background

O que é terceirização e como ela pode ajudar na sua empresa

O que é terceirização e como ela pode ajudar na sua empresa

É normal ao entrarmos em estabelecimentos como agências bancárias, supermercados e até mesmo Universidades, notarmos que os funcionários de certos setores como limpeza e segurança, utilizam um uniforme diferente dos demais. Isso se dá pelo fato de que eles trabalham em uma outra empresa, terceirizada para realizar aquela função.

A terceirização funciona da seguinte maneira, uma empresa precisa de algum tipo específico de serviço, que pode ser contínuo ou esporádico, ela então contrata outra organização ou profissional autônomo para realizar aquelas atividades. No Brasil estima-se que 22% dos trabalhadores formais são terceirizados, a terceirização é vantajosa pois repassa a responsabilidade do serviço para uma empresa especializada, com experiência naquele tipo de trabalho.

Além disso, a empresa que contrata não tem responsabilidade fiscal sobre os trabalhadores, isso fica a cargo da terceirizada, ou seja, ela não tem nenhuma ligação com quem de fato irá realizar a tarefa. A empresa prestadora de serviço serve como um meio de campo, entre a demanda da contratante e a mão de obra. Seguimos com o exemplo de uma agência bancária, invés de contratar seguranças, lhes fornecer equipamento e treinamento, ela opta por contratar uma empresa especialista em segurança bancária, que já conta com profissionais qualificados para exercer a atividade. Com o acordo firmado é feito um contrato de prestação de serviço, no qual deve estar estabelecido os direitos e deveres de cada uma das partes.

A terceirização não é exclusividade de grandes empresas, as menores também podem se beneficiar, mas neste caso, antes de fechar o contrato com uma terceirizada vale analisar se de fato é viável para aquele momento da empresa, dispor de uma verba significativa para ter profissionais qualificados ao seu lado.

Tudo depende da demanda a ser suprida, se para realizar esse serviço é necessário montar uma infraestrutura, comprar equipamento e ainda dispor de um local físico, a terceirização é o melhor método. Se é um serviço que pode ser absorvido pelo seu quadro de funcionários sem representar excesso de trabalho para eles, talvez seja melhor esperar um pouco antes de fechar contrato.

Se depois de fazer uma análise de suas atuais demandas e da necessidade do mercado, optar por terceirizar os serviços, está na hora de ir em busca de uma empresa parceira para fechar contrato. Nesta hora vale tomar alguns cuidados para não gerar grandes dores de cabeça posteriormente. Antes de tudo você deve conhecer a qualidade da empresa que irá contratar, garantindo assim que ela esteja de acordo e que consegue realizar os serviços que você solicitar.

Uma pequena pesquisa pode ser de grande valia, analisar a reputação da empresa no mercado, seu comportamento perante os clientes e principalmente a qualidade de seus serviços. A equipe de trabalho terceirizada atuará ao lado de seus funcionários, deste modo, é importante que sejam passados a essa equipe as normas e valores da empresa, para que possam se relacionar em sintonia com seus novos colegas.

Vamos ver agora algumas vantagens que uma terceirização pode gerar em uma empresa e como ela impacta em diversos segmentos.

Tecnologias atualizadas e equipe especializada

Novas tecnologias surgem a todo o momento, umas representam uma verdadeira revolução, outras nem tanto. O importante é saber o que está surgindo de novo no mercado, estar sempre atento às atualizações e de como elas podem auxiliar na sua empresa. Neste caso, uma equipe terceirizada sempre estará utilizando os melhores produtos e ferramentas para o seu ramo de trabalho, pois por trás dela possui toda uma estrutura de uma empresa especialista no assunto.

Menos Burocracia

A estrutura administrativa de uma empresa com quadro de funcionários não costuma ser simples, e cada nova contratação representa mais gastos. Encargos trabalhistas, férias, décimo terceiro salário, tudo isso eleva a um alto custo para manter uma folha salarial. Além de tudo, uma equipe de funcionários precisa ser gerenciada, montar uma estrutura hierárquica de trabalho, acompanhar os rendimentos, fazer o controle da qualidade.

O processo de terceirização representa uma disposição mais simples, com tudo que envolve a equipe terceirizada sendo feito por outra empresa. Mas para isso dar certo, é preciso que aja um alinhamento entre ambas as partes, para que o trabalho que esteja sendo realizado seja de acordo com o que foi estabelecido no contrato.

Redução de custos

Esse talvez seja o principal motivo que faz com que uma empresa queira terceirizar um tipo de serviço. Afinal ela fica livre de custos com treinamento, contratação, demissão, até mesmos os uniformes dos funcionários fica a cargo da terceirizada. Além disso, para muitos serviços, como os de um Call Center, por exemplo, é necessário possuir espaço físico, tecnologia e pessoas qualificadas, se tornando um investimento alto para ser montado internamento, neste caso a terceirização representa um bom custo-benefício.

Um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta é na hora de contratar, o processo de encontrar um profissional qualificado pode não ser tarefa fácil, dependendo de sua área de atuação.

E mesmo depois de contratado ele deve passar por treinamento, que deve ser constante, um bom profissional se mantém atualizado. Todo esse gerenciamento de recursos humanos querer investimento de tempo e dinheiro, portanto a economia é uma das principais vantagens da terceirização.

Liberdade de tempo

Toda a empresa possui uma atividade-fim, ou seja, aquilo que ela existe para fazer. Um restaurante, por exemplo, tem como atividade-fim servir comida, mas para isso ele precisa de outros serviços também, com contabilidade, limpeza e segurança, que são chamados de atividade-meio. Colocar a cargo de uma outra empresa esses serviços permite que sua equipe tenha mais tempo para se dedicar aquilo que fazem de melhor.

Então, viu como a terceirização pode ser de grande valia para o seu negócio? Entre em contato com a gente veja como podemos ajudar no atendimento de seu provedor de internet.

 

2 Comentários

  • josué mota
    2019-12-11 18:19:07 Responder

    Boa tarde!

    Vocês prestam serviço de terceirização do estado do Rio Grande do Sul?

    Taís Teixeira
    2019-12-11 18:34:13 Responder

    oi Josué, boa tarde, tudo bem?
    Isto, nossa sede está localizada em Caçapava do Sul - RS, mas prestamos serviço para todo o Brasil.
    Tu és de onde? Podemos te ajudar em algo?
    Ótimo dia!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.