8 passos para dar mais qualidade a sua operação de atendimento

Recentemente, a mídia destacou um fato que demonstra o quanto as inovações permitem explorar as formas de operação de atendimento ao cliente: um drone fez a entrega de um medicamento em uma região de difícil acesso nos EUA.

Esse registro da primeira entrega realizada por um drone deixa claro a importância de apostar em inovações e adotar ferramentas que impulsionem a qualidade na comunicação, principalmente em tempos de crise.

Se você está em busca de novas formas de potencializar o relacionamento com o seu cliente, confira as alternativas mais viáveis para promover a excelência no atendimento operacional. Boa leitura!

Saiba como melhorar a operação de atendimento ao cliente

Um dos principais aspectos que desafiam os gestores de pequenas e grandes empresas é encontrar formas de melhorar o nível de satisfação dos clientes. Qualidade no relacionamento, preço competitivo, inovação e infraestrutura são pontos essenciais à sustentabilidade do negócio.

Alguns aspectos precisam ser considerados para assegurar resultados mais efetivos e promover a qualidade do atendimento. Confira os que mais se destacam!

1. Conheça a preferência do seu cliente

Treine a sua equipe — ou contrate os serviços de uma empresa especializada — para perceber as necessidades e as preferências de seus clientes. Quando o operador tem habilidade e experiência, nos momentos iniciais da abordagem ele já consegue direcionar o diálogo para a concretização da venda.

Para promover a qualidade no atendimento e aumentar as chances de conquistar o cliente, é necessário estabelecer relações mais assertivas e interagir adequadamente. Evite respostas muito repetitivas: trate o seu cliente como se ele fosse único e especial. E deixe que ele perceba isso!

2. Utilize a discrição e o bom senso

Procure criar um padrão de atendimento que possibilite ao consumidor uma experiência diferenciada. Use a criatividade, mas com discrição e bom senso. Ofereça soluções plausíveis, imediatas, esclareça dúvidas e tenha paciência para interagir com clientes exaltados e impacientes.

3. Tenha habilidade com clientes diferenciados

Em geral, na área de pequenos provedores de internet, há um público mais jovem que busca informações sobre os serviços oferecidos. Eles ligam para o provedor porque querem adquirir um plano, melhorar a velocidade da internet ou complementar o pacote.

Sua equipe precisa manter a postura, mas considerar que essa nova geração — os chamados millennials ou geração Y — são bem informados, valorizam inovações e construíram sua própria forma de comunicação. Além disso, são bastante apressados e gostam de soluções rápidas e práticas.

4. Liste problemas previsíveis (e suas soluções)

Com muita dedicação, treinamento e estudo é possível detectar quais as questões mais comuns no cotidiano do relacionamento com a empresa.

Já que nem sempre as pessoas relatam os problemas da maneira como realmente são, a equipe que atua na operação de atendimento precisa ser adequadamente treinada para desenvolver habilidades necessárias, auxiliar o cliente e apresentar as melhores propostas.

5. Aposte em soluções inovadoras

Investir em novas técnicas e em recursos de comunicação é um dos pontos cruciais para manter a lealdade do consumidor e tornar o empreendimento mais competitivo.

Em linhas gerais, as empresas menores, ou recentemente implantadas, têm mais dificuldade em enfrentar a concorrência. Isso deixa claro a necessidade de melhorar a eficiência nos setores operacionais e manter o foco em estratégias que sinalizem a conquista e a retenção de novos consumidores.

6. Retorne uma ligação perdida para o mesmo operador

Para empresas que trabalham com sistemas operacionais que demandam muitas ligações para telefones celulares, convém utilizar alternativas que sinalizem mais qualidade no relacionamento com o usuário.

Uma ação interessante, e que pode significar um bom retorno, é voltar a ligação perdida para o mesmo atendente, portanto, invista em sistemas de assistência operacional que possibilitem essa prática. Tais recursos tornam o atendimento mais ágil, rápido e dinâmico, já que evitam a repetição de perguntas.

7. Conheça os produtos e serviços oferecidos

Considerando o cenário de crise e o ramo mercadológico muito competitivo — e de extrema incerteza — promover a lealdade do cliente é um desafio constante para os empreendedores.

Conhecer os tipos de bens, produtos ou serviços é essencial para manter a qualidade operacional e oferecer segurança ao cliente. Demonstrar conhecimento e certeza nas informações é imprescindível para influenciar a decisão de compra.

8. Contrate uma empresa de terceirização de call center

Uma das formas mais seguras de melhorar o padrão de atendimento ao cliente é a terceirização do call center. Dentre os principais benefícios garantidos por esses serviços, destacam-se a oferta de um contato diferenciado e com vistas à resolução mais rápida dos problemas.

Além disso, se a sua empresa implanta um call center terceirizado, há a possibilidade de remanejar os funcionários da operação de atendimento para outros setores menos produtivos.

Essa alternativa eleva a qualidade dos serviços e ainda proporciona economia substancial, o que reduz a necessidade de investir em cursos de treinamento e de capacitação de operadores.

Conheça as vantagens de um call center terceirizado

Na atualidade, terceirizar os serviços de uma empresa para melhorar o atendimento é uma excelente alternativa. Grande parte das corporações de destaque que adotaram essa medida já comprovaram que os resultados são, praticamente, imediatos.

Confira, então, alguns dos benefícios que a sua empresa pode desfrutar ao terceirizar o call center:

Profissionais treinados

Contar com uma equipe especializada para prestar um atendimento de qualidade é um diferencial muito importante em qualquer ramo de negócio. Desse modo, a terceirização do call center torna-se uma solução para garantir a excelência no atendimento e maximizar os lucros.

Aparato tecnológico

As empresas de terceirização implantam os serviços e disponibilizam todo o aparato tecnológico necessário à infraestrutura do call center. Desse modo, há a garantia da execução de um trabalho de qualidade

Além de ser composta por uma equipe especialista em soluções no atendimento ao cliente, os equipamentos utilizados são de última geração e o suporte técnico funciona durante 24 horas nos 7 dias da semana.

Experiência

Um sistema de atendimento eficiente, mais dinâmico e integrado à proposta da empresa depende do nível de capacitação dos operadores, bem como da experiência deles no setor. Um operador experiente e com conhecimento na área tem mais habilidade para apresentar soluções na primeira demanda.

Assim, trabalhar com um call center terceirizado garante que a experiência da equipe promova mais qualidade nos processos de comunicação com o cliente. Manter o padrão de excelência na operação de atendimento é fundamental para aumentar as chances de fidelização.

Conhecimento na área

Um dos pontos mais importantes para promover a qualidade no atendimento é fazer que a equipe compreenda a importância desse trabalho para o crescimento do negócio.

Priorizar ações para o bom atendimento é um diferencial que deve ser visto como a base da missão de uma empresa. Quando sua equipe de colaboradores assume esse compromisso, torna-se mais fácil alcançar até as metas mais desafiadoras.

Contextualmente, implantar um call center terceirizado abre as portas às possibilidades de melhorar a operação de atendimento. Essa alternativa assegura a eficiência da comunicação, torna o relacionamento mais claro, dinâmico e proporciona a solução que o cliente necessita.

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2018-06-08T16:26:55+00:00

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