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Como vencer a concorrência: 6 dicas para estar sempre à frente

Como vencer a concorrência: 6 dicas para estar sempre à frente

Por mais tentador que seja concentrar seus esforços na gestão da empresa, é importante que você não se esqueça que vencer a concorrência deve estar entre os principais objetivos a serem alcançados pelo seu negócio.

Quer saber mais sobre as vantagens de analisar seus concorrentes e o que você precisa fazer para estar sempre à frente deles? Dê uma olhada nas 6 dicas que selecionamos a seguir!

As vantagens de se observar a concorrência

Olhar para o concorrente, as estratégias e particularidades que ele possui, colabora para a evolução do seu negócio. Assim, sua corporação acompanha o desenvolvimento do mercado e não fica centrada em si mesma, o que poderia ser perigoso para o futuro da marca.

Citamos a seguir 2 vantagens que a observação da concorrência podem trazer para o seu negócio. Confira!

Não ser pego desprevenido

Imagine o caso de uma organização surpreendida por um lançamento da concorrência que coloca o produto que você oferece em séria desvantagem. Imagine ainda que o mercado e mesmo alguns clientes já haviam comentado sobre a novidade que estava para chegar, enquanto você continuava centrado apenas nos processos da sua empresa.

Esse é o pesadelo de uma situação na qual ninguém deseja ser o protagonista. Infelizmente, ela pode se tornar uma realidade caso não haja uma preocupação em saber os projetos que seus concorrentes — e o mercado — estão trabalhando no momento.

Abertura para novas oportunidades no mercado

Entender os processos ou objetivos das companhias que produzem soluções parecidas com a sua pode abrir os olhos para oportunidades que até o momento não haviam sido consideradas pela gerência.

O mercado está em constante atualização e você e seu mercado precisam estar de olhos abertos para as novidades. Esse é o primeiro passo para vencer a concorrência.

E quais iniciativas, internas e externas, podem ser adotadas para aprimorar o trabalho realizado pela empresa e colocá-la em posição de vantagem? Apresentamos abaixo algumas ações que contribuem para esse objetivo.

6 atitudes que ajudam a vencer a concorrência

1. Descubra e analise sua concorrência

Uma boa alternativa para se manter informado sobre os movimentos feitos por empresas similares é realizar um trabalho para descobrir e analisar sua concorrência. Elabore um relatório reunindo informações operacionais e estratégicas dos seus concorrentes. Esse documento apresenta uma espécie de raio-X, que permite que sua organização entenda como ela mesma se posicionada quando comparada com seus pares.

Realizar uma boa análise de concorrência irá, sem dúvidas, trazer informações valiosas para o desenvolvimento do seu negócio. Ela pode ainda mostrar oportunidades de novos produtos ou serviços que não haviam sido pensados anteriormente.

2. Use técnicas para aprimorar o trabalho realizado

Sempre há como melhorar algum produto ou processo e observar o que o mercado faz é uma alternativa para se aprimorar. Enquanto a análise de concorrência traz dados abrangentes e complexos, existem outras ferramentas que podem ser de grande ajuda a curto e médio prazo para tornar sua empresa ainda mais eficiente.

Uma técnica muito utilizada para colher resultados externos é o benchmarking, que consiste em verificar as práticas que as empresas concorrentes executam em determinados setores para entender se a sua companhia está acima da média, se encontra no mesmo patamar ou precisa melhorar em algum aspecto.

Caso a ideia seja entender o que precisa ser aperfeiçoado internamente, a análise SWOT é uma ferramenta bastante conhecida e que apresenta resultados muito bons. SWOT é a sigla em inglês para o FOFA: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A técnica auxilia no entendimento de quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como oportunidades de negócio e ameaças para o futuro.

3. Agregue valor a seu produto

Ter um bom produto e vendê-lo a um preço atraente já não é o bastante: é preciso que ele represente algum conceito, posicionamento ou que traga status ao consumidor. Esse conceito já era aplicado normalmente a produtos para o mercado de luxo, mas agora esta é uma demanda importante para todas as classes.

E qual é o valor que seu produto oferece? Caso não saiba a resposta para essa pergunta, é preciso analisar alguns aspectos, como:

  • Seu produto possui algum diferencial técnico?
  • Em qual momento da vida consumidor ele se encaixa?
  • E, após detectar esse momento, o que fazer para que o cliente associe seu produto a este momento?

Pense em qual característica combina mais com seu produto e invista nessa associação. Hoje em dia, destacar aquilo que apenas sua marca pode oferecer ao consumidor é a chave para se manter competitivo e estar sempre à frente.

4. Dê abertura para a inovação incremental

O tipo mais conhecido de inovação é o disruptivo: aquela ideia que transforma todo um mercado e gera riquezas imensas para quem se dispôs a colocá-la em prática — como o caso dos iPods ou de serviços intermediados por empresas como Uber e Airbnb.

Por trazer resultados tão significativos, esse conceito é o mais buscado por empresas. No entanto, queremos apresentar como exemplo a ser seguido a inovação incremental, que melhora práticas ou produtos já existentes do mercado.

Apesar de não ser tão célebre quanto sua irmã mais famosa, a inovação incremental tem como vantagem ser acessível para todas as pessoas e também trazer melhorias para o negócio. Para que ela possa trazer resultados, é preciso que a empresa estimule seus colaboradores a apresentar sugestões sobre como é possível melhorar o trabalho realizado.

5. Capacite sua equipe para superar os serviços oferecidos pelos concorrentes

Por razões práticas, o time de vendas costuma ser o único a receber a atenção das lideranças quando assunto é treinamento para vencer a concorrência. Porém, a empresa é como um organismo vivo e não há como uma área funcionar 100% bem se todas as outras áreas não são atendidas.

Por isso, é importante investir em treinamento para toda a empresa. Não precisa tentar abraçar o mundo e instruir todos de uma única vez: é possível investir primeiro em áreas mais estratégicas e depois dispersas os cursos para outros setores.

Essa é uma estratégia que, apesar de demandar muito tempo e esforço para ser concluída, costuma trazer bons resultados: um time eficiente e unido trabalha de forma melhor e com mais eficiência.

6. Tenha uma estratégia de vendas voltada à excelência do atendimento

O mundo mudou e o consumidor também. Assim, entender o perfil da pessoa que adquire seu produto é essencial para quem deseja se destacar dos concorrentes.

Fornecer um bom atendimento tanto na pré como no pós-venda é uma das práticas que ajudam a fazer da sua empresa uma referência no mercado. Por mais diverso que seja o perfil do consumidor, é preciso ter em mente que, nesse mundo cada vez mais rápido e tecnológico, fornecer um atendimento atencioso e eficiente faz toda a diferença.

Por último, invista também em melhorias no relacionamento com os parceiros estratégicos do seu negócio. Tão importante quanto os consumidores, esses parceiros ajudam na construção de uma imagem positiva de sua marca e, consequentemente, garantem a boa reputação do seu negócio.

Gostou das nossas dicas para vencer a concorrência? Que tal agora pensar também no consumidor? Conheça o guia completo sobre as mudanças e exigências desse novo tipo de comprador e saiba o que é necessário para tornar sua empresa um modelo de atendimento!

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