background

Seja Amigo da sua Voz

Seja Amigo da sua Voz

Radialistas, dubladores, cantores, vendedores, atendentes de Call Center, entre tantas profissões que têm algo em comum, trabalham diretamente com a voz. Para essas funções manter uma boa saúde vocal é essencial. No dia 16 de abril é comemorado anualmente o dia mundial da voz, uma data escolhida para promover a importância da voz humana e conscientização com os cuidado vocais.

Este ano com o tema “Seja Amigo da sua Voz”, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, juntamente com Conselhos Regionais de Fonoaudiologia organizam debates, discussões e palestras com o intuito de levar esse tema para um grande número de pessoas.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é formada por grupos de fonoaudiólogos, que tem por interesse compartilhar e divulgar produções e trabalhos da área. Este ano foi divulgada uma cartilha, para ser usada nas ações do dia mundial da voz. Vamos acompanhar alguns cuidados que devemos tomar para manter a saúde vocal em dia.

Evite o consumo de álcool e cigarros:

Essas substâncias irritam os tecidos da laringe e diminuem o controle da voz, aumentando as probabilidades que surgirem problemas. Lembrando que o fumante passivo, ou seja, quem fica perto de alguém que está fumando, também pode ter problemas.

Não grite:

Ao gritar alto ocorre forte atrito das cordas vocais, se isto for feito constantemente, a longo prazo pode desenvolver problemas maiores, como lesões na laringe ou calos nas cordas.

Tome água:

A água hidrata o organismo, fazendo com que as cordas vocais vibrem de forma mais solta, diminuindo o esforço. O ideal é manter uma garrafa sempre ao alcance, tomando pequenos goles durante o dia.

Tenha cuidado com o ar-condicionado:

Muito comum em escritórios principalmente nos dias de verão, o ar-condicionado embora traga mais conforto ao ambiente, pode ser um dos grandes vilões de sua voz. Ele favorece o ressecamento da mucosa, por isso, é importante estar sempre hidratado, lembra da garrafa de água? Pessoas alérgicas a pó, ácaros, asma, e outros problemas respiratórios, podem ser ainda mais prejudicadas, pois esses aparelhos, dependendo do local de instalação, transmitem poeiras e fungos. É importante também evitar o choque térmico, sair de um lugar muito frio e ir para um ambiente muito mais quente, por exemplo.

Excessos em geral não são recomendados, a voz tem que sair de modo natural, para isso o ideal é acompanhar os movimentos com a boca, articulando bem as palavras. Para profissionais que trabalham com a voz, é importante que ela esteja em dia, pois a falta dela pode prejudicar muito. Além de fatores físicos, oscilações de humor e problemas psicológicos também pode influenciar na saúde vocal. É normal que a voz se modifique, variações de clima, humor, tudo influencia para que sua voz saia um pouco diferente, contudo, se essas modificações durarem mais de 15 dias, deve-se procurar ajuda profissional.

Nestes casos, recomenda-se procurar um fonoaudiólogo que é o responsável por fazer esta avaliação. O trabalho ocorre em conjunto com um médico otorrinolaringologista, que intervirá em caso de cirurgia ou medicação, e o fonoaudiólogo que orientará exercícios para aperfeiçoamento.

Sejamos amigos de nossa voz todos os dias!

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.