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Como posso aumentar as vendas usando um Call center?

Como posso aumentar as vendas usando um Call center?

Quais benefícios de investir em call center

A qualidade do atendimento é um dos quesitos mais importantes para o sucesso de um negócio. Uma das vantagens de terceirizar o contact center é poder contar com um serviço feito por profissionais experientes e qualificados.

Além disso, a equipe passa por um treinamento para lidar com possíveis reclamações. Ela recebe as melhores instruções para pacificar o relacionamento entre empresa e público. A ideia é proporcionar uma boa experiência e fazer com que ele continue utilizando os serviços da empresa.

Hoje, os clientes querem respostas imediatas e resultados oportunos. Aumentar o número de contratações para atender a essa demanda não é um negócio viável. Por isso, outro benefício de investir em tecnologia na central de atendimento é a redução de gastos com contratação de pessoal, compra de equipamentos etc.

Como aumentar as vendas usando um call center

Para otimizar as vendas com um call center, é necessário adotar algumas práticas. Confira:

Use o discador automático

O discador automático permite fazer uma ligação sem a necessidade do atendente digitar o número. Isso representa uma economia de até 60 segundos em um período de 6 horas para cada operador. As chamadas podem ser programadas e restritas a determinados atendentes.

Também é possível ter acesso a dados sobre a qualidade do atendimento de forma individual. Dessa forma, você pode monitorar e avaliar o desempenho da sua equipe. Alguns modelos de discadores oferecem a possibilidade de organizar os dados referentes às vendas realizadas, histórico do cliente e chamadas de retorno.

Utilize o sistema VoIP — Voz sobre IP

VoIP é o roteamento de chamadas feito por meio da internet. Essa tecnologia ajuda a reduzir drasticamente os custos de telefonia. A diferença é de apenas alguns centavos por minuto. No entanto, o volume das ligações é muito grande e essa economia faz toda a diferença. Isso faz com que a empresa ganhe um enorme diferencial competitivo.

Para garantir um retorno ainda maior, é importante fazer uma negociação com as operadoras. Por exemplo, solicitar que as chamadas atendidas em até 3 segundos não sejam tarifadas. Assim, as ligações atendidas por secretária eletrônica, fax e caixa postal de aparelho celular não são cobradas.

Automatize a URA — Unidade de Resposta Audível

A URA é um recurso do call center que interage automaticamente com os clientes e oferece um menu de alternativas antes que um operador precise se manifestar. Ela é responsável por agilizar o atendimento, pois faz uma triagem do que é solicitado. Em seguida, encaminha as chamadas para o setor específico, como ouvidoria, financeiro, comercial, entre outros.

A Unidade de Resposta Audível traz uma série de vantagens para as centrais de atendimento:

Redução do TMA — Tempo Médio de Atendimento

O TMA é um dos indicadores mais importantes de um call center, pois demonstra a duração do chamado desde o momento em que o cliente começa a esperar até a conclusão do atendimento.

Redução da demanda por agentes

Quando é bem programada, a URA fornece as informações necessárias para sanar as dúvidas dos clientes de forma padronizada. Isso evita que as chamadas sejam transferidas para os atendentes.

Funcionamento contínuo

Mesmo que o seu atendimento não ocorra em tempo integra, a URA funciona 24 horas por dia. Dessa forma, seu cliente tem acesso a diversas informações e operações básicas a qualquer momento.

Aumento da satisfação do cliente

Todos as vantagens anteriores resultam na melhoria da satisfação do cliente. Afinal, ele recebe as informações que precisa de um jeito prático e rápido — com ou sem intervenção humana.

Ofereça um atendimento multimídia

O consumidor moderno adora se comunicar de várias maneiras e por diferentes dispositivos. Além do tradicional telefone, ele usa smartphone e tablet para se relacionar com as empresas. Diante disso, existe a necessidade de oferecer múltiplos canais de comunicação para que ele decida de que forma quer interagir.

Por isso, é recomendável integrar o call center a outras ferramentas como SMS, redes sociais, chat online, formulários de contato, entre outros. Ao fazer essa integração, a produtividade da equipe aumenta, pois não é necessário dividir os profissionais por funções. Consequentemente, as vendas também aumentam.

Disponibilize um call back

O call back é um retorno de chamada para o cliente que está na fila de espera. Esse sistema identifica o tamanho da fila e as pessoas que estão esperando por mais tempo. Para eles, o programa dispara uma mensagem automática. É um convite para que ele deixe o número de telefone e o melhor horário para receber o retorno da ligação.

Essa tecnologia é muito utilizada para centrais de venda, mas é muito apropriada também para atendimento. Ela abre uma nova possibilidade de contato com o cliente e segue um dos pressupostos mais importantes das operações receptivas: atender a todos.

Invista em treinamento de equipe

Muitos clientes entram em contato para reclamar e até cancelar o serviço. Nessa hora, a sua empresa precisa contar com atendentes capacitados para qualquer tipo de situação. A simpatia, a cordialidade e a receptividade são características fundamentais de quem trabalha nesse segmento.

Os indicadores de desempenho são muito úteis, mas não são suficientes. É importante observar constantemente a qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, investir em treinamentos, cursos, palestras. Os feedbacks construtivos também ajudam a equipe a melhorar. Por isso, seja um líder facilitador nesse processo.

Percebeu como é possível aumentar as vendas usando um call center? O uso de tecnologias inovadoras é uma solução inteligente para impulsionar o sucesso do seu negócio. Afinal, redução de custos, produtividade acelerada e excelência no atendimento são garantia de clientes satisfeitos.

Se você gostou deste post, aproveite para ler também: 7 motivos para ter um atendimento terceirizado.

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