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Aprenda a conhecer seus concorrentes para ganhar vantagem competitiva

Aprenda a conhecer seus concorrentes para ganhar vantagem competitiva

Além de saber organizar bem as rotinas e deixar toda a parte operacional da empresa rodando de maneira adequada, se você quer ter mais chances de fazer sua empresa crescer, ganhando vantagem competitiva é preciso ficar de olho no seu mercado concorrente.

Conseguir perceber o que anda acontecendo, entender e acompanhar as tendências de mercado são ações fundamentais para saber agir estrategicamente.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas para você conhecer a sua concorrência. Confira!

A importância de analisar a concorrência

Em mercados competitivos, é fundamental que os empresários tenham o hábito de acompanhar o que há de mais moderno em inovação e atendimento.

A busca pela melhoria contínua e a fidelização de clientes são tarefas que nunca podem parar. A procura por alternativas que consigam otimizar essas tarefas e a observação do que é feito pela concorrência acabam sendo as práticas mais comuns.

Contudo, é igualmente importante saber se o que está sendo feito pelas outras empresas que disputam o mesmo mercado é realmente algo relevante, além de entender quais tipos de resultados podem ser colhidos.

Uma estratégia desenvolvida pelo seu concorrente e lançada no mercado como um diferencial pode ser tanto o fruto de um estudo bem embasado e minimamente testado que consiga promover uma boa arrancada no marketshare quanto uma tentativa desesperada e muito danosa.

Em qualquer um dos casos, é preciso que a sua empresa consiga monitorar o que está sendo feito pela concorrência e buscar entender se realmente trata-se de uma inovação coerente ou se é só mais uma ideia vazia e que pode ser até perigosa para o seu negócio.

A pesquisa de mercado

Uma das maneiras de analisar se o que a concorrência anda fazendo é, ou não, uma ação estratégica bem estruturada (e que tenha um bom potencial de resultados) é buscar entender melhor o mercado.

Se o diferencial oferecido for realmente embasado em algum fundamento que faz sentido, você vai conseguir ter a certeza disso fazendo uma pesquisa de mercado.

Veja se realmente existe uma conexão entre as demandas e necessidades do público que você e sua concorrência disputam e o que está sendo oferecido.

Se você fizer uma boa pesquisa de mercado e conversar com pessoas influentes na área, discutir o assunto com alguns clientes, procurar matérias a respeito do tema e não encontrar nada que seja muito relevante, provavelmente seu concorrente está gastando energia com algo que não vai dar muito retorno.

Por outro lado, se fizer sentido o que está sendo proposto, se houver realmente um benefício para os clientes, é bom que você considere a opção. Não estamos falando de necessariamente copiar o que está sendo feito pela concorrência, mas buscar alternativas para não ficar para trás.

A identificação dos concorrentes

Se, por acaso, você ainda estiver um pouco confuso quanto a quem deve ser observado no mercado, talvez esteja precisando definir quem é exatamente o seu concorrente.

Naturalmente achamos que é fácil identificar quem disputa e quem não disputa clientes conosco, mas pode ser que, em alguns casos, seja necessário um pouco mais de reflexão e estudo.

Concorrente é toda empresa ou serviço que tira o cliente da nossa empresa. Pensando dessa maneira, fica mais fácil trabalharmos a ideia do que é uma real concorrência, tanto direta e indireta.

Se você oferece um tipo de serviço que seja totalmente local, uma empresa que também desempenhe exatamente a mesma função em outro estado não é sua concorrente.

Por outro lado, se outra empresa oferece um produto ou serviço essencialmente diferente do seu, mas pode fazer com que o seu cliente não precise mais de você, ela é sua concorrente indireta.

Para ilustrar os dois casos, pensemos em um exemplo simples: você tem um estacionamento em um grande centro comercial. Alguém que tenha outro estacionamento em uma região distante não é seu concorrente direto porque não disputa o mesmo cliente que você.

Entretanto, um serviço de transporte que seja muito eficiente e barato o suficiente para que os seus clientes deixem de ir ao seu centro comercial sem utilizar seus próprios veículos é um concorrente indireto que pode ser muito mais prejudicial ao seu negócio.

O levantamento dos pontos fortes e fracos

Depois de mapear quem é realmente faz parte da sua concorrência, seja direta ou indiretamente, é necessário conseguir listar o que cada um oferece de positivo e negativo.

Se houver uma grande quantidade de concorrentes, o melhor a fazer é agrupá-los por categorias para que você não perca tempo demais e consiga enxergar tudo de uma maneira mais abrangente.

Identifique de forma bastante objetiva o há de bom ou ruim nos concorrentes. Pode ser a maneira com que o serviço é prestado, o preço cobrado, formas de pagamento, se há ou não um pós-venda, a qualidade do atendimento, logística e até mesmo a fama que cada um tem.

Lembre-se de avaliar tudo em função da percepção do cliente também. Às vezes uma empresa gasta dinheiro e tempo para desenvolver um tipo de diferencial, mas o consumidor não percebe isso. Sendo assim, veja o que é feito de positivo e negativo tanto pelos olhos das empresas como o que é percebido como vantagem ou desvantagem na perspectiva dos clientes.

Depois de repassar pelos principais pontos, faça um paralelo com o que sua empresa oferece. Você terá condições de enxergar muito melhor como você se posiciona nesse mercado. Provavelmente, terá boas ideias do que pode ser feito dentro de casa para melhorar a sua participação.

Depois de conseguir enxergar de forma profissional a sua condição, busque traçar estratégias de ação que priorizem os melhores resultados em função do esforço necessário. Dessa maneira, você terá muito mais chances de sucesso.

Ter um bom nível de domínio do seu mercado concorrente é algo importante a se fazer e é também uma tarefa cotidiana. Como surgem novos rivais a cada dia e o mercado tende sempre a ser dinâmico, não se pode ficar para trás. Mantenha um bom nível de atenção aos seus concorrentes e também ao que seus clientes andam buscando.

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