimar Ozorio
    2020-02-19 16:04:40 Responder

    Gostaria de montar um provedor de internet.e saber como funciona

    Taís Teixeira
    2020-03-04 18:39:24 Responder

    ooi Alcimar, tudo bem contigo?
    Poxa, gostaria de te ajudar, mas acredito que no momento não oferecemos o que tu precisa.
    Hoje não auxiliamos a montagem de provedores, prestamos suporte através do nosso call center e com uma equipe que auxilia no crescimento da rede de um provedor.
    Se ainda assim, tu tiveres interesse peço que retorne este contato, para que uma das pessoas responsáveis pelo setor comercial possa agendar uma reunião contigo.
    Grande abraço!

  • Paulo César Rocha
    2020-12-02 21:45:36 Responder

    Boa noite.
    Estou realizando um trabalho de pós-graduação e gostaria de usar trechos do texto "O mercado de pequenos provedores de internet no Brasil", para isso, gostaria do nome completo do autor para dar os devidos créditos.
    Atte,

    Paulo César Rocha

    Taís Teixeira
    2020-12-07 11:08:18 Responder

    ooi Paulo, tudo bem? Taís aqui, te enviei um e-mail. :)

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