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Pesquisa de Clima Organizacional: Por que fazer?

Pesquisa de Clima Organizacional: Por que fazer?

Um ambiente de trabalho organizado, com seus processos bem definidos e composto por colaboradores engajados é imprescindível para o desenvolvimento da empresa. Quando uma equipe funciona em conjunto, em que todos trabalham na mesma sintonia, os índices de produtividade só aumentam. Para isso, não basta apenas contratar os melhores profissionais, é preciso fazer com que eles tenham um ambiente propício para desenvolverem a sua função com excelência.

Para que toda a equipe trabalhe em harmonia é essencial que haja um consenso entre os interesses da empresa e os de seus funcionários. Sendo assim, se o gestor ouvir o que pensam os seus colaboradores, entendendo as suas necessidades e motivações, ele conseguirá criar estratégias internas para manter o time engajado.

A pesquisa de clima organizacional é um meio de os gestores conhecerem melhor o seu quadro de funcionários, quais as suas percepções sobre diversos fatores que envolvem o ambiente empresarial. Essa ferramenta pode ser usada para ter uma visão geral de como está o clima do local de trabalho, qual o grau de satisfação dos funcionários e o que eles esperam da empresa. Com esses resultados o setor de Recursos Humanos consegue estabelecer em quais os pontos precisa agir, se existe algum problema de convivência e o que pode ser feito para manter a harmonia.

Criando a pesquisa

Existem várias maneiras de se realizar a pesquisa de clima organizacional, seja ela online, pelo telefone, por questionário físico ou por meio de aplicativos, ela pode ser feita pelo setor de recursos humanos ou terceirizada para uma empresa especializada. É importante que o questionário seja criado pensando nas especificidades de sua empresa, os modelos prontos podem ser muito genéricos e não apresentarem resultados significativos.

Somente criar o questionário e colocá-lo a disposição dos funcionários não basta, é preciso que haja um incentivo para que eles respondam. Uma campanha interna mostrando a importância da pesquisa por exemplo. Para obtenção de respostas mais sinceras, sem que o colaborador tema algum tipo de represália mediante o retorno, ela pode ser respondida de forma anônima.

As respostas podem ser de múltipla escolha ou marcação única, abordando pautas relevantes no dia a dia do funcionário como segurança do trabalho, relação com os colegas, remuneração, identificação com a empresa. Ter estabelecido previamente o que se pretende analisar auxilia na hora de montar as perguntas certas. Você pode ainda dividir a pesquisa por setores, tendo um olhar de como cada departamento enxerga a empresa.

Vantagens de uma Pesquisa de Clima Organizacional

Com os dados da pesquisa a equipe de RH consegue mais informações para elaborar suas estratégias de trabalho, entregando mais transparência na relação entre funcionário e empresa. Encontrando soluções para reverter os conflitos que podem ocorrer em um ambiente onde trabalham muitas pessoas, deste modo, tornando a convivência mais tranquila e possibilitando os funcionários se dedicarem aquilo que realmente importa. Siga acompanhando e descubra mais algumas vantagens de se fazer uma Pesquisa Organizacional com seus funcionários.

Engajamento da equipe

Nenhuma empresa prospera se os seus funcionários não estão engajados com o seu modo de agir, isso é um fator determinante na produtividade de cada um. Com a Pesquisa Organizacional o grupo de funcionários irá se sentir ouvido, que suas solicitações foram recebidas e que a empresa se importa com a sua opinião.

Esse engajamento se torna mais efetivo se eles perceberem que as suas sugestões viraram projetos concretos, que a empresa acatou as suas propostas e implementou a ideia. Por isso, não basta fazer a Pesquisa apenas por fazer, é preciso analisar os dados e considerar o que pode ser aplicado na prática. Essas ações feitas com base nas respostas, representarão um sentimento de pertencimento aos colaboradores, de que fazem parte algo maior, o que pode aumentar a produtividade da equipe tanto pela motivação quanto pelas melhorias realizadas.

Melhoria do clima interno

Quando se colocam pessoas diferentes trabalhando juntas todos os dias, em um mesmo local, se vendo diariamente e ainda tendo que se ajudarem para alcançarem as metas, é inevitável que apareçam alguns problemas de relacionamento ou situações de atrito. Sejam questões de trabalho originadas internamente, ou algo de fora da empresa que refletiu no ambiente de trabalho.

Se isso não for visto pela equipe de RH, com o tempo irá afetar no desempenho dos colaboradores, que não estando em um ambiente favorável, irão produzir menos. Uma Pesquisa de Clima Organizacional quando realizada da maneira adequada pode antecipar esses problemas, a equipe de RH ao perceber algo fora do comum que chame atenção nas respostas, já entra em contato com o gestor do setor para debater a situação e encontrar o melhor jeito de revertê-la.

Mais assertividade nos Feedbacks

Na hora de fazer a avaliação dos colaboradores levar em conta apenas se a meta foi batida ou se o índice de vendas aumentou, por exemplo, é tirar todo o lado humano daquele funcionário, colocando-o como se fosse mais um número dentro da organização. Obviamente são questões importantes e devem ser debatidas, mas os feedback precisam ir além disso, tratando do lado emocional também, abordando temas como saúde e satisfação do colaborador.

A Pesquisa Organizacional fornece mais ferramentas para o gestor conhecer a sua própria equipe, se analisar as suas respostas e ver que existe algo em comum, significa que mais de um colaborador está passando pela mesma situação. Deste modo, algum procedimento ao ser mudado irá beneficiar todos que deram a sugestão ou relataram o fato durante a pesquisa.

Comunicação interna

A falta de comunicação é um problema sério dentro das organizações, quanto mais setores ela tiver menos eles irão conversar entre si. Pessoas de setores diferentes não podem parecer que trabalham em empresas diferentes, o que costuma acontecer pela divisão dos ambientes de trabalhos, que separa fisicamente os espaços.

Deste modo, ter um canal para os funcionários deixarem a sua opinião, é entregar transparência a comunicação da empresa. Evitando que conversas se espalhem pelos corredores e gerem boatos que somente prejudicam a produtividade. Eles irão deixar as suas opiniões no questionário, e como são perguntas direcionadas, somente será extraído aquilo que for relevante, não abrindo espaço para rumores. Por isso, as perguntas devem ser bem planejadas, para que nada passe batido do seu radar.

Manter bons funcionários

A busca por profissionais de qualidade não é tarefa fácil, encontrar alguém competente que se enquadre dentro das exigências da vaga e ainda compartilhe dos valores da empresa pode ser uma longa busca. Essa procura requer investimento de tempo e dinheiro, pois depois de encontrada é preciso treinar essa pessoa e ver se ela consegue realizar aquilo que é esperado de sua função.

Portanto, manter os bons funcionários que já estão com você se torna fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Muitas vezes mesmo um salário adequado, não é suficiente para que ele fique, se o ambiente e as condições de trabalho não forem adequados, e ele não estiver à vontade para trabalhar é questão de tempo até procurar outro lugar.

Garantir um ambiente de trabalho saudável é investir diretamente na retenção dos funcionários, entendendo se a cultura organizacional está presente em cada colaborador. O resultados da pesquisa irão mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Cada funcionário possui uma visão única sobre determinada situação, é através da Pesquisa de você irá utilizar isso a seu favor, tornando o espaço de trabalho mais colaborativo.

 

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