background

Telefonia IP entrega modernidade as ligações telefônicas

Telefonia IP entrega modernidade as ligações telefônicas

Ao longo dos anos a telefonia fixa vem perdendo espaço na vida dos brasileiros, com a popularidade dos aplicativos de comunicação, como Whatsapp, por exemplo, que permite troca de mensagens, chamadas de vídeo e áudio, manter uma linha de telefone residencial já não se mostra tão vantajoso. Pensando nisso as operadoras oferecem pacotes de outros serviços como internet e TV por assinatura, e colocam o telefone fixo junto na venda. Conforme a Anatel, é proibida a venda casada, ou seja, somente vender um serviço se o cliente comprar também outro. Não confundir venda casada com os combos, neste caso são oferecidos um ou mais os produtos geralmente com desconto, montados em um único contrato de cobrança.

Contudo, em ambientes corporativos ainda se faz necessário o uso de telefones fixos, tanto para comunicação interna, por meio de ramais, ou externa com os clientes. Uma tecnologia que veio para otimizar as linhas telefônicas utilizando o poder da internet é a telefonia IP.

O que é?

A telefonia IP, também chamada de VOIP, (Voice Over Internet Protocol) utiliza protocolos de internet para transmitir dados, como áudios, fax, mensagens e demais formas de comunicação. O que era feito por uma linha de telefone analógica com fio de cobre, é feito pela internet, com mais mobilidade, otimizando os processos de comunicação. Com isso é possível utilizar a mesma rede de internet que o usuário já possui, para realizar também chamadas por telefone. O sistema converte os áudios analógicos em dados digitais que são transmitidos pela rede de internet.

Para isso é necessário um telefone IP, que é muito semelhante a um telefone normal, mas possui a entrada de conexão RJ-45, a mesma encontrada em placas de redes dos computadores. Ou um software adequado que fará a conversão dos dados, permitindo fazer ligações sem utilizar a linha telefônica.

As ligações podem serem feitas tanto para um telefone comum quanto para outro telefone IP. Se a chamada for feita pelo computador, além de microfone e alto-falante, ele deve possuir um softphone, que é um programa que serve para se conectar a central telefônica digital, transformando de fato o computador em um telefone. As ligações utilizando a internet podem ser feitas inclusive por dispositivos móveis, como celulares e tablets, bastando instalar um aplicativo que permita a transmissão das chamadas.

Desafios

A conexão é feita pela banda larga, trafegando em cima de dados, neste caso, um dos desafios da telefonia IP é a estabilidade e latência da conexão, que pode gerar cortes e atrasos. Pelos dados percorrem um longo caminho, até o provedor, partindo ao servidor, de volta ao usuário, o que pode gerar atrasos nas ligações. Portanto, para se utilizar da tecnologia de telefone IP, uma boa conexão com a internet é essencial, pois qualquer oscilação na rede pode gerar interferência nas chamadas.

Com a expansão da fibra óptica, que aos poucos espalha altas velocidades de conexão pelo país, a telefonia IP vem ganhando mercado, porém, a infraestrutura de banda larga ainda é um empecilho. Por isso a importância da compressão de dados, que é um processo em que os dados são comprimidos em pacotes, diminuindo seu volume tornando-os mais leves na hora da transferência, sendo assim necessitando de menos banda de internet. Funcionando da seguinte forma, ao fazer a conversão do analógico para o digital, um codec codifica esses sinais tornando-os mais leves ao serem transportados por meio da internet, ao chegar no destino esses pacotes são descomprimidos, não representando perda de qualidade.

Além de permitir a realização de chamadas simultâneas, ao contrário das analógicas que realizam uma por linha, a telefonia IP configura uma diminuição de custos com ligações. Pois como tudo é feito pela internet, não precisa das operadoras convencionais, com isso o custo das ligações fica mais barato, inclusive em chamadas de longa distância e internacionais. Ao ser utilizado na comunicação interna de uma empresa, uma chamada entre dois aparelhos IP não gera custos, representando uma economia e otimização de comunicação. Uma empresa matriz, por exemplo, pode se comunicar com diversas filiais a custo zero por meio de chamadas IP.

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.