Biometria de voz: você conhece essa tecnologia?

Certamente já houve algum momento em que você estabeleceu contato telefônico com o contact center de alguma empresa e teve alguns problemas para prosseguir com o atendimento pelo fato de não se recordar de uma senha. Uma tecnologia nova que surgiu e pode mudar radicalmente essa experiência é a biometria de voz.

Ao longo deste artigo, abordamos as principais informações sobre a biometria de voz. A partir disso, apresentamos as possíveis maneiras pelas quais essa tecnologia pode ser utilizada no atendimento ao cliente, bem como suas respectivas vantagens. Ao final, citamos brevemente sua utilização em outras áreas. Boa leitura!

O conceito de biometria de voz

Antes de definirmos o que é biometria de voz, vale a pena fazer uma breve explicação sobre o que é segurança biométrica, afinal, a biometria de voz é justamente uma das ferramentas de segurança biométrica.

A segurança biométrica é uma modalidade de tecnologia que se utiliza de tecnologias biológicas distintas e únicas de uma determinada pessoa para que ela seja identificada de maneira mais eficaz.

Pode-se incluir nisso o reconhecimento de íris, as impressões digitais e a voz. Aliás, a voz é detentora de mais de uma centena de atributos que são delimitados pela configuração física da boca e da garganta da pessoa. Isso faz com que cada voz seja única.

A biometria de voz então é um instrumento de segurança biométrica que usa uma “impressão de voz” a fim de efetuar uma verificação da autenticidade da identidade de quem a pessoa está afirmando ser.

Usos e vantagens da biometria de voz

Confira, a seguir, os principais usos e vantagens da biometria de voz:

Velocidade e agilidade no reconhecimento

O reconhecimento de voz é um modo incrivelmente rápido de se verificar a identidade de alguém. Ele possui a capacidade de realizar o processamento de uma voz e, uma vez que ela corresponda à impressão certa dentro de alguns segundos, o atendimento e a experiência do cliente serão muito mais velozes, eficientes e satisfatórios.

Praticidade e facilidade para os clientes

Os clientes estão sempre fazendo aquisições, em diferentes segmentos e isso inclui sua empresa e o respectivo segmento dela. Imagine ter que decorar uma série de senhas, logins, números de identificação, palavras de segurança e afins. Isso pode gerar incômodos e transtornos, inclusive com a perda e consequente troca de senhas.

O reconhecimento de voz liberta a clientela da necessidade de se recordar de tudo isso, fazendo com que os serviços por telefone sejam mais fáceis e práticos.

Agilidade no atendimento

Toda vez que um cliente esquece sua senha, ele precisa passar por um processo de recuperação que por conta das medidas de segurança, acaba levando um certo período a mais, algo em torno de dois minutos. Pode soar pouco, mas pode deixar o cliente impaciente e aborrecido — e obviamente acarreta mais custos.

Com a biometria por voz, os funcionários podem fornecer um atendimento muito mais rápido e eficiente. Esses são dois itens primordiais para a construção de um relacionamento mais forte e aproximado e ter um foco maior nas necessidades e desejos do cliente.

Otimização de tempo e recursos

Com a aceleração do processo de autenticação, a biometria de voz pode diminuir de forma expressiva o tempo requerido para cada ligação em questão, o que pode propiciar benefícios consideráveis a longo prazo.

O reconhecimento por voz acontece em poucos segundos, o que reduz significativamente o tempo de chamada e espera. Os colaboradores, por sua vez, ficam completamente livres para atender novas chamadas, o que eleva a produtividade.

Além disso, o tempo que foi economizado nessas mesmas chamadas pode ser redirecionado para outras atividades, mais produtivas.

Maior segurança

Todo sistema de segurança tem suas limitações e desafios, mas alguns apresentam níveis de segurança muito mais elevados e refinados, principalmente quando se faz uma comparação com métodos tradicionais, como senhas, padrões geométricos, PINs, Tokens e assim por diante.

Esse é o caso das ferramentas de segurança biométrica, o que inclui obviamente a biometria por voz. Os parâmetros biométricos não podem ser roubados, muito menos esquecidos e possuem ainda um nível de dificuldade mais alto para serem copiados com um certo grau de excelência.

Ela não é baseada em algo que a pessoa tenha, mas sim naquilo que ela é, naquilo que é intrínseco a ela.

Modernização do atendimento

A biometria de voz, assim como as demais ferramentas que se utilizam de um sistema de segurança por biometria, é um dos elementos mais avançados em termos de tecnologia.

Ainda que ela já exista há algum tempo, foi aperfeiçoada e passou a ter um uso mais ostensivo nos últimos tempos. É uma excelente forma de modernizar o atendimento, o que cria uma imagem positiva perante os clientes.

Diferentes áreas que utilizam biometria de voz

Citamos, na sequência, algumas das diferentes áreas que também se utilizam de biometria de voz.

Transações financeiras online

Os bancos, empresas administradoras de cartão de crédito e demais instituições financeiras têm começado a usar mais essa tecnologia. Como já dissemos, um cliente pode acabar se esquecendo da senha numérica, mas obviamente não há como se olvidar da própria voz.

Aplicativos móveis

Com o uso cada vez mais intenso dos smartphones, há, consequentemente, um uso maior dos aplicativos. Em vez de processos tradicionais e cansativos de login, basta o usuário fazer o reconhecimento por voz.

Esse reconhecimento por voz também é útil como medida de segurança contra o furto de smartphones, tablets e afins.

Validação de transações pela Internet

É uma ideia bastante similar àquela feita nos aplicativos móveis. Boa parte dos notebooks vêm com um microfone embutido, permitindo à pessoa fazer diferentes transações pela Internet em e-commerces, por exemplo.

O uso da biometria de voz é um dos muitos passos que sua empresa pode trilhar rumo à transformação digital. Uma vez que essa ferramenta é implementada, é necessário saber como ela se relaciona com outras tecnologias e modernizações dentro do mercado de telecomunicações e que os contact centers se utilizam recorrentemente.

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2018-06-06T17:12:49+00:00

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