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Pequenas empresas: 6 conselhos para crescer durante a crise

Pequenas empresas: 6 conselhos para crescer durante a crise

Você tem o desejo de expandir o seu negócio e precisa se destacar da concorrência, que é acirrada. Mas a dúvida é: como crescer durante a crise? A resposta para essa pergunta não é uma fórmula exata. Apesar disso, existem diversas estratégias de gestão que podem ser realizadas para que você mantenha ou aumente o desenvolvimento do seu negócio mesmo em tempos de crise.

Nesse cenário, é bastante comum que os empresários tenham retração e deixem de investir tanto devido às incertezas presentes na economia. Por outro lado, esse pode ser um período de grandes oportunidades.

Você deve evitar levar a crise para a sua empresa, mesmo que o comportamento do mercado influencie o seu negócio. O recomendado nesse momento é verificar como a economia pode impactar a sua empresa e de que forma as oportunidades geradas podem ser ampliadas.

Para conseguir fazer isso, uma boa ideia é traçar um plano de diretrizes objetivo, claro e que leve em consideração a atual conjuntura e seus possíveis desdobramentos. Para te ajudar nessa tarefa, listamos 6 conselhos para te ajudar a crescer durante a crise.

1. Corte o excesso de gastos

É bastante comum que as pequenas empresas despendam muito dinheiro em gastos desnecessários. Além de representar uma despesa que não traz retorno para o empreendedor, os custos com coisas irrelevantes são bastante prejudiciais em tempos de crise porque diminuem a margem de lucro.

Para fazer o corte dos gastos desnecessários, você deve analisar de forma aprofundada todas as despesas e identificar aquelas que podem ser eliminadas. É importante reforçar que a redução não deve influenciar negativamente a receita do negócio ou o dia a dia dos colaboradores.

Outra maneira de evitar os desperdícios é organizar o período de trabalho dos empregados com o objetivo de aumentar a produtividade. Lembre-se sempre que períodos de trabalho alternados com minutos de descanso é mais interessante.

Por fim, avalie a lista de fornecedores para verificar se é possível renegociar preços, já que qualquer economia faz toda a diferença.

2. Faça a alocação de recursos

Em períodos de crise, o pensamento dos empreendedores é o de que os riscos são mais altos, mas isso não é necessariamente verdade. O elemento com o qual você deve se preocupar é o fato de não ter caixa, porque é esse elemento que pode acabar com o seu negócio.

Evitar os riscos, portanto, passa pela alocação de recursos, ou seja, saber designar pessoas e dinheiro para obter o máximo de produtividade e de lucro. As pessoas devem ter objetivos estabelecidos e os recursos financeiros devem ser bem alocados para que as atividades possam ser executadas.

Por exemplo: se você tem uma empresa que é provedora regional de internet, sabe que os seus colaboradores precisam de ferramentas e equipamentos para manter a rede funcionando. Se você não tiver dinheiro suficiente para manter a rede rodando, todo o sistema sofrerá uma queda. Saber alocar os recursos é evitar que isso aconteça.

3. (Re)construa o planejamento estratégico

Se você ainda não tem um planejamento estratégico, deve traçá-lo agora mesmo. Se você já o possui, o momento é de revisão. Como você sabe, o planejamento estratégico é um guia que aponta o caminho mais rápido para o desejo chegar à realização. É a partir dele que você vai empreender esforços para alcançar o sucesso, independentemente do cenário econômico.

O planejamento estratégico, portanto, é uma ferramenta que apresenta quais metas devem ser executadas para que a sua empresa chegue aonde deseja. Para elaborá-lo de maneira eficiente, é preciso seguir algumas etapas, como divergência, construção analítica, síntese, visão compartilhada, priorização das áreas principais e direção compartilhada.

No caso de você já ter um planejamento estratégico, revise-o e verifique se algo pode ser modificado a fim de que você atinja seus objetivos mais facilmente e, assim, possa expandir o seu negócio.

4. Invista para elevar sua receita

Essa dica pode parecer incongruente, mas não é. Ao mesmo tempo que você precisa cortar custos, também deve investir naquilo que vale a pena e é necessário para expandir o negócio. Você deve buscar formas diferenciadas para aumentar a receita e reinvestir o valor economizado para impulsionar as vendas.

Por exemplo: você pode investir em ações de marketing e publicidade. Uma maneira de elevar a receita é incentivar os colaboradores. Quando eles trabalham em um local que gostam e no qual se sentem valorizados, a produtividade tende a ser mais alta.

Aproveite para deixar claro o que espera de cada membro da equipe e delegue responsabilidades. Isso deixa os funcionários mais confortáveis e empenhados em colaborar com o alcance das metas.

5. Aposte no marketing

Enquanto muitos empreendedores reduzem os investimentos em marketing no período da crise, você deve aumentá-los. Apostar no marketing faz com que você atraia mais clientes e possa fidelizar os antigos.

Por exemplo: voltando à empresa provedora regional de internet, você pode aumentar a fatia de mercado se investir no marketing e mostrar para seus clientes e potenciais consumidores que o seu negócio é estável e que a sua internet tem velocidade mais alta e preços mais atrativos.

6. Saiba vender na crise

Vender em um período econômico positivo é diferente de vender na crise. Porém, algumas estratégias podem ajudar. Você deve analisar a situação da sua empresa e saber exatamente quanto está vendendo.

Depois, deve analisar os clientes separadamente e identificar suas características que podem ajudar a vender mais. Aproveite para oferecer descontos e conceder vantagens para fidelizar os clientes.

Além disso, treine sua equipe para que ela esteja bem capacitada para atender seus consumidores. Quando o cliente é bem atendido, ele tende a voltar e a indicar sua empresa para outras pessoas. Então, valorize os colaboradores, treine-os e premie pelas metas atingidas.

Para conhecer melhor o time da Belluno Tecnologia, entre em contato pelo WhatsApp ou ligação:
0800 878 2700 

 

1 comentário

  • Patricia Alves
    2017-01-18 11:33:37 Responder

    muito bom o seu artigo

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