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Saiba como aumentar a retenção de funcionários na empresa

Saiba como aumentar a retenção de funcionários na empresa

Hoje, muito se fala na atração de talentos, mas a realidade é que isso não tem nenhuma serventia se não houver um processo bem estruturado de retenção de funcionários.

A perda de colaboradores causa graves problemas. Além do gasto constante de dinheiro com as rescisões trabalhistas, há perdas de capital intelectual e depreciação da marca empregadora da empresa — coisas que ninguém deseja!

Por tudo isso, é necessário saber reter talentos. Isso não envolve apenas um bom salário, vai muito além. Atualmente, é necessário criar um bom clima de trabalho, oferecer uma visão de crescimento e transformar os funcionários em embaixadores da marca.

No post de hoje, separamos algumas dicas para otimizar a retenção de funcionários na empresa. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

Invista em campanhas de endomarketing

O endomarketing é a estratégia de marketing com foco nos funcionários. Seu principal objetivo é sincronizar e motivar as pessoas na busca por grandes resultados. Com uma boa estratégia de endomarketing também é possível reter os melhores profissionais.

Grandes empresas do mercado fazem uso desse método, como o Citibank, a Toyota e a Fiat. Nesta última, um ótimo exemplo de endomarketing é o fato de os colaboradores serem os primeiros a realizar os testes drives nos veículos recém-lançados.

Para investir na estratégia, você pode: criar vídeos institucionais, compartilhar bons exemplos internos, comemorar datas especiais (como aniversários), investir em treinamentos motivacionais e outras ações que gerem entusiasmo.

Aprimore a comunicação interna

A comunicação interna é aquela que tem como foco os clientes internos, ou melhor, os próprios trabalhadores da empresa. Com um diálogo eficiente, além de reter talentos, a empresa consegue alinhar toda a equipe de trabalho.

Para isso, é preciso engajar o topo da empresa, ou seja, os seus líderes. Se a liderança não se comprometer com a melhora do diálogo interno, nenhum resultado positivo será atingido.

Além disso, é preciso analisar e melhorar os canais internos de comunicação. Invista em novas tecnologias para otimizar o diálogo, tais como: intranet, TV corporativa, redes sociais, sistemas especializados, aplicativos mobile etc.

Crie um bom clima organizacional

O clima organizacional é a forma como os colaboradores percebem a qualidade do seu ambiente de trabalho e como ele influencia no comportamento interno. É uma espécie de “atmosfera” que gera diversas sensações, positivas e negativas.

Quando o clima é ruim, o nível de rotatividade de pessoas cresce. Além disso, a comunicação interna começa a apresentar falhas, os líderes podem ter atitudes negativas, o nível de retrabalho cresce e as metas não são atingidas.

Muitas coisas podem ser feitas para melhorar o clima interno. Você pode incentivar momentos descontraídos na empresa, eliminar o excesso de regras de conduta, ser mais flexível quanto aos horários e motivar um relacionamento melhor com a liderança.

Ofereça feedback continuamente

O feedback é um retorno de informação. Ele consiste em falar para alguém sobre o seu desempenho, objetivando motivar melhores comportamentos no futuro. Um bom feedback é uma premissa para uma gestão de pessoas bem-sucedida.

Alguns líderes deixam de fazer isso por medo ou por não saberem como agir. Em ambos os casos há um grave problema. Quando o feedback é deixado de lado, os funcionários ficam sem saber se estão fazendo as coisas do jeito correto.

Para dar feedback é necessário planejar tudo o que será dito, equilibrar críticas e elogios, ter uma abordagem direta e também saber ouvir. Além disso, é preciso agendar local e horário adequado — se ele for negativo, nunca o faça em público.

Crie um plano de carreira

Um plano de carreira é um programa que vai nortear todo o crescimento do colaborador, falando sobre os cargos, salários e benefícios que ele pode esperar no futuro. Um bom plano de carreira contribui para motivar e reter talentos.

Para começar, é preciso conhecer seu público interno, identificando suas principais necessidades e interesses. Imagine onde os funcionários desejam estar em três anos, qual cargo gostariam de ocupar, quais as expectativas de crescimento salarial etc.

Depois, é preciso associar isso aos interesses da empresa, definindo atividades-chave para o crescimento do profissional, como quanto tempo deverá ter dentro da empresa, quais resultados deverá alcançar, quais competências precisa desenvolver etc.

Desenvolva um ambiente colaborativo

Um ambiente colaborativo é aquele onde todos os funcionários se ajudam, independentemente da sua posição ou tempo na empresa. Esse ambiente contribui para fidelizar funcionários, inspirar equipes, aumentar a inovação e a produtividade.

Para criar um ambiente colaborativo é preciso incentivar a troca de ideias, melhorar o espaço de trabalho, desenvolver um propósito inspirador, delinear os valores internos e criar metas claras e alcançáveis, para que todos deem o seu máximo na busca.

Uma ótima dica são os treinamentos de colaboradores. Neles, o funcionário desenvolve uma apresentação de uma área do seu interesse e compartilha com toda a equipe. Isso, além de aumentar a sinergia interna, contribui para o crescimento dos envolvidos.

Descentralize a tomada de decisões

Organizações centralizadoras ao extremo não conseguem manter pessoas talentosas, afinal, ninguém quer ficar em um local onde não há confiança e apenas uma pessoa toma todas as decisões. Se sua empresa é assim, então mude com urgência.

Existem muitos malefícios ao centralizar demais as coisas. A empresa mantém uma alta dependência da diretoria, toma decisões diárias sem agilidade, a criatividade da equipe diminui e o número de desligamentos cresce.

Para que isso não aconteça, é preciso saber delegar tarefas e responsabilidades. Deixe que outros membros da companhia, ainda que em níveis mais baixos da estrutura organizacional, tomem algumas decisões e respondam por elas.

Busque mais do que o lucro

Se o único propósito da sua instituição é obter lucro e enriquecer os investidores, então, certamente, não vai inspirar e reter pessoas. O propósito de uma empresa deve ir muito além dos lucros; deve beneficiar os clientes, funcionários e outros envolvidos.

Para criar um propósito que inspire, é preciso que ele seja audacioso, proporcione grandes transformações (em um grupo, comunidade ou no planeta) e seja diferente do que a concorrência já faz, transformando-se em único.

Ao aplicar essas dicas você conseguirá ter funcionários mais fiéis e comprometidos com suas atividades diárias, mitigando assim o nível de rotatividade de empregados. Com isso, muitos outros benefícios poderão ser somados ao seu empreendimento.

Agora que já sabe como aumentar a retenção de funcionários, aproveite para continuar aprendendo! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

 

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