background

Mudanças no horário de verão alteram hora de equipamentos antes do previsto

Mudanças no horário de verão alteram hora de equipamentos antes do previsto

 

O horário de verão adotado pelo governo brasileiro anualmente desde 1985, é a prática de adiantar os relógios em uma hora, com o objetivo de aproveitar mais a luz do sol, fazendo com que a iluminação natural se estenda até o início da noite. O horário de verão possibilita uma economia de energia no horário de maior demanda do dia, das 18h às 21h, diminuindo por exemplo, o custo de iluminação de ruas da cidade.

No Brasil adotam a mudança de horário os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018 o presidente Michel Temer assinou um decreto reduzindo o horário de verão, que até então entrava em vigor no terceiro domingo de outubro, indo até o terceiro domingo de fevereiro. A redução se deu a pedido do TSE, em virtude das eleições, esse ano o horário de verão começa no dia 4 de novembro, e vai até 16 de fevereiro.

Devido a essa mudança, muitas pessoas acordaram no dia 21 de outubro com seus celulares adiantados em uma hora. Isso ocorreu porque alguns sistemas operacionais, que mesmo recebendo o horário correto dos servidores NTP, estavam programados para passar ao horário de verão neste dia.

Além de celulares e servidores, equipamentos Mikrotik também sofreram a alteração de horário. O horário nos equipamentos MikroTik não interfere na navegação, não havendo problemas em deixar com o horário trocado, porém o usuário deve se atentar se há tarefas agendadas no RouterOS. Quem possui servidores que sofreram alternações no horário podem tomar as seguintes medidas.

-Deixar como está, apenas tomando cuidado na questão dos agendamentos de tarefas ou manutenções programadas.

– Colocar em outro fuso horário, alterando a rede para uma time zone que esteja de acordo com o seu horário atual. Porém, quando entrar o horário de verão de fato, deve-se alterar novamente.

-Alterar manualmente retirando o NTP automático de horário, porém informações podem ser perdidas ao reiniciar o equipamento.

Texto realizado com consultoria dos Administradores de Redes – Belluno

Demais informações :https://ntp.br/

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *