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Como ter um bom ambiente de trabalho? Aprenda aqui!

Como ter um bom ambiente de trabalho? Aprenda aqui!

O que faz o clima interno de uma empresa ser agradável? Alguns acham que salários altos são bastante para que todos os funcionários trabalhem alegres e satisfeitos. No entanto, esse fator por si só não produz a alegria da equipe interna. Sendo assim, algumas instituições se perguntam: como ter um bom ambiente de trabalho?

Neste artigo, vamos esclarecer esse assunto. Mostraremos também quais aspectos contribuem para um clima positivo na empresa e o que grandes organizações no mundo tem feito para melhorar o seu ambiente de trabalho. Vamos lá!

Qual é o impacto que um bom ambiente de trabalho tem sobre a empresa?

Em um artigo do site da NBC News, foram divulgadas algumas informações do World Happiness Report 2017 (Relatório Mundial da Felicidade). Nesse importante estudo, foram analisados vários campos da vida humana — entre eles, o trabalho.

O resultado da pesquisa mostrou que o nível de satisfação no emprego impacta diretamente o bem-estar dos colaboradores. Sendo assim, se o capital humano da instituição não anda bem, haverá um reflexo negativo sobre os resultados dela.

Por outro lado, quando a organização consegue criar um ambiente interno prazeroso para se trabalhar, os colaboradores tornam-se mais produtivos, criativos e inovadores. Além disso, o nível de amizade entre a equipe interna da empresa aumenta, e a consequência disso é a confiança mútua.

Ainda, outro efeito benéfico para a instituição é a boa reputação perante o mundo corporativo. Atualmente, quanto melhor for a imagem de uma organização, mais profissionais talentosos desejarão trabalhar nela.

Ter um bom conceito é tão importante que se tornou um dos requisitos exigidos pela Great Place to Work (melhores lugares para se trabalhar) para que uma empresa faça parte da lista célebre que todo ano apresenta as organizações mais desejadas pelos profissionais do mundo empresarial.

Agora que você já sabe por que esse aspecto é importante, que tal fazer agora um benchmarking, ou seja, espiar o que outras companhias estão fazendo para melhorar o seu clima interno e tentar implantar essas boas práticas em sua empresa? Então, vamos para o próximo tópico!

O que algumas organizações têm feito para melhorar seu ambiente interno?

Quando observamos as grandes corporações mundiais, vemos que elas têm implantado uma metodologia muito inovadora e eficaz: o endomarketing. Essa prática envolve fazer um marketing interno, ou seja, melhorar a imagem da empresa perante os seus colaboradores.

É exatamente isso que as instituições Google e Facebook estão fazendo. A seguir, entenderemos melhor essa estratégia.

Facebook

A gigantesca rede social é um exemplo de como ter um bom ambiente de trabalho. Para estimular seus funcionários, a empresa permite que todos tenham voz ativa na hora de desenvolver um projeto ou instalar um novo recurso no site. Sendo assim, eles são incentivados a serem criativos.

Quanto melhor for o seu desempenho, mais promoções de emprego recebem. Para quebrar a barreira criada pela hierarquia interna, os colaboradores são organizados por times e têm livre acesso ao presidente da empresa.

Quando é preciso uma pausa para relaxar, a instituição disponibiliza áreas de lazer com vários tipos de jogos. No entanto, o mais interessante é que os funcionários não batem ponto, pois têm autonomia de horário para trabalhar.

Por exemplo, se um colaborador é mais produtivo no período da tarde, ele pode desempenhar suas funções nesse horário. Essa sensação de liberdade fomenta a felicidade dos trabalhadores.

Google

Para você entender onde a Google chegou, basta dar uma olhadinha no ranking 2016 das melhores empresas do mundo para se trabalhar. Mas o que faz ser tão bom ser funcionário dessa instituição?

Para começar, a empresa quer passar para a sua equipe a mensagem de que o seu ambiente interno é descontraído. Para isso, foram criadas salas de entretenimento, um estúdio musical para quem gosta de tocar instrumentos e lugares com poltronas, pufes e redes para tirar um cochilo.

Além disso, foram projetados espaços onde são servidas refeições durante todo o dia. Nesses locais, podem ser realizadas reuniões de trabalho e conversas descontraídas entre os funcionários.

Outro aspecto interessante é o pacote de benefícios. Todos, desde o estagiário ao presidente, têm as mesmas regalias. Para estreitar ainda mais o relacionamento entre todos os colaboradores, a instituição oferece dinheiro para que eles saiam juntos após o expediente.

Depois de entender o motivo de essas empresas serem tão amadas, com certeza você deseja o mesmo para a sua instituição. A seguir, daremos dicas de como ter um bom ambiente de trabalho em sua organização.

Como sua empresa pode melhorar o clima interno?

Mostre a importância do trabalho do colaborador

Lembra-se da estratégia da empresa Facebook? Todos são valorizados e ouvidos dentro da instituição. De maneira similar, os colaboradores de sua empresa precisam sentir que são úteis e que seu trabalho é muito importante.

Ao alcançar uma meta, reúna a sua equipe e apresente não só os resultados, mas também o que cada um deles fez para que esse objetivo fosse atingido.

Abra a mente para novas ideias

Algumas empresas criaram uma política interna de inovação. Desse modo, os funcionários são estimulados a ativarem seu lado criativo e inovador.

Para incentivar ainda mais essa prática, essas instituições permitem que os colaboradores reservem parte do seu horário de expediente para trabalharem em seus projetos. Caso esses sejam úteis para a empresa, o funcionário é recompensado.

Procure fazer o mesmo em sua organização. Estimule e incentive os funcionários a apresentarem novas ideias. Se fizer isso, o ambiente de sua empresa ficará muito mais alegre.

Ofereça feedbacks

Os profissionais amam receber feedbacks sobre o seu trabalho, tanto que esse hábito aumenta o nível de confiança dos colaboradores na empresa. Um artigo do jornal britânico The Guardian explicou que, quando um profissional recebe uma crítica construtiva, ele é ajudado a ficar longe das práticas ruins e perto das boas.

Em resumo, tanto a empresa quanto o funcionário ganham quando são dados feedbacks com frequência. Por isso, elogie, aponte pontos a melhorar e oriente os colaboradores em direção ao aperfeiçoamento de seu trabalho. Assim, você verá como o clima interno melhorará.

Por fim, cabe aos gestores transformarem o ambiente da empresa em um lugar agradável para os colaboradores trabalharem. Seguindo as dicas deste artigo, as horas do expediente passarão de uma forma leve e prazerosa.

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a entender como ter um bom ambiente de trabalho? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhum dos próximos posts!

 

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