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Aprenda como definir metas reais para seu negócio!

Aprenda como definir metas reais para seu negócio!

Toda meta funciona como uma bússola, indicando o caminho a ser percorrido pela empresa e seus funcionários em determinado período. Desse modo, é possível canalizar esforços e garantir o alcance de grandes resultados. Para tanto, é preciso saber defini-las.

Boas metas possuem algumas características em comum. Elas desafiam o status quo da empresa, levando todos os envolvidos para um próximo nível. Contudo, também são realistas, criadas com base em análises do atual cenário econômico e organizacional.

Pensando em tudo isso, elaboramos este post para ensinar a definir metas reais para o seu empreendimento de forma prática e eficaz. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Tenha um grande objetivo em mente

Primeiro, é preciso entender que há uma grande diferença entre objetivos e metas. Os objetivos são maiores e mais ambiciosos, geralmente de médio ou longo prazo. As metas são mais tangíveis e de curto prazo, servindo como um passo a passo para o alcance dos objetivos.

Então, antes de definir as metas, é preciso ter em mente os objetivos organizacionais. Estes podem ser os mais diversos possíveis, como o de ser a empresa mais respeitada da região ou de triplicar as vendas ao longo de determinado período.

Se não faz ideia de por onde começar, imagine como vê a empresa em 5 anos. Quer que ela seja mais lucrativa, que tenha uma participação maior no mercado ou que desenvolva uma marca mais sólida? A resposta poderá lhe ajudar a definir o objetivo principal.

Desdobre o objetivo em pequenas partes

Como dito, as metas funcionam como um passo a passo para alcançar grandes resultados. Por isso, é crucial pegar os objetivos maiores e desmembrá-los em pequenas partes que sejam mais fáceis de controlar e alcançar em um curto prazo pela companhia.

Se o principal objetivo é ter uma maior participação no mercado, as metas devem deixar claro como isso será alcançado. Nesse caso, é possível definir pequenas metas relacionadas aos seguintes temas: retenção e aquisição de clientes, ampliação do mix de produtos, penetração no mercado, engajamento das equipes etc.

Ao fazer isso, também vai garantir metas que estejam alinhadas à visão da empresa. Muitas vezes, o gestor define metas que não possuem nenhum alinhamento com a visão ou objetivos organizacionais. Quando isso acontece, uma importante característica é perdida: a relevância.

Adote o padrão SMART para defini-las

Um dos padrões mais conhecidos em todo o mundo para definição de metas é o SMART. Ele foi divulgado pela primeira vez pelo professor George T. Doran em um artigo na revista Management Review. A sigla em inglês representa os cinco passos essenciais para definir metas:

  • specific (específica): deve ser clara o suficiente para que absolutamente todos os envolvidos entendam, definindo o que deverá ser feito;
  • measurable (mensurável): deve acompanhar um indicador de progresso para avaliar se os resultados estão sendo alcançados;
  • assignable (atribuível): deve indicar o responsável pelo alcance da meta, desse modo alguém se compromete com os resultados;
  • realistic (realista): deve ser desenvolvida de acordo com a realidade da empresa e do mercado, tornando-a alcançável pela equipe;
  • time-related (com prazo): deve contar com um prazo bem definido, geralmente mensal ou trimestral.

Ao definir uma meta, tenha certeza de que todas essas características fazem parte dela. Para isso, uma dica importante é pedir que outra pessoa revise a meta e diga se está clara o suficiente. Com isso, saberá se está no caminho certo.

Trabalhe com prazos diferentes

Um grande desafio é definir o prazo para o alcance das metas. Muitas empresas trabalham apenas com prazos mensais, mas essa não é uma regra. É possível definir os mais diversos prazos, como metas diárias, semanais e anuais.

Escolher o melhor prazo varia de acordo com a cultura de cada empresa. Uma companhia que quer implementar a ideia de alto desempenho, fazendo seus funcionários trabalhar com foco total nos resultados, pode optar pelas metas diárias ou semanais, mas isso é apenas uma opção.

O ideal é nunca ter apenas metas de longo prazo, como as trimestrais ou anuais. Deve-se balizar os resultados alcançados ao menos uma vez por mês, não menos do que isso. Então tenha metas mensais e, se achar necessário, outras com prazos inferiores ou superiores.

Associe a meta SMART a uma recompensa

Na maioria das vezes, a meta por si só não é o suficiente para motivar o time. Por isso, é importante associá-la a recompensas que tenham valor para os funcionários. Quando isso é feito, todos ficam muito mais motivados na busca por resultados fora da curva.

As recompensas podem ser financeiras ou não financeiras. Entre as financeiras é possível destacar premiações, participação nos lucros, comissões etc. As não financeiras podem ser um almoço com o CEO, um dia de folga remunerada, vaga exclusiva na garagem da empresa etc.

Para definir a melhor recompensa a ser associada, é preciso levar algumas coisas em consideração, tais como: orçamento disponível, o grau de complexidade da tarefa a ser realizada e o valor percebido (se é realmente desejada) pelos próprios funcionários.

Tenha um limite de 5 por equipe

Para finalizar, é importante entender que não adianta definir um elevado número de metas por área ou equipe de trabalho. Quando existem muitas metas, perde-se o foco do que é realmente importante e, consequentemente, o entusiasmo inicial.

Por isso, é indicado que se tenha no máximo três metas por área ou equipe, não mais do que isso. Todas devem ser acompanhadas com periodicidade, avaliando se estão sendo alcançadas dentro do prazo inicialmente estipulado. Assim, é possível garantir melhores resultados.

Também é importante que as informações obtidas sirvam de feedback para a equipe, estimulando cada membro a doar-se ainda mais e aperfeiçoar sua forma de trabalhar. Esse acompanhamento deve ser feito pelo gestor responsável.

Essas são algumas dicas simples que podem ser aplicadas na empresa. Pra garantir o alcance das metas, é importante manter a equipe focada na atividade-fim da empresa, terceirizando outras tarefas que possam “roubar” a atenção do time.

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1 comentário

  • Vera Silva
    2019-03-09 17:36:41 Responder

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

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