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Prospectando novos mercados e encontrando oportunidades

Prospectando novos mercados e encontrando oportunidades

As empresas de pequeno porte ou microempresas geram grandes impactos na economia do país. Além de criar empregos, trazem recursos, ajudando no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. Conforme dados do Portal do Empreendedor, no Brasil são mais de 8 milhões de MEIS, microempreendedores individuais que resolvem montar seu próprio negócio.

O sonho do empreendedorismo pode ser muito atrativo, no Brasil segundo dados do IBGE existem 25,4 milhões de pessoas que possuem uma microempresa. Ganhar mais dinheiro, ser seu próprio chefe, poder trabalhar em casa. Mas criar um negócio do zero não é uma tarefa fácil, aquela ideia de ouro não irá surgir do dia para a noite, e mesmo que apareça, de nada vale se não for bem executada. Antes de entrar de cabeça em um novo negócio, é preciso conhecer o mercado, saber se existe demanda para o produto ou serviço, levar em conta a concorrência, a localidade das instalações, são diversos fatores que influenciam no sucesso da nova empresa.

Previamente deve-se saber o porquê de abrir o negócio, ter um ideal que não vise apenas lucro, entendendo como aquilo que você está disposto a fazer irá contribuir para o consumidor e se tornar significativo para a sociedade. Com essas questões definidas o próximo passo é encontrar um negócio que ofereça potencial de lucro a longo prazo e que seja relevante para os clientes, aliando necessidades do mercado com capacidade de execução.

Acompanhe algumas orientações que preparamos para você, que irão auxiliar na hora de prospectar possíveis mercados para seu negócio.

Identifique problemas:

Ideias podem surgir de várias formas, em uma conversa com amigos, um passeio no parque, até mesmo durante o sono. É importante sempre anotar cada pequena ideia que surge, seja no almoço, durante o trabalho, na hora pode até não parecer muita coisa, mas é algo que pode ser trabalhado mais tarde. Evitando fazer julgamentos prévios, mesmo que pareça algo extremamente inviável não deixe passar. Precisar de algo e não encontrar em lugar algum, pode ser sinal de que este fornecimento está em falta e assim como você, outras pessoas podem ter a mesma demanda, podendo ser um mercado em potencial. Seguindo essa linha pense em possíveis problemas das pessoas, e o que você pode fazer para solucioná-los. Deste modo, já pegando uma demanda pronta de clientes que ao perceberem sua dor sendo atendida, irão ao seu encontro. Perceba até mesmo alguma ideia já existente e veja o que você pode fazer para melhorá-la, reinvente colocando novas soluções, não sendo uma cópia do que já existe.

Encontre seu nicho:

De nada adianta encontrar a oportunidade perfeita de negócio, com alta demanda e potencial de crescimento, se ela não tiver a ver com seu perfil. Ao conciliar uma boa ideia que possua demanda de mercado com preferência pessoal, o negócio tem mais chances de prosperar. Isso porque muitos empreendimentos exigem dedicação total, muito foco e empenho de seu criador. Sendo assim, ter compatibilidade pessoal com o ramo, ser um entusiasta daquilo que está sendo feito, pode ajudar muito na gestão administrativa da empresa.

Mas antes de tocar em frente uma ideia de empreendimento, por melhor que possa parecer, é preciso saber se você possui capacidade financeira e operacional para a execução. Caso contrário, melhor guardar a ideia, ir trabalhando no projeto aos poucos e lançá-lo quando for mais favorável.

Pesquisa de mercado:

Depois de escolher qual ramo seguirá o empreendimento, é preciso saber se o mercado está em condições de recebê-lo. Mesmo que seja um projeto bem estruturado, pode não ser o momento ideal para o lançamento. Deste modo, antes investir dinheiro e tempo em algo que até o momento é apenas uma ideia, faça uma Pesquisa prévia com seu público-alvo. Com isso é possível perceber particularidades que podem fazer a diferença quando o serviço estiver ativo, descobrindo necessidades específicas e definindo estratégias para contemplar essas questões. Não limite a pesquisa apenas aos clientes, analise concorrência, veja o que tem sido feito por este ramo nos últimos anos, e de que maneira o seu negócio por inovar.

Atualização constante:

Mudar algo que já está estabelecido pode parecer complicado, mas às vezes mudanças se fazem necessárias, uma guinada nos negócios, ou uma atualização podem representar a sobrevivência no mercado. Depois que o negócio estiver montado, ele não deve permanecer inerte, o mundo avança em uma velocidade acelerada, cabendo aos empreendedores acompanharem esse ritmo, ou serão deixados para trás. Estar atualizado é fator essencial em qualquer ramo, com o tempo tanto a tecnologia quanto conceitos se alteram, novas tendências surgem a todo o momento, ficar de olho nessas questões é fator chave para o negócio prosperar por anos.

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1 comentário

  • Taís Teixeira
    2020-04-08 11:55:55 Responder

    Que sucesso Bruno!!!

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