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Tudo o que você precisa saber para montar uma equipe de sucesso

Tudo o que você precisa saber para montar uma equipe de sucesso

Montar uma equipe de sucesso é um investimento desafiador para a corporação. Apesar da complexidade da tarefa, o retorno que ela traz é muito positivo. Formar um time excelente não envolve só uma boa escolha de profissionais, mas também um gerenciamento diário cuidadoso dos colaboradores.

Para isso, é importante ficar atento a várias questões, desde a divisão de tarefas ao clima organizacional. Neste post, separamos as melhores estratégias para você montar um grupo de trabalho excelente no seu empreendimento. Ficou interessado? Confira o nosso post e saiba mais!

Por que é importante montar uma boa equipe?

Cada vez mais, a mentalidade está mudando no mercado. Passamos de um modelo corporativo muito individualista para uma forma de gestão que privilegia o trabalho em equipe. Os gestores perceberam que fortalecer os coletivos na empresa traz muitos resultados positivos e abre portas para diversas oportunidades.

Montando bons grupos de trabalho você permite que haja mais agilidade, pois são vários membros do coletivo que se dedicam a um mesmo tipo de atividade, com cada um trazendo sua própria contribuição. Se houver um bom diálogo e uma divisão de tarefas adequada, o time pode ter mais facilidade e rapidez nesses compromissos.

Além disso, os profissionais podem trocar ideias e desenvolver estratégias mais ricas e completas para dar conta das demandas de trabalho. Como são várias pessoas, com experiências diversificadas, cada um pode trazer uma contribuição diferente.

Dessa maneira, você garante desempenhos melhores para o seu empreendimento, trazendo uma imagem positiva para clientes, investidores e os próprios membros da corporação. Além disso, você permite que as relações interpessoais no trabalho sejam positivas, o que propicia um clima organizacional mais saudável.

Como montar uma equipe de sucesso?

Para formar uma equipe bem-sucedida, é importante adotar práticas que maximizem o desempenho dos profissionais e que também estimulem o desenvolvimento de boas relações entre os colegas de trabalho. Veja nossas dicas a seguir e saiba como!

Escute o time

Escutar o time é fundamental para abrir espaço para novas ideias e dar oportunidade para que os colaboradores participem mais das discussões, decisões e processos de avaliação. Quando o profissional é ouvido, ele se torna mais responsável e é mais cuidadoso para manter qualidade do trabalho.

Nenhum bom líder trabalha sozinho. Ter abertura com os colaboradores permite que as relações interpessoais sejam mais positivas. Além disso, cada um tem uma bagagem singular. Ouvir o time permite acessar a riqueza desse repertório, abrindo espaço para inovações e transformações.

Conheça os pontos fortes e fracos de cada colaborador

Formar bons times demanda alguns elementos básicos, como o conhecimento das características de cada colaborador. Isso significa avaliar os pontos fortes e fracos de cada profissional. O intuito não é promover discriminações e julgamentos, mas sim, saber explorar o potencial de cada um.

Dessa forma, é possível desenvolver estratégias para maximizar as habilidades do time e promover melhorias naqueles aspectos que podem não estar indo bem. Assim, sua equipe cresce na carreira e no âmbito pessoal. Esse desenvolvimento também traz melhores resultados para a corporação.

Saiba lidar com erros

A equipe de sucesso não é formada por profissionais perfeitos. Todo colaborador falha e mesmo os melhores times enfrentam dificuldades e imprevistos. A grande diferença é o que fazer com esses obstáculos.

É possível utilizar os erros como grandes fontes de aprendizagem. Cada problema pode trazer reflexões e ajudar no aprimoramento da postura no trabalho. Os fracassos podem ser vistos como oportunidades para entender e corrigir as estratégias e comportamentos do grupo que têm sido pouco efetivos e também para estimular o apoio entre os colegas.

Dê feedbacks

Dar um retorno para a equipe sobre o trabalho é fundamental. Para isso, não é preciso esperar que ocorra algum erro grave ou então algum sucesso muito grande. O feedback deve ser um hábito, algo alimentado no cotidiano para que o seu time saiba bem o que você espera dele.

Essa atividade deve ser feita por meio de elogios e críticas construtivas. Seja cordial e paciente, dando espaço aos colaboradores para apresentarem suas razões em caso de falhas. Os trabalhadores se sentem melhor quando têm reconhecimento e quando podem ver que as tarefas realizadas foram avaliadas, mesmo quando não foram tão bem-sucedidas.

Lembre-se também que, sem um feedback, o colaborador não tem como saber se atendeu ou não à expectativa. Seja positivo ou negativo, o retorno é importante para trazer motivação para a equipe e também para nortear as ações, de forma que o time aperfeiçoe o seu trabalho.

Incentive a cooperação

Quando as equipes são muito competitivas, os colaboradores entram em conflito e passam a agir de forma individualizada, preocupando-se muito consigo mesmos e pouco com a empresa e os colegas. Daí surgem atitudes pouco éticas, rivalidades e exclusão entre os funcionários.

Já um clima cooperativo permite que os colaboradores possam oferecer apoio uns para os outros, seja nos momentos positivos ou nas adversidades. Todos podem trabalhar para um objetivo comum, oferecendo o melhor de si e estando atentos para manter bons laços com o grupo.

Faça uma boa divisão de tarefas

Dividir bem as tarefas envolve várias questões importantes. Quando as atividades são mal delegadas, os colaboradores podem se sentir injustiçados e ficar sobrecarregados. Isso aumenta a tensão no time e leva a diversos conflitos. Uma boa divisão minimiza esse tipo de problema, o que preserva um bom clima organizacional.

Outra questão importante é delegar para cada colaborador tarefas que estão mais ligadas ao perfil dele. Isso permite que o profissional tenha mais segurança e motivação, além de possibilitar que haja desempenhos melhores. Com isso, há mais reconhecimento, gratificação e sucesso para o trabalhador e a empresa.

Montar uma equipe de sucesso permite trazer melhores resultados para o empreendimento e formar uma imagem positiva para os clientes. Para isso, é importante encontrar estratégias adequadas, de forma a otimizar o desempenho dos profissionais e promover boas relações entre os colegas.

É fundamental ter abertura para escutar o time, dividir bem as tarefas, conhecer os potenciais e limites de cada um e ter habilidade para lidar com erros, vendo falhas como oportunidades de aprendizagem. É importante também dar feedbacks e estimular uma postura cooperativa.

Com todas essas medidas, seu grupo de trabalho vai se destacar pela boa performance e pela sinergia entre os colaboradores. E então, gostou de aprender como montar uma equipe de sucesso? Aproveite e deixe o seu comentário!

 

2 Comentários

  • Ana
    2017-11-08 14:49:32 Responder

    Artigo muito interessante, as vezes não damos muita importância, para dar um feedback para a equipe, isso possibilita a equipe a entender melhor se estão indo no caminho certo. Muito bom!

  • Taís Teixeira
    2021-02-05 12:09:32 Responder

    Olá Abasse, muito feliz pelo teu contato, estamos a disposição. :)

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