background

Saiba como dar um feedback assertivo

Saiba como dar um feedback assertivo

Entender como dar um feedback assertivo é um dos maiores desafios para grande parte dos empreendedores. Afinal, esse é um momento delicado na relação entre eles e seus funcionários.

As reuniões para dar feedbacks geralmente são cercadas de muitas expectativas dos dois lados.

Muitos colaboradores vão tensos para a sala do seu superior, seja esperando uma bronca pesada ou algum reconhecimento que resulte em uma promoção. No fim, nada disso pode acabar acontecendo.

Por outro lado, os líderes também sentem dificuldades em saber passar uma crítica ou elogio sem deixar os funcionários desconfortáveis ou soberbos.

No post de hoje, selecionamos as 8 melhores práticas para trabalhar os feedbacks de forma equilibrada e assertiva junto aos seus colaboradores. Acompanhe a seguir!

Compreenda o papel de um feedback

Antes de aprender a dar feedbacks, é importante saber o que, de fato, eles são. Basicamente, são retornos e avaliações feitas em reuniões usuais entre gestores e colaboradores. Entre as suas funções, podemos destacar:

  • diagnosticar o trabalho dos funcionários;
  • alinhar as expectativas e os resultados entregues pelos colaboradores avaliados;
  • traçar novos objetivos e metas para eles;
  • e apontar melhorias de comportamento e desempenho.

Os objetivos são: melhorar os resultados da empresa, aumentar a produtividade das equipes e desenvolver as carreiras dos profissionais da casa.

Feedbacks nada têm a ver com broncas ou lições de moral. Pelo contrário! A ideia é dar respostas ao trabalho dos seus funcionários, passar dicas, orientações, enfim, se mostrar atento ao que andam fazendo e contribuir para o crescimento deles.

Essas avaliações não precisam ser vistas como dramáticas ou traumáticas, mas sim com positividade e naturalidade. Para reforçar isso, fique ligado nas próximas dicas:

Ganhe a confiança dos funcionários

Um líder admirado e respeitado por seus colaboradores tem muito mais chances de passar feedbacks assertivos, construtivos e que gerem bons resultados posteriormente.

Por isso, é fundamental se posicionar como um exemplo para a sua equipe. Pequenas atitudes, como sempre chegar cedo, cumprimentar e conversar com todo mundo, mostrar empenho, valorizar seus funcionários e ser um especialista em seu mercado ajudam a gerar reconhecimento, credibilidade e confiança no ambiente interno.

Assim, seus conselhos e críticas terão um valor muito maior para os seus colaboradores, que se sentirão mais motivados a mudar e com vontade aprender.

Comece pelos elogios

Após firmar uma boa imagem, o próximo passo é iniciar o processo de feedbacks. Selecione os funcionários ou as equipes e convide-os para uma reunião particular.

Ao iniciar a conversa, o indicado é não ser tão direto quanto aos problemas que precisam ser corrigidos. Para quebrar um pouco o gelo e não deixar o clima pesado, prefira começar por assuntos externos à empresa (sobre estudos, eventos, posts em redes sociais, histórias engraçadas etc.).

Caso você não queira enrolar tanto, inicie com os pontos positivos das pessoas avaliadas. Afinal, começar pelas notícias boas sempre ajuda a deixar o ambiente mais confortável para as partes envolvidas na reunião.

Fale sobre as habilidades, comportamentos e resultados que merecem ser destacados. Esse reconhecimento inicial fará com que os colaboradores fiquem mais abertos para as críticas.

Mostre o que pode e deve ser melhorado

Agora é o momento de falar dos pontos fracos e dos problemas que devem melhorados. Nessas horas, é muito importante ter cuidado com a linguagem usada. Nada de ser muito ríspido ou prolixo demais. Seja firme, detalhista e sincero. O funcionário não deve se sentir acuado, mas sim consciente do que precisa ser aprimorado.

Uma tática que pode te ajudar com isso é o uso de dados. Você pode se aproveitar dos seus relatórios gerenciais para mostrar para o colaborador, em números, o que pode ser corrigido. Afinal, é uma prova bem concreta e fácil de assimilar.

Você pode até incluir opiniões pessoais em seus feedbacks, mas tente aproveitar mais do seu conhecimento e experiência de mercado. Mostre como uma habilidade ou uma atitude não condizem com a cultura da empresa ou com os preceitos da sua área. Enfim, quanto mais imparcial for essa avaliação, mais aceita ela será.

Aponte os caminhos para o desenvolvimento

Os feedbacks não servem apenas para definir os heróis e vilões. Como um autêntico líder, é essencial que você ajude seus colaboradores a superarem os problemas apresentados. Essa é a parte em que entram as dicas, orientações e os planos de melhorias.

Nessa etapa, você deve apontar os caminhos para eles se desenvolverem. Isso pode ser feito por meio de indicações de cursos, realização de treinamentos, contratação de coachings, ensinamento de novos métodos, entre outras ações.

Não se esqueça de estabelecer novos objetivos e metas, indicadores de desempenho e as datas para as próximas reuniões com os funcionários avaliados.

É importante, também, passar confiança para os seus funcionários em suas palavras. Por isso, não fale para eles “tentarem algo”, mas “fazerem alguma coisa”; não “espere por uma ação”, diga que “sabe que essa ação será realizada”. Enfim, coloque mais certeza em vez de dúvidas em seus colaboradores.

Evite as broncas públicas

É sempre bom lembrar que críticas feitas a um funcionário ou equipe na frente dos demais colegas de trabalho não é uma boa prática.

Isso provavelmente vai gerar desconforto e constrangimento em grande parte das pessoas criticadas. Além do mais, em vez de ser construtivo, o feedback acaba se transformando em uma ferramenta de desconstrução e desmotivação dos funcionários.

Por mais simples que sejam as reuniões, opte por fazê-las em uma sala reservada e evite que os pontos mais delicados da conversa se tornem públicos na empresa.

Não faça comparações

Outras atitudes a serem evitadas são as comparações entre os funcionários. Quando você for explicar para eles os pontos que precisam ser melhorados, não puxe como referências as ações que outros colegas de trabalho fizeram.

As comparações podem demonstrar preferências de comportamentos, métodos e habilidades de um colaborador ou grupo de profissionais, o que prejudica a imparcialidade da avaliação.

Por essa razão, prefira sempre os dados, conceitos e sua experiência como dono da empresa e especialista em sua área.

Dê feedbacks rapidamente e constantemente

Essas avaliações só surtem efeito se forem feitas no tempo certo. Não espere para dar um feedback sobre um problema que aconteceu há duas semanas, um mês ou dois meses. Do contrário, o funcionário poderá até se esquecer dos detalhes da questão abordada.

Prefira chamar seus colaboradores para uma conversa no dia corrente ou seguinte ao problema surgido. Afinal, quanto mais cedo um plano de melhoria for adotado, mais rapidamente os resultados poderão ser recuperados.

No mais, faça dos feedbacks um hábito em sua empresa. Faça isso todos os dias, mesmo que seja só para reconhecer os pontos positivos e não ter qualquer crítica para fazer.

Dessa maneira, elas começam a ser encaradas com naturalidade por você e seus funcionários. Assim, todas aquelas expectativas vão caindo com o tempo.

Na hora de passar um feedback assertivo, procure ser discreto, objetivo, detalhista, orientador e, acima de tudo, um líder. Assim, você ganhará o respeito e a empatia dos funcionários, que se empenharão mais em atender às novas demandas solicitadas.

Mais do que saber como dar um feedback, é relevante incluí-los em sua cultura organizacional e em suas estratégias de gestão de pessoas. Afinal, trata-se da maneira mais trivial para reconhecer os pontos fortes, falar sobre os problemas e indicar os caminhos para corrigi-los.

Agora que você já sabe como dar um feedback de uma forma mais construtiva, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para acompanhar, em seu e-mail, mais conteúdos sobre gestão de equipe.

2 Comentários

  • Gilson José Borges
    2019-10-31 17:27:19 Responder

    Estou passando por um processo de desenvolvimento para futura promoção e as dicas que encontrei nesse material são ótimas e estou muito empolgado para colocar em prática.

    Taís Teixeira
    2019-10-31 18:15:10 Responder

    oi Gilson, que bom saber que de alguma forma nosso conteúdo te sensibilizou.
    Que tu continue em constante desenvolvimento, estamos na torcida por ti.
    #AvançarAgora

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu telefone e endereço de e-mail não serão publicados.
Campos com * são obrigatórios.